segunda-feira, 18 de junho de 2012

Restaurante Treintaitrés


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.restaurante33.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Visitámos este templo gastronómico numa quarta-feira ao almoço e não fizemos marcação. Felizmente desta vez conseguimos ir a esta casa dado que no ano passado tentámos marcar almoço para um sábado na véspera mas ainda me recordo bem da resposta de "estamos llenos, siento mucho". O restaurante acabou por ficar cheio no dia da nossa visita. Esta casa atrai-me pelo cozinhado de legumes.

Como não é de nossa preferência uma refeição de degustação com muitos pratos pedimos uma selecção de um número limitado dos mesmos.
Uma garrafa de água sem gás.
Um copo de vinho branco maduro, da zona de Navarra, Gran Feudo Chardonnay, vinho muito bom. E um copo de vinho tinto maduro de Navarra, das castas tempranillo + syrah + merlot, um muito bom vinho que abriu com a oxigenação realçando ainda mais sabores. De realçar a grande e boa garrafeira da casa.
Bom pão tipo carcaça mas saboroso e estaladiço.
. Quatro espargos brancos grelhados com um pouco de azeite e sal, excelentes.
. "Borraja" e batata tipo lasanha. As batatas foram cortadas às rodelas finas e formam camadas intercaladas pelo legume "borraja". Quer as batatas quer a "borraja" muito macios, saborosos e estavam óptimos. Por cima uma fatia fina de toucinho de porco que foi à grelha e que dá um bom sabor ao conjunto. Muito bom.
. "Menestra de legumes", um molho verde de legumes muito bom, umas excelentes pequenas favas, umas ervilhas muito saborosas, umas excelentes alcachofras, e uns óptimos espargos brncos cortados em pequenos pedaços, por cima uns pequenos pedaços de um óptimo presunto. Este prato estava divinal.
. Alcachofras grelhadas, com um sabor soberbo e com uma textura ligeiramente crocante, umas raspas crocantes e um foie grelhado que se desfaz na boca. Excelente combinação.

De sobremesas: 
. Um excelente gelado de queijo e um divinal gelado de marmelada numa óptima barquilha de amêndoa.
 . Um folhado, com cobertura de molho de ovos e outros, com gelado de baunilha e frutos vermelhos. Divinal. Ver foto junta.
Terminámos com dois "cortados", com um muito bom café e leite com espuma.
Por esta óptima refeição duas pessoas pagaram 96€. Refeição memorável.

Dois pequenos reparos, um para o chef e dono da casa que meritoriamente marca a sua presença na sala, no entanto, uma cozinha de tão grande excelência não necessita que o chef realce a excelência dos seus pratos. A outra para o serviço que é profissional e eficiente mas que poderia primar por um pouco mais de discrição.

Um restaurante com tão boa comida só pode ser um daqueles a voltar.


Localização em Tudela: