Ao
carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao
site do mesmo http://www.restaurantelasopaboba.com. Aí terá todas as
informações sobre horário e localização.
No início deste ano o restaurante La Sopa Boba mudou-se, não para muito longe do anterior local, uma casa de madeira com poucas janelas, e com alguma falta de comodidade, mas que estava localizada junto a uma rotunda mesmo ao lado da Autovia Madrid-Tordesilhas (anterior apresentação). Agora num local junto a a uma zona residencial de moradias, com bom parque e espaço externo, maior sala de refeições e esta repleta de janelas vidradas que com o interior branco lhe possibilita, durante o dia, uma área com óptima iluminação natural. Claro que por isto e pela sua excelência de gastronomia merece esta nova apresentação.
A sala do novo restaurante é mais ampla, as mesas estão bem distribuídas para preservar a intimidade das conversas nas mesmas, estamos num ambiente todo branco, onde se destacam as toalhas de mesa imaculadamente brancas, e há um pormenor engraçado de estarem incrustadas pequenas peças no chão. Tudo bem apresentado e no local certo. Estivemos aí num almoço de terça-feira, estando de viagem, e chegámos ao restaurante cerca da uma e meia, sendo os primeiros na sala. A hora normal de início de almoço em Espanha é mais a partir das duas horas. Depois começaram a chegar pessoas e apesar da sala não ter ficado completa estava bem composta de comensais. De realçar que da outra vez, num almoço de sábado estava completa.
Água sem gaz Mondariz, de nascente na Galiza.
Dois copos de vinho tinto maduro de Somontano, região à volta de Barbastro, região próxima dos pirinéus. Vinho excelente, muito equilibrado, com estrutura, com final de boca, 12 lunas, como se pode ver na foto anexa. Vinho que merece ser conhecido e apreciado mais do que uma vez, http://www.12lunas.es.
Para começar, ainda antes do nosso pedido, um prato com algumas vagens de ervilhas. Ervilhas muito boas e saborosas.
De seguida chegou à mesa um prato com dois bombons vermelhos, bombons de tomate e anchova. Os bombons que estavam gelados por fora, ao se introduirem na boca rebentam, com um intenso sabor misto a tomate e a anchova. Muito bom.
De seguida ainda nos trouxerm dois bombons de cor verde, excelentes, de berbigão, que ao rebentarem na boca têm um sabor intenso a mar e a berbigão. Divinal.
De entrada, uma para dividir, seguimos o conselho do Chef, Sardinhas com creme de coentros. Como se vê na foto as sardinhas vinham em cima de uma grelha e por baixo havia caruma a deitar fumo para dar o cheiro e sabor de fumado. As sardinhas tinham sido marinadas de forma idêntica às anchovas, tendo sabor forte e um pouco salgado. As sardinhas estavam boas mas o creme de coentros era muito bom. Esta boa entrada é apreciada por quem gosta de anchovas de conserva.
De pratos principais, um de pézinhos de porco recheados acompanhado de bons legumes, milho, abóbora, cenoura, e cogumelos. Carne muito boa com pele crocante e bom recheio de cogumelos e legumes, excelentes sabores. Muito bom. O outro prato de secretos de porco, estes muito macios e saborosos acompanhado de um excelente puré de maçã, e ainda puré de batata cremoso, uns óptimos espargos verdes finos, e tomate e cebola cozinhados. Excelente.
De sobremesas, um chupa-chupa de framboesa e chocolate. Pode ver-se na foto, mas há a referir que a dose era constituída por quatro unidades e não as três da foto, pois uma já tinha sido degustada. Cada chupa-chupa tem no seu interior um excelente gelado de framboesa e uma cobertura de chocolate negro. Estão bem frios e são óptimos. No prato, um pouco de açúcar mascavado e de cacau em pó. Uma sobremesa simples mas de sabor divinal. A outra sobremesa, torta de casar com creme de marmelada e gelado de baunilha, também divinal. O gelado de baunilha, óptimo gelado com pedaços de amêndoa, com um sabor óptimo. O creme mais líquido de marmelo estava divinal em sabor, e o creme de queijo de casar, queijo amanteigado de terra próxima de Cáceres, ligeiramente açucarado estava excelente.
Terminámos com pedido de dois cortados, café com leite, em que o leite estava com espuma, e que estava excelente. A acomanhar deram-nos umas pequenas pepitas de trufas de chocolate de cacau, bem frias, que eram uma maravilha.
E quase me esquecia de referir que o serviço foi muito bom, na realidade para além de muito eficiente, esclarecedor de todas as componentes gastronómicas e simpático teve a mestria da sua presença discreta.
Por esta excelente refeição para duas pessoas pagou-se 58€, o que consideramos se não o melhor um dos melhores restaurantes em termos de relação preço / qualidade de Espanha. A recomendação é garantida.
Após este excelente repasto ficámos bem dispostos para seguir a nossa viagem em direcção ao destino programado. Claro que ficamos desde já com vontade de fazer uma nova visita a esta mesa de bom comer.
Localização em Alpedrete: