Gulodices

Esta parte do blogue serve para juntar informação sobre locais onde encontramos bolos, salgados, queijos, enchidos, e outros produtos gastronómicos que nos enchem as medidas no campo alimentício.

Comecemos por exemplificar com casos da nossa meninice, alguns já inexistentes e outros não. 

Em pleno verão a ida à praia de Santo Amaro de Oeiras fazia parte das actividades de férias, duas mães íam em grupo com os filhos onde tinhamos um toldo partilhado. Havia um especial momento a meio da manhã, ansiosamente esperado pela garotada, que era a chegada da D. Laura com uma caixa de madeira que continha várias prateleiras com apetitosos e bons bolos. As bolas de berlim, os pasteis de nata, uns pães de leite com uma cobertura de açucar e recheio de creme, e muitos mais bolos.

Ainda em pleno verão, noutros anos anteriores, a estadia na Costa da Caparica dava um especial sabor às férias. Sim, era a Costa da Caparica dos pescadores e de alguns veraneantes, não tendo nada a ver com a actual Costa da Caparica. Era o tempo em que a praia ainda não tinha pontões, e se ia a pé para a praia de Santo António atravessando a mata. Não me esqueço que íamos à tarde ao centro da Costa da Caparica, à rua agora sem trânsito que parte junto ao mercado e se dirige em direcção ao mar, onde havia uma óptima gelataria onde comíamos uma cassata, constituída por uma fatia de gelado ensanduíchada entre duas placas de barquilha.

A ida frequente a casa dos avós paternos, em Pinhal Novo, que nada tem a ver com a actual terra, de entre muitas recordações deixou a de uns inesquecíveis ovos mexidos com uns pedaços de chouriço e pão com um sabor tão especial que nunca encontrei em mais nenhuma parte do mundo. Quando não havia ovos na cozinha e pedíamos, eu, irmãs, primas e primos, à avó Rita os ovos mexidos, a resposta era sempre a mesma, vai ao galinheiro e traz ovos. Também o tio Matias, aos fins de semana, aparecia com uns óptimos pasteis de nata da pastelaria Tico - Tico do Barreiro e um óptimo vinho Moscatel de Setúbal que bebíamos como digestivo.

Nas frequentes idas à Baixa, em Lisboa, apanhando o eléctrico que ía de Campo de Ourique, havia várias paragens imperdíveis com as suas especialidades. Na Tofa, na Rua do Ouro, onde ía mais com a minha Tia Inácia, para nós Nacha, as queijadas de café eram óptimas. Na pastelaria Suiça, no Rossio, a principal atracção eram os Duchaise, com uma óptima massa e o recheio excelente de chantilly. Na Casa Brasileira, na Rua Augusta, as queijadas de requeijão onde o sabor do requeijão estava bem presente.

Recordo-me também, ainda miúdo, de uma vez ter ido com o meu pai aos Pasteis de Belém que eu adorava, e ter conseguido o meu record, comer à mesa do café nove pasteis seguidos, tendo-me todos sabido lindamente.

Ainda na Baixa, mas já com colegas do liceu, no ano anterior à entrada na universidade, irmos por vezes a um pequeno café que tinha umas excelentes bolas de Berlim e uma óptima limonada, sendo os limões expremidos à nossa frente. Que delícia. No mesmo local ainda há o pequeno café mas já não estas delícias. Fica ali na Baixa, mesmo frente à Casa Senna, de material desportivo, e por baixo do pequeno largo do tribunal da Boa Hora, na rua Nova do Almada.

Distrito de Viana do Castelo:  
Pastelaria Ameadella (pão e bolos - Ponte de Lima)
Janeiro 2017
Casa em Ponte de Lima no centro, perto da ponte e do largo em fronte à mesma.
A pastelaria Ameadella tem bom café e um galão óptimo.
Os bolos são óptimos. Mas também tem uma bôla de carne de óptimo sabor com uma massa folhada que é uma perdição.
Localização em Ponte de Lima:

Confeitaria Lopes (pão e bolos - Ponte de Lima)
Janeiro 2017
Esta casa está em Ponte de Lima, nos seus arredores, na estrada nacional que vai de Ponte de Lima para Braga, passa-se  a zona do campo de golfe, passa-se por cima da auto-estrada e um pouco mais à frente do lado esquerdo encontra-se esta confeitaria.
confeitaria Lopes tem bons bons e bom pão mas o que gostámos mesmo foi do seu Panettone. O Panettone que comprámos não é grande e vem numa caixa de latão, tem pepitas de chocolate e é muito bom (preço 15€).
Localização em Ponte de Lima:

Distrito de Braga: 

Confeitaria Colonial (bolos - Barcelos)
Abril 2016
Esta confeitaria localizada em Barcelos, mesmo em frente à igreja das Cruzes, bem central, é muito boa. Todos os bolos são muito bons, a dificuldade é escolher. No Natal fazem todos os anos um Bolo Rei diferente. No interior da confeitaria o atendimento é feito ao balcão. Quando o tempo está bom pode-se utilizar a esplanada exterior.
Aquando das festas da cidade, as Festas das Cruzes, a confeitaria faz o bolo das Cruzes (na foto) sendo do tipo do bolo rei, com frutos secos e frutas cristalizadas. É um bolo simples, macio e bom, no entanto não é uma especialidade comparando com outros bolos da casa.
Quando se pretender estar no interior de uma confeitaria sentado numa mesa, tem-se sempre a alternativa de uma confeitaria muito boa em Barcelos cujos donos são familiares dos donos da Colonial e que é a Pérola (do lado oposto do largo do mercado).

Pastelaria Tibias de Braga (bolos - Braga)
Março 2017
Esta pastelaria Tibias de Braga localizada em Braga, junto ao Campo das Hortas, é muito boa. Todos os bolos são muito bons, a dificuldade é escolher.
As bolas de Berlim são uma perdição. a massa excelente com óptima fritura e com açúcar e um pouco de canela por fora. O creme é divinal em cremosidade e sabor. A não perder.
Não esquecer também o pudim abade de priscos, um pudim que levámos para casa custou-nos 15€, um sabor e textura óptimos sem ser doce demais pois não chega a ser enjoativo. A não perder.
Localização em Braga:

Distrito do Porto: 
Confeitaria Petúlia (bolo rei - Porto)
Dezembro 2016
A confeitaria Petúlia tem muitos bons bolos.
O bolo rei é um dos bolos mais afamados da Petúlia e muito bom, para além da massa muito boa tem umas frutas cristalizadas de óptima qualidade e sabor (foto).
Esta casa encontra-se no Porto perto da rotunda da Boavista.

Leitaria da Quinta do Paço (bolos - Porto)
Abril 2017
A Leitaria da Quinta do Paço tem muitos bons bolos. No entanto sempre que aí vou não resisto a pedir um éclair. Da última vez foi o éclair de chocolate negro que estava divinal. O chantilly do interior uma delícia, a massa óptima e a cobertura de chocolate negro a trincar uma maravilha. A não perder.
Localização no Porto:

Padaria Pardal  (bolos - Amarante)
Julho 2021
Padaria Pardal tem um bolo que é  especialidade da casa e que se chama Babão. Um pão de ló com uma saborosa calda com toque de canela, doce de ovos e cobertura de acúcar, uma maravilha de sabor e textura. A não perder.
Localização em Amarante: 

Confeitaria Dajuri  (bolos - Póvoa de Varzim)
Novembro 2021
A Confeitaria Dajuri faz bons bolos. É muito conhecida pelas suas rabanadas poderias, ou simples, ou com molho de doce de ovos, ou com molho de chocolate, ou com molho de vinho do porto.
Tem ainda uns bons jesuítas, com uma massa não tão folhada, pois tem menos manteiga, doce de ovos no interior e cobertura de açúcar com toque de canela, fina e quebradiça, bem bons.
Comemos ainda um sonho (época pré-natal) com o óptimo molho de doce de ovos com um toque ligeiro de canela e que lhe dá um sabor muito bom.
Faz ainda um russo muito bom, com duas camadas de massa folhada uma por baixo e outra por cima, barradas por dentro no doce de ovos, e ainda no seu anterior um molho saboroso e macio.
Ficámos com o olho nas bolas de Berlim, e não tinham os caladinhos.
Casa a regressar.
Localização na Póvoa de Varzim:

Padaria os Velhotes
(velhotes - Valadares)
Setembro 2015
Casa em Valadares, junto à igreja. Bolos feitos numa padaria muito antiga sendo tradição nas festas de Valadares as pessoas comprarem os Velhotes.
Estes bolos muito fofos têm um pouco de canela e são saborosos. O bolo separa-se em quatro bolos muito macios, grandes e saborosos. Há ainda os velhotes fatiados e tostados numa torradeira.
Estes bolos já existem há muitos anos e a padaria agora modernizada era bem simples.

Casa Agostinho de Sousa, Sucr.  (Lérias e outros doces - Felgueiras)
Janeiro 2020
Nesta casa há bolos excelentes. O famoso pão de ló de Margaride é muito bom mas as lérias (bolinhos com amêndoa) são muito macios e saborosos, uma delícia. Não esquecer das bailarinas, ...
Esta a localização da loja fábrica (cruzamento da Rua da Trindade coma Rua Fonte da Santa):

Distrito de Aveiro: 
Maria da Apresentação da Cruz (ovos moles e outros bolos - Aveiro)
Abril 2016
Toda a doçaria desta casa é muito boa, a começar pelos ovos moles de Aveiro, excelentes, e os outros bolos e biscoitos. É preciso tocar à campainha para depois entrar para uma sala onde estão expostos os bolos.
As bolachas de canela (foto) são uma perdição. Às sextas-feiras tem o pão das 24 horas, muito fofo e saboroso, uma delícia. Depois podemo-nos facilmente perder por todos os outros bolos e bolachas apresentados.
A casa está numa rua um pouco mais escondida de Aveiro, no entanto caso se pretenda é fácil dar por ela. Não está é numa rua de passagem usual.

Confeitaria Peixinho (ovos moles e outros bolos - Aveiro)
Abril 2016
Toda a doçaria desta casa é muito boa, a começar pelos ovos moles de Aveiro, excelentes, e os outros bolos e biscoitos. Esta loja encontra-se numa zona central de Aveiro sendo fácil encontrá-la.
As bolachas alemães (foto) são uma perdição, bolachas de manteiga saborosas e crocantes. Há também umas telhas de amêndoa muito boas. E todos os outros bolos são uma perdição.
A casa está numa rua central e bem perto da parte central do braço da ria.

Ponto chic (fogaças - Espinho)
Janeiro 2020
Esta confeitaria Ponto Chic no centro de Espinho é a nossa preferência para a fogaça. A fogaça acabada de fazer é muito boa, óptima textura sabor. Recentemente a casa mudou de mãos mas manteve o pasteleiro e as receitas. Também é bastante conhecida pelos seus salgados.
 
A sua localização é central:

Distrito de Coimbra: 
Pastelaria Vénus (bolos - Coimbra)
Janeiro 2020
Esta casa tem uma enorme variedade de bolos e também nos permitiu almoçar a hora tardia.
Dois sumos de laranja natural muito bom. Boa escolha.
Havia disponível uma sopa de peixe que veio quente e estava muito saborosa e bem temperada, tinha salmão desfiado outro peixe e batata, para além de tomate e um caldo muito saboroso. Boa escolha.
Pedimos uma quiche que veio morna e também muito saborosa, com fiambre e ovo por dentro, com recheio cremoso e bem saboroso. Boa escolha.
Uma salada de alface, tomate e cenoura ralada, todos os legumes bons e o tempero feito por nós com bom azeite e vinagre. Boa escolha.
Pedimos um bolo de bolacha, bom. O bolo bem macio e com cobertura de doce de ovos mas muito doce para o meu gosto.
Um duchaise de morango, grande e bom. No entanto também muito doce, com boa massa, um creme boa e saboroso mas muito doce e pedaços de bom morango com óptimo sabor.
Tomámos dois cafés delta bons.
Ainda trouxemos para casa um palmier simples, muito bom, com boa massa folhada, sendo mais alto que o habitual.  A não perder.
E dois pasteis do mondego, tipo pasteis de Tentúgal, massa folhada fina, quebradiça e óptima e um recheio de doce de ovos muito bom e também bastante doce, mas os pasteis são muito bons. A não perder.

***
Para um almoço tardio (já passava das 15horas - as consultas médicas terminaram um pouco mais tarde do que o esperado) voltámos (meio de setembro 2021), pois ainda tentámos almoçar no Arco Bar, localizado ao pé da Vénus, mas já não serviam refeições a esta hora.
De sopa um caldo verde, bom. Cremoso e na realidade com batata bem presente (talvez pudesse ter um pouco menos), mas bem condimentado com óptimo sabor e mesmo o sabor ligeiro do chouriço, tendo duas rodelas de bom chouriço. 
Pratos:
Secretos de porco com arroz de castanhas, muito bom. O único senão é a comida ser tipo "self service" estando pronta às 12 horas (segundo nos informaram) e a esta hora avançada estar morna e não acabada de fazer. No entanto os secretos muito bem grelhados, de boa carne e muito saborosos. O arroz de castanhas muito saboroso e a combinar muito bem com a carne. Boa escolha.
Vitela estufada, óptima, só teve o mesmo problema do prato anterior, não ter sido acabado de fazer mas sim mantido morno até ser servido. A carne de vitela muito boa e bem cozinhada, a desfiar-se e com um molho espesso muito saboroso e com cominhos que lhe dava um sabor tipo o das papas de sarrabulho. A acompanhar uns ótimos legumes salteados mesmo no ponto e de sabor pleno, a batata doce excelente, a cenoura e o feijão verde muito bons, tomate cereja e milho bons, e umas coves salteadas maravilhosas. Excelente escolha.
Tenho a certeza que ambos os pratos estariam uma maravilha logo às 12 horas após serem confeccionados.
Uma casa onde para além de bom café bolos e pão, há boa comida.

A pastelaria está localizada em Celas:

Queijadinha - doçaria conventual  (bolos, pão e queijos - Pereira/Coimbra)
Julho 2021
Esta casa tem bons bolos, pão e queijos locais.
As queijadas de Pereira são a sua especialidade, umas queijadas de queijo macias, bem saborosas sem serem doces em demasia, e com, uma base fina e também macia. Ao vê-las viradas do avesso até nem percebemos bem como são estas queijadas, circulares e baixas. Boa escolha, a não perder.
Há ainda outros bons bolos de especialidade local, bom pão e uns queijinhos curados, mas macios, de mistura de vaca e ovelha.
A pastelaria está localizada em Pereira:

Distrito de Leiria:
Pastelaria LuziClara  (bolos - Leiria)
Julho 2021
Esta pastelaria faz uns bolos divinais, especialidade de Leiria e que são as Brisas do Liz. 
Parecem uns pequenos quindim mas na realidade têm uma base de bolo de amêndoa muito macio e saboroso com os pedaços de amêndoa picada, e depois uma parte macia de tipo pudim de ovos, uma delicia de bolo. A não perder.
Esta casa encontra-se em Leiria no centro da cidade.

Distrito de Santarém:  
Pastelaria Bijou (bolos - Santarém)
Novembro 2016
A pastelaria Bijou tem uma boa variedade de bons bolos, quer sejam miniaturas, as glórias quando são frescas, e outros de amêndoa. Os arrepiados acabados de fazer com amÊndoa são uma delícia.
Os bolos arrepiados acabados de fazer são muito bons com a amêndoa e a sua óptima textura (foto).
Esta casa encontra-se em Santarém no centro da cidade (tem mais de uma loja).

Distrito de Lisboa:
Confraria do café (Bolos - Alenquer)
Outubro 2016
A especialidade desta casa de Alenquer são as Bodinhas do Espírito Santo, uns bolos húmidos de queijo, mel e canela que são uma delícia. Os bolos são uma maravilha e gulosos. É de comer sem parar.
A confraria do café encontra-se em Alenquer na zona central, junto ao rio.

Fofos de Belas (Fofos - Belas)
Março 2016 
Casa no centro de Belas.  É principalmente conhecida pelos bolos Fofos. No entanto costumo tomar um café e já comi. e gostei bastante, quer os bolos de coco bem como os de canela.
De três vezes seguidas que fui aos Fofos de Belas pedi sempre café. Das duas primeiras vezes o café estava muito bom no entanto, da última, o café estava queimado e pouco recomendável.
Os fofos são uns bolos de massa muito fofa, tão fofa como o pão de ló, com recheio de creme tipo pasteleiro, e com açúcar por cima. A massa macia é muito boa mas o recheio, das várias vezes que comi, fiquei sempre com a sensação que facilmente poderia ser melhor.
Os bolos de coco e os de canela estão em formas metálicas e só são retirados das mesmas quando os pedimos. Gostei bastante dos dois e até porque apesar da massa ser do tipo da dos queques ela é húmida, macia e tem um toque de sabor bom que deve advir de as formas serem untadas com gordura com um toque de aguardente.

Pastelaria Marianita (Bolos - Queluz)
Fevereiro 2020 
Nesta pastelaria os bolos são muito bons. Tem um balcão pequeno para as pessoas serem atendidas e junto a vidro há uma prateleira onde se pode tomar um café e comer bolos em pé; também a maioria dos clientes vai aí comprar bolos para levar para casa.
O café é bom e é Chave d'ouro.
Os pasteis de nata muito apreciados, comi um morno muito boa a massa folhada, e a nata morna doce e saborosa. A não perder.
Os pasteis de côco são uma delícia, o recheio de côco muito bom, macio, saboroso e com a quantidade de açúcar correcta. A não perder.
O queijo de ovos uma delícia, vendem à fatia ou a peso, um recheio de doce de ovos e fios de ovos e uma cobertura de massa pão com sabor a amêndoa bem presente. A não perder.
Localização em Queluz.

Pastelaria Bonjour (Pão e bolos - Cascais)
Julho 2019 
Casa na parte de cima de Cascais, chamada Pai do Vento.  Tem uma boa esplanada e tem uma grande variedade de bom pão, bom pão de centeio e boas bolas mistura, pão guloso e saboroso. De bolos também tem uma grande variedade, muitos com creme, e ainda umas boas queijadas de feijão.
Um ponto para várias visitas.

O Cantinho da Amizade (bolos - Colares, Almoçageme)
Maio 2018
Esta casa está num cantinho junto ao cruzamento da estrada de Colares para Cascais, quando em Almoçageme se vira para a Praia Grande. Tem uma variedade de bons bolos, realço as queijadas de requeijão muito macias e saborosas e também um bolo às fatias compridas de requeijão e canela, ambos uma delícia.
Localização em Colares:

Casa da Fernanda (bolos e café - Ericeira)
Fevereiro 2017
Os ouriços são uma perdição bolos macios e muito saborosos. Esta loja encontra-se na Ericeira no alto frente à praia dos pescadores.
A preferência dos bolos vai para os ouriços (foto).
Na Ericeira há várias boas pastelarias umas com boas bolas de berlim, outras com os pasteis de nata, ... mas esta chama-nos para comer os ouriços.

Pastelaria Real (bolos e café - Linda a Velha)
Março 2018
Esta pastelaria encontra-se em Linda a Velha e tem um óptimo pão de ló, nada seco, muito fofo e de óptimo sabor. A não perder.
Também o café delta é bom.
Em Linda a Velha:

Kasutera (pão de ló - Lisboa)
Maio 2018
Nesta loja há um pão de ló japonês. Na realidade no século XVI os Portugueses levaram a receita do nosso pão de ló para o Japão e aí a mesma foi adaptada para um pão de ló aí chamado de Castella. Nesta loja há o pão de ló normal, o pão de ló de chá verde e agora um pão de ló de chocolate.
Comprei duas embalagens de 300gr uma do pão de ló normal e outra do pão de ló com chá verde.
O pão de ló normal, doce e fofo é bom. No entanto o pão de ló da Real (acima apresentado) é bem superior, melhor textura, melhor sabor e  com uma húmidade intrínseca excelente, uma delícia (e com preço bem inferior).
O pão de ló de chá verde é bem melhor em sabor e até por ser diferente. Um óptimo sabor e macio. A não perder.
Esta casa encontra-se em Lisboa na zona de Santos:

Café O das Joanas (bolos e café - Lisboa)
Novembro 2016
No café O das Joanas toma-se um bom café e há uns bolos que são uma maravilha de sabor. Os bolos são muito bons.
O bolo estava apetitoso e correspondeu em pleno com óptimo sabor e textura (foto).
Por dois cafés e um bolo pagámos 3,1€.
Esta casa encontra-se em Lisboa na zona do Intendente.

Fábrica do Pastel Feijão (bolo e café - Lisboa)
Junho 2018
Na fábrica do pastel feijão em Lisboa o bolo pastel feijão foi recriado de forma primorosa. O recheio ainda um pouco cremoso é muito bom e saboroso, e temos por cima o por baixo uma placa caramelizada com a espessura certa, quebradiço e de óptimo sabor, uma delícia. Sim é um bolo bem doce mas também não é pecado nenhum comer um de vez em quando, é que vale mesmo a pena.
Esta casa localiza-se perto do museu do fado, ali entre a casa dos bicos, campo das cebolas, e santa Apolónia.

Moagem & padaria GLEBA (pão - Lisboa)
Julho 2019
Nesta padaria há pães deliciosos. Comprei um pão escuro que levei fatiado, de centeio, um pouco de trigo e malte que é uma delícia. Não resisti mal cheguei ao carro comi logo uma fatia. Todos os pães à venda têm, um aspecto fenomenal. A não perder.
Esta casa localiza-se em Alcântara a caminho da avenida infante santo.

Pastelaria Fim de Século  (Pastelaria - Lisboa (Benfica))
Novembro 2019
Nesta casa, pode-se tomas um café Nicola (bom) acompanhado de um óptimo pastel de nata, óptima massa folhada e um creme muito saboroso. Este pastel de nata ganhou o concurso em Lisboa em 2016. 
Também os croissant à porto, tipo croissant brioche, mas com uma calda por fora e na sua massa, bem saborosa e gulosa tornam-nos uma delícia a não perder. Têm duas lojas em Benfica, uma ao pé do mercado de  Benfica I e a II na estrada da Luz.
O bolo rei, bolo rainha e um bolo rei "escondido" são muito bons. Este último é dos bolos gulosos com a massa do bolo rei muito boa, dando um pouco a ideia de trança, quando se está a comer mas de óptimo sabor.
Esta pastelaria, com a sua fábrica, localiza-se próximo do mercado de Benfica.

Padaria São Tiago (Pão - Benfica)
Novembro 2019 
Uma padaria com fabrico próprio de bom pão. Ainda um bom café delta e bons bolos e salgados.
Umas queijadas de milho verde muito originais e boas. A queijada tipo das queijadas de leite, muito macias e de óptima textura, com pouco açúcar mas sendo doce o suficiente, com um sabor a que nos temos de habituar à medida que a saboreamos e que é um sabor de milho. Muito boas.

Pastelaria O Careca  (Pastelaria - Lisboa (Belém))
Dezembro 2019
Nesta casa onde já fui várias vezes durante vários anos há uns croissant famosos, são os croissant açucarados, no entanto os outros bolos também são bons, e na época de Natal até o bolo rei é bom. 
Estes croissant são bem açucarados podendo até tornarem-se um pouco enjoativos para algumas pessoas, no entanto, se os comermos ainda mornos são uma perdição. O mesmo se passa com os pasteis de nata que ainda mornos são bem superiores.
O café é aromático mas vem tipo carioca caso se peça um café normal, esqueci-me de pedir curto, o que poderia mostrar um melhor café. 
Esta pastelaria, com a sua fábrica, localiza-se em Belém já mais perto de Algés.

Pastelaria Vitta Roma  (Pastelaria - Lisboa (Avenida de Roma))
Janeiro 2020
Bom café delta, 0,65€. 
Pastel de nata morno, nata muito cremosa e saborosa com toque correcto de sabor a baunilha, massa folhada boa mas não estava toda com folhado quebradiço. Estive ao balcão numa quinta-feira cerca das 8:30h e foi interessante observar toda a organização da casa e ao chegar ao balcão um tabuleiro com pasteis de nata acabados de fazer, o senhor que estava a atender retirou um para um pires e colocou à frente do cliente habitual que estava ao meu lado. Não resisti a pedir um e pôr um pouco de canela por cima.
Croissant simples, bom, boa massa folhada e pouco açucarado (dava bem para ser misto ou só com queijo). 
Pastelaria organizada e eficiente.
Esta pastelaria localiza-se na Avenida de Roma.

Ground Burger  (Hamburgueria - Lisboa (São Sebastião))
Janeiro 2020
Casa com bons donuts, grandes mas de preço bem inflacionado (parece-me que nem nos USA praticam preços idênticos; a unidade não chega a 5€ mas não fica longe).
O donut simples é bom e bem saboroso no entanto não me pareceu feito no próprio dia, ou se foi a massa já não estava fofa.
O donut de caramelo também bom, bem saboroso e com bom creme, e com uma cobertura de açúcar vidrado muito boa.
A sua localização é mesmo ao lado do jardim Calouste Gulbenkian.

Café & Coco (bolos e café - Oeiras)
Março 2018
No café café & coco toma-se um bom café e há uns bolos que são uma maravilha de sabor. Os bolos são muito bons. 
O café delta é muito bom.
Dos bolos já provados destacamos as queijadas de amêndoa e uva moscatel, uma maravilha; e as queijadas de lima com canela, uma perdição. Uma queijada com massa filó, com um recheio de lima de óptimo sabor, doce e sem ter a acidez do limão mas sim a menor da lima, e ainda um pouco de canela por cima que combina na perfeição. A não perder.
Esta casa encontra-se em Oeiras mais precisamente no limite de Nova Oeiras com os Lombos.

Miosótis (bolos e sumos - Oeiras)
Junho 2019
Na cafetaria do Miosótis há uns sumos acabados de fazer muito bons e um bolo de chocolate que é uma maravilha.
Os sumos muito bons quer o de maçã com hortelã, saboroso e fresco, quer o de maçã e gengibre que também óptimo sabor.
O bolo de chocolate parece quase uma mousse em forma de bolo, não é açucarado em excesso e é feito com cacau e leite de coco, uma delícia e viciante. A não perder.
Esta casa encontra-se em Oeiras mais precisamente junto ao parque dos poetas e do centro comercial Oeiras parque.

Pastelaria Oceania (delícias e queijadas e café - Paço de Arcos)
Abril 2018
pastelaria oceania tem uns bolos óptimos, as delícias da oceania que têm vinho de Carcavelos na sua receita, e também gila e um pouco de canela e as queijadas. Mas também há outros bons bolos.
As delícias da Oceania são uma delícia de sabor e textura (foto). Este bolo húmido e macio por dentro tem gila, uma massa cremosa muito deliciosa de ovos e que tem um toque de vinho de Carcavelos e uma capa exterior que tem uns "salpicos" de canela. A não perder.
As queijadas com interior bastante macio e que leva um pouco de canela tem um sabor que lembra as queijadas de Sintra, só que a massa interior é macia mais do tipo cremosa, óptimo sabor. A não perder.
Também há um bom café delta.
Esta casa encontra-se em Paços de Arcos próximo da zona de restaurantes e próximo da marginal.

Pastelaria Bigas (bolos e café - Paço de Arcos)
Julho 2019
A pastelaria Bigas tem um bom café Tenco.
Há bons bolos, como os travesseiros com recheio de doce de ovos mas no ponto de açúcar e boa masa folhada. Ainda uns folhados muito bons com recheio de doce de ovos com amêndoa e um pouco de de canela.
O pastel de nata também é bom dado a nata ser bem saborosa e sem ter açúcar em excesso, uma boa masa folhada também. Um pouco de canela por cima e é uma delícia.
Há ainda umas queijadinhas de côco que devem ser muito boas pois o seu aspecto assim o prediz. Mais uma razão para voltar.
Esta casa encontra-se no alto de Paços de Arcos.

Pastelaria Neusa (bolos e café - Queijas)
Junho 2018
A pastelaria Neusa em Queijas tem bons bolos. Os pasteis de nata ao sábado de manhã bem cedo estão uma delícia.
Esta casa encontra-se no centro de Queijas.

O melhor croissant da minha rua (croissant - Carcavelos)
Fevereiro 2020
Esta casa em Carcavelos tem bons croissant. Há uma grande variedade de croissant tendo provado os simples e na realidade são muito bons, e até vieram mornos para casa. A sua massa é meio folhada e meio brioche sendo muito macia e saborosa, uma delícia.
Esta casa encontra-se em Carcavelos em frente da estação de caminho de ferro.


Casa dos Queques - Arca Doce (Bolos - Parede)
Fevereiro 2020 
Nesta casa há sempre uns queques simples acabados de fazer, mornos, e muito saborosos. Muito saboroso, macios por dentro e com a sua capa quebradiça. Uma delícia.
Também as queijadas de laranja são muito boas, parecendo quase uma torta de laranja, macio, com óptmi sabor a laranja, e uns pouco caramelizados por fora. uma delícias.
Há ainda umas queijadas de requeijão muito boas, com a parte superior mais rija e quebradiça e com o seu interior muito macio e com óptimo sabor a requeijão. Uma delícia.
Há ainda umas empadas de galinha com uma boa massa fina por fira e com um recheio de galinha desfiada com sabor suave e húmido.
Localização na Parede:

Pastelaria Vanilla (bolos e café - São Domingos de Rana)
Julho 2019
Uma pastelaria com um bom café Candelas, parece-me que de um lote superior.
Os pasteis de nata são muito bons, boa massa folhada e óptima nata.
Pelo que vi há uma grande variedade de salgados com óptimo aspecto. A variedade de bolos é grande.
Atenção que neste mapa está a localização correcta, o que não acontece no google maps.

Dona Estefânia - queijadas e travesseiros de Sintra (bolos - Sintra)
Setembro 2020
Os pasteis de nata parecem bem bons, mas os travesseiros de Sintra e as queijadas de Sintra posso garantir que são muito bons nesta pastelaria Dona Estefânia.
A tarte de queijada de Sintra com uma base de uma massa fina de queijada muito boa e quebradiça. O recheio bem macio e muito saboroso com o toque de sabor a canela. Uma delícia.
Os travesseiros de Sintra ainda mornos óptimos, com massa folhada muito boa e saborosa, e o creme de recheio em boa quantidade de de excelente sabor e dado uma forma cilíndrica ao bolo.
Esta casa encontra-se em Sintra frente ao mercado.

Fábrica Coroa (Pasteis de feijão - Torres Vedras)
Outubro 2016
fábrica coroa tem uns pasteis de feijão muito macios e saborosos, uma delícia, há ainda bons biscoitos.
Um pastel de feijão da Coroa é uma delícia de sabor e textura (foto).
Esta casa encontra-se em Torres Vedras no centro da cidade.

Distrito de Setúbal:
Pastelaria Segredos da Terra (bolos e café - Alfarim)
Novembro 2017
Na pastelaria Segredos da Terra toma-se um bom café e há uns bolos bem saborosos.
O bolo levíssimo tem uma massa folhada finíssima e um recheio de óptimo doce de ovos, uma delícia. A não perder.
Localização em Alfarim:


Confeitaria Santa Coina (Bolos - Coina)
Outubro 2016 
Esta confeitaria, fábrica de bolos e pão, encontra-se em Coina junto a uns prédios modernos. O símbolo desta confeitaria é um edifíco com uma torre que há numa quinta em Coina. Bem me recordo do mesmo pois os meus avós viviam em Pinhal Novo e passávamos muitas vezes em Coina. Lembro-me bem desta quinta ter um grande pomar e no tempo dos pêssegos venderem os mesmos à porta da mesma, junto à estrada para o Barreiro. Os pêssegos eram uma maravilha de sabor e sumo.
Os travesseiros de Coina (foto) com uma massa um pouco folhada e um creme de ovos não muito doce são muito bons, ainda mais quando ainda mornos.
As coininhas (foto) são umas queijadas de requeijão bem húmidas e com um sabor divinal, para nós ultrapassam os travesseiros em delícia. A não perder.
Ainda comemos um outro bolo com óptimo aspecto, muito bom, mas muito açucarado.


Distrito de Évora:  
Pastelaria O Rossio (bolos, empadas e café - Arraiolos)
Março 2017
Esta pastelaria tem umas empadas de galinha que são uma perdição. A não perder.
Também as queijadas de requeijão são maravilhosas de sabor e textura. A não perder.
É ainda um bom local para tomar um café delta.
Infelizmente esta pastelaria O Rossio fechou. No mesmo local agora há uma casa de petiscos. Pressupomos que o anterior dono trespassou o negócio.
Localização em Arraiolos, frente ao jardim público de Arraiolos:


Pastelaria Formosa (bolos - Estremoz)
Abril 2018
Esta pastelaria Formosa tem vários bons bolos. As gadanhas são uns bolos muito bons com ovos e amêndoa. Há ainda uma grande variedade ide outros bolos, os estremenses são uns bolos do tipo do mil folhas, que têm massa folhada por baixo e por cima e que por dentro tem bolo tipo pão de ló e um bom creme pasteleiro. Há ainda pão de rala que nos foi dito ser muito bom e húmido por dentro.
As gadanhas bolo típico de Estremoz é muito bom e na pastelaria Formosa pode-se degustá-las (foto).
Localização em Estremoz, no centro.

Pastelaria O Rossio (bolos - Estremoz)
Abril 2018
Este café pastelaria tem vários bolos bons. A fábrica dos mesmos não muito longe tem uma placa de azulejo à porta com o nome O Forno. Foi aí que fomos e bem recebidos comprámos uns bolos óptimos quer as rainhas (foto) quer as queijadas de requeijão (foto). Estes bolos muito frescos são uma delícia. E ficámos a saber que por encomenda poderíamos comprar um pão de rala que até já foi premiado. Tínhamos de esperar uma hora para que nos confeccionassem um pão de rala, mas infelizmente não nos foi possível esperar.
Localização em Estremoz, no centro "O Rossio" e perto a fábrica "O Forno".

Pastelaria Conventual Pão de Rala (bolos - Évora)
Novembro 2016
Esta pastelaria localizada em Évora, na coroa central da cidade, é muito boa. Todos os bolos são muito bons, a dificuldade é escolher. Sejam as queijadas de requeijão ou outros bolos pequenos são todos uma maravilha. No entanto, até por ser o nome da pastelaria, há um bolo que é mesmo uma perdição de tão bom que é, o pão de rala, é de comer e chorar por mais. Eles colocam sempre uma folha com a descrição da história do bolo e ainda umas pepitas soltas por cima do bolo.
O bolo pão de rala com fios de ovos e doce de ovos com amêndoa, no seu interior, e a parte exterior de massapão muito bem confeccionada e de óptimo sabor. Ver foto.
Localização em Évora.


Padaria Pastelaria Almodôvar (bolos - Montemor-o-Novo)
Junho 2018
Esta pastelaria localizada Montemor-o-Novo tem uns bons bolos e também bom pão. Os S são macios e bem saborosos e o bolo branco, um pão doce com erva doce e um pouco de bagaço é também bom.
Localização em Montemor-o-Novo:


Austria:
Strudel-Café Kroell (Bolos - Innsbruck)
Fevereiro 2017 
Esta confeitaria Strudel-Café no centro de Innsbruck é uma casa de perdição pelos seus bolos e além disso um porto reconfortante num dia frio de inverno na cidade.
O chocolate quente com natas por cima foi mesmo reconfortante e saboroso.
A bola de Berlin com creme de frutos vermelhos uma delícia. A não perder.
Localização em Innsbruck:

Espanha:
Andaluzia:

Bar Casa Miguel (tostadas, churros - Huelva)
Novembro 2017
Esta casa que fica no mercado de Huelva, o novo mercado que é um edifício novo. A casa Miguel tem  entrada exterior ou interior para quem vem da área do mercado, ainda tem numa outra esquina uma loja de churros. As pessoas vão comprar os churros e trazem-nos embrulhados em papel prado para a mesa do bar onde pedem as bebidas.
Por 1€ compramos uma dose de bons churros acabados de fritar, caso se pretenda com os mais finos e os outros mais parecidos com as nossas farturas, não tão grossas, e trazemos pacote de açúcar para colocar por cima dos churros. Muito bons. A não perder.
Por 7,4€ bebemos dois bons cortados, copos com café com leite, e duas tostadas de bom pão torrado, com bom creme de tomate, bom azeite e um óptimo presunto muito saboroso e cortado fina para colocar por cima da tostada, uma maravilha. A não perder.
Localização em Huelva:

Cantabria:  

Confiteria Milhojas (folhados caramelizados - Cabezon de la Sal)
Maio 2016
Toda a doçaria desta casa apresenta muito bom aspecto. Esta loja encontra-se junto à igreja de Cabezon de la Sal.
Os folhados caramelizados (foto) são uma perdição, o copo vai-se num instante. Os pequenos quadrados de massa folhada caramelizada, crocante e muito saborosos são uma delícia.Como recordação também em Bárcena Mayor, uma vila bonita num vale de montanha, comprámos uns pequenos bolos de massa folhada e com açúcar por cima que eram uma delícia.
A casa está quase em frente à igreja.

Pastelaría Toni Barros (pão, brownie, croissant e café lavazza - Santander)
Maio 2016
Tudo é de excelência nesta casa, bom café Lavazza, excelente variedade de bom pão, um brownie óptimo e um croissant óptimo. Esta loja encontra-senuma zona central de Santander.
O brownie de avelã (foto) é uma perdição. a textura, a macieza e o sabor, apesar do pequeno bolo, deixam-nos pro uns tempo a saborear tal maravilha e a pensar com é possível ser tão bom.
Para além de um óptimo pão escolhido para uma sandes de queijo, um café a sério, Lavazza, um daqueles croissant tipo francês, com massa folhada, a desfazer-se na boca e de óptimo sabor. Ah, e ainda tem umas óptimas compotas à venda. Quem vai a Santander não pode perder uma visita a esta casa pequena e de produtos de tanta qualidade.

###############################################

Algarve:

Snack-bar João das Bifanas (Tasca - Lagoa)

Há uns bons aos, estando de férias junto ao Carvoeiro, ia de bicicleta todas as manhãs a Lagoa comprar bom pão. Foi aí que um dia descobri este local no mercado de Lagoa, cuja porta exterior dava directamente para a rua. Aí fui várias vezes, e até levei amigos, para comer as boas bifanas.
O Sr. João é um falador nato e quando tinha amigos e pessoas da terra gostava de brincar com os forasteiros, de forma aos locais poderem rir-se um pouco.
Ver informação na internet: João das bifanas

Pão do Rogil (Pão, biscoitos e bolos - Rogil)
O Pão do Rogil é bom e agora o pão de batata doce uma maravilha, macio e saboroso ligeiramente adocicado. Há ainda umas boas queijadas de requeijão. E ainda uma boa variendade de biscoitos, de amêncoa, de noz e sultanas. Uma delícia.
Ver informação na internet: Pão do Rogil


Alentejo:

Café Guadiana (bolos e café - Mértola)
Uma casa com óptima localização, com esplanada e salas interiores, que foi remodelada pois já existe há muitos anos (agora com nova gerência) e que tem bom café.
As queijadas são excelentes. A não peder.
Ver informação na internet: Café Guadiana

Pastelaria Luiz da Rocha (Doçaria Tradicional - Beja)
Esta casa sempre teve boa pastelaria.
Nos doces de realçar as queijadas de requeijão, deliciosas e saborosas.
Também têm outros bons bolso como uns excelentes bolos de amêndoa.
Na época da páscoa os conhecidos porquinhos, feitos de massa-pão de amêndoa e recheio de doces e fios de ovos. Excelentes.
Há sempre umas caixas com várias trouxas de ovos, de cor bem alaranjada, e que são divinais.
De salgados, realçar as empadas de galinha ainda mornas, ao sábado de manhã, que são uns cilindros altos, com uma massa densa e bastante recheio. Uma empada é quase um almoço. Gosto essencialmente delas mornas.
Para os dias muito quentes, da parte da tarde, sabe bem sentar numa mesa e pedir uma limonada. Aqui elas são excelentes, com algum açúcar no fundo do copo alto, uma colher longa para mexer, com água fresca e sumo de limão. É a solução ideal para tirar a sede, e sabem tão bem.
Sempre que passamos por Beja aí vamos.

Pastelaria Baú Doce (Doçaria Tradicional - Cercal)
Esta pastelaria tem muito boa doçaria.
vale a pena lá ir comer um ou outro bolinho.
No verão da parte da manhã está sempre cheia, apesar de já não ser um local de passagem em viagem.

Pastelaria O Marquês (Doçaria Tradicional - Porto Covo)
Esta Confeitaria tem muito boa doçaria. Há uns bols de amêndoa muito bons.
É casa que está sempre cheia. E os bolos têm preço um pouco para o carote, vale é pela qualidade. Ver internet: O Marquês

Pastelaria Pão de Rala (Doçaria Tradicional - Évora)
Nesta pastelaria há bolos muito bons.
No entanto realço o Pão de Rala que é excelente, um recheio de doce de ovos e de fios de ovos fresquíssimo e uma cobertura de massa-pão maravilhosa.
Uma ida a Évora implica uma visita a esta pastelaria.
Voltámos a fazê-lo e o Pão de Rala continua excelente.

Snack-bar O Rossio (Café - Arraiolos)
O Senhor deste café é muito simpático.
No entanto, o que faz ir muitas vezes ao mesmo são as suas empadas de galinha, com uma massa muito boa, e um recheio de galinha húmido. Da parte da manhã costumam estar ainda mornas. 
Este é um lugar de paragem obrigatória para comer uma empada.

Café Boavista (Café - Vendas Novas)

Este é um local para comer uma boa bifana acompanhada por uma imperial. Sem abusar sabe bem uma bifana de tempos a tempos e estas são bastante saborosas. 

Café A Chaminé (Café - Vendas Novas)
Nesta casa também há boas bifanas.
Tem é a vantagem de ter ainda outras hipóteses de escolha com qualidade.
No entanto, realço as sopas de legumes muito boas. É preciso é pedir que as sopas venham quentes para a mesa, pois por vezes chega morna. Ver internet: A Chaminé

Pastelaria Capri (Doçaria Tradicional e de autor - Montemor-o-novo)
Esta Confeitaria tem muito boa doçaria e chocolates.
Os chocolates são muito bons. Provar os bombons de chocolate negro, trufas, amendoas, de banana e caramelo. Também tem muito bons bolos. Gostámos muito de um bolo de amendoa e chocolate. Temos de voltar para novas experiências doceiras.
Vejam: www.capri.pt


Estremadura:

Padaria Pão na Hora (Padaria - Parede)

Muitas vezes, ou até a maioria das vezes, o pão desta padaria está ainda quente ou morno.  Os que mais gostamos são: o pão de forma integral, uma maravilha, o pão de cereais e o pão de centeio. Também o outro pão de forma é bom. É sempre um prazer ir comprar pão a esta padaria, e ainda maior ao desfrutá-lo em casa.

Pastelaria Arca doce - Casa dos queques  (Queques e queijadas - Parede)

Nesta casa na Parede há queques simples sempre acabados de fazer, mornos, e óptimos. Ainda a não perder as quicadas de laranja muito macias e saborosas parecendo uma boa tarde de laranja, e as queijadas de requeijão também de óptimo sabor e com uma parte superior quebradiça.

Pastelaria Girassol (Pastelaria - S. João do Estoril)
A descoberta desta pastelaria com fabrico próprio dos bons bolos que estava habituado a comer na minha juventude satisfez-me bastante. Das várias visitas que já fiz já comi um bom pastel de nata, um excelente jesuíta, uma parra excelente e uma bola de berlim com creme miniatura de chorar por mais. Também nas miniaturas há bolos excelentes. 
Um dia destes ainda me tento a comer um bábá (bolo embebido e com creme por cima) bolo que se comia na juventude por gulodice. E os duchaise, e os palmier simples, e também os recheados. Muito mais a descobrir e a avaliar. Mas uma coisa é certa temos pasteleiro e é de desfrutar.

Gelataria Santini (Gelataria - Cascais ou S. João do Estoril)

Desde miúdo que vou a esta famosa gelataria de Cascais. Adoro os gelados cremosos e saborosos, sejam de frutas ou de outros sabores. A dificuldade é escolher.
Prefiro sempre em cone de barquilha pois gosto da mesma.
Há ainda uma outra alternativa que é muito boa, que são os batidos de gelados. Escolhe-se o sabor do gelado e depois fazem-nos um batido com muita espuma e óptimo.
Devido à casa de Cascais estar sempre cheia, com tempos de espera, tenho preferido ir à casa de S. João do Estoril que tem a fábrica.
Estes gelados são mesmo bons. 

Pastelaria Piriquita (Pastelaria - Sintra)

Os travesseiros da Piriquita, com uma massa folhada coberta com açucar em grão e com um recheio de doce de ovos são muito bons, e quando comidos na pastelaria estão por vezes quentes. Também os paisteis de Sintra são bons, prefiro os que foram feitos há pouco tempo.

Pastelaria Casa do Preto (Pastelaria - S. Pedro de Sintra)

Aqui também têm bons travesseiros mas prefiro os pasteis de Sintra daqui.
Claro que há muito mais escolhas, tem é que se conseguir travar o ímpeto de comer muitos doces.

Gourmet da Maria (Pastelaria - Várzea de Sintra)
Uma loja gourmet com pequena esplanada, com bons produtos. Tem umas queijadas de requeijão muito boas. Há também outros bolos e tem umas famosas panquecas.

Mercearia da Aldeia (Mercearia - Janas)
Aqui encontra-se uma grande variedade de produtos gourmet. Há sumos variados que não se encontram em qualquer supermercado, bom queijo fresco, pão muito bom, umas empadas de galinha muito boas bem como uns óptimos quiches.

Casa Fina (Pastelaria - Arneiro dos Marinheiros) 
Para uns bons biscoitos e bons bolos está-se em casa. A tarte de leite condensado, maçã, e cobertura de canela é excepcional. 
Vejam: http://www.casafina.net/ 

Pasteis de Belém (Café - Lisboa)

Sim, já sabemos que se encontram bons pasteis de nata em muitas pastelarias de Lisboa. Não sei se por vir aqui desde pequeno com o meu pai, o que é certo é que sabe-me sempre bem um pastel de Belém a acompanhar um café. E ao comê-los no café dos Pasteis de Belém eles vêm aindamornos e sabem-nos ainda melhor.

Pasteis de Cerveja (Bolos - Lisboa)

Bem perto dos famosos Pasteis de Belém há uma casa que faz uns muiyo bons pasteis de cerveja. Na realidade poderiam chamar-se pasteis de amêndoa pois o seu sabor realça no seu recheio. Estes pasteis têm uma "casca" de uma boa massa mas não folhada, um recheio muito macio e saboroso, estando lá bem presente o sabor da amêndoa, e uma cobertura açucarada quebradiça, diferente mas com algo de semelhante à cobertura de açúcar dos jesuítas.
Tenho que confessar que a primeira vez que aí fomos não ficámos contentes com os bolos pois não deviam ser frescos, estavam rijos e pouco saborosos. Foi uma experência estranha pois tinham-nos recomendado estes pasteis de cerveja como sendo uma delícia. No entanto, já por duas vezes ao comer os pasteis de cerveja frescos, ou seja tendo sido feitos à pouco tempo, ficámos bem satisfeitos e gostámos muito.
Vejam: pasteis de cerveja

Pastelaria Casa Brasileira (Pastelaria - Lisboa)

Aqui há uma variedade enorme de todos os bolos de pastelaria. Mas desde a minha meninice ia aí com a minha mãe e comia sempre umas óptimas queijadas de requeijão.
Pastelaria Suiça (Pastelaria - Lisboa)

A pastelaria Suiça sempre foi o local escolhido para desfrutar dos óptimos duchesse, uma massa muito boa e saboros e um rechieo de chantilly mesmo bom.

Pastelaria Cristal (Pastelaria - Lisboa)

Nesta pequena casa, pode-se tomas um café acompanhado de um óptimo pastel de nata, óptima massa folhada e um creme muito saboroso. Cuidado com a nata quando o pastel de nata ainda está quente é que esta escalda. um local a repetir sempre com satisfação.

Pastelaria Fim de Século I e II  (Pastelaria - Lisboa (Benfica))

Nesta pequena casa, pode-se tomas um café acompanhado de um óptimo pastel de nata, óptima massa folhada e um creme muito saboroso. Este pastel de nata ganhou o concurso em Lisboa em 2016. Também os croissant têm óptimo aspecto como outros bolos. Têm duas lojas em Benfica, uma ao pé do mercado de  Benfica I e a II na estrada da Luz.

Pastelaria Evian  (Pastelaria - Lisboa (Benfica))

Nesta pastelaria têm uns jesuítas que dizem ser os melhores de Lisboa, são muito bons, mas diferentes dos jesuítas habituais como os famosos de Santo Tirso. Têm um creme de recheio com alguma canela e muito saboroso, a massa folhada muito boa e com amêndoa ralada por cima, sim o formato triangular do jesuítas está lá. A não perder. O café também é bom bem como uma empada de vitela muito boa, boa massa e com recheio de carne de vitela, a não perder.

Landeau Chocolate (Pastelaria - Lisboa)
Nesta pequena casa com decoração muito agradável há um bolo de chocolate divino (na Lx factory, Alcântara). Este bolo de chocolate é uma perdição, sem ser demasiado açucarado, tem cacau em pó por cima, e é composto por três camadas de bolo chocolate todas elas macias, a do meio tipo mousse. Vale mesmo a pena comer, pelo menos, uma fatia deste excelente bolo de chocolate. Para quem telefonar na véspera a encomendar há três tamanhos de bolo. O café Lavazza também é bem bom e aromático. Um local a repetir sempre com satisfação.

Manteigaria  (Pasteis de Nata - Lisboa (Baixa))

Nesta casa pode ver-se a confecção dos pasteis de nata, e comê-los mornos e óptimos, com uma massa folhada muito boa e uma nata bem cremosa e saborosa. A pastelaria é pequena tendo somente um ou dois bancos para estar a um pequeno balcão.

Fábrica da Nata - pasteis de nata  (Pasteis de Nata - Lisboa (Baixa))

Nesta casa pode ver-se a confecção dos pasteis de nata, e comê-los mornos e óptimos, com uma massa folhada muito boa e uma nata bem cremosa e saborosa. No interior há uma sala era de com mesas para atestar na pastelaria que para além dos pasteis de nata tem sandes e outros salgados e bolos.

Padaria ISCO  (Pão e bolos - Lisboa (Alvalade))

Nesta casa há uma boa variedade de bons pães com fermentação lenta e massa mãe, uma delícia. Ainda há uns óptimos croissants e outros bolos deliciosos.

Forno da Praceta (Café - Caxias)
Aqui está uma casa onde se pode tomar um bom café. Mas o realce vai para o bom pão, e variedade, que muitas vezes até está ainda quente.

Pastelaria O Capote (Doçaria Tradicional - Costa da Caparica) 
Esta Pastelaria tem muito boa doçaria e um bom café.
Há uns bolos que são comidos pela maioria dos clientes. São os Claudinos, uma massa folhada longa, com uma pequena cobertura de açúcar caramelizado, duas parte, que estão unidas por um recheio de massa pasteleira. Muito bons. Há quem coma vários de seguida. Eles ainda estão mornos e são uma perdição. No entanto, caso se leve uns poucos para casa embrulhados, também são muito bons comidos mais tarde. O café é delta e também é bom e bem tirado. Ainda nos bolos tem umas boas queijadas de leite e uns bons pasteis de recheio de laranja. Temos de voltar para novas experiências doceiras.

Pastelaria Cego (Pastelaria - Vila Nogueira de Azeitão)

Doces bem doces encontram-se na pastelaria O Cego.
As famosas tortas de azeitão são muito boas. Há umas que conhecíamos desde miúdos quando o nosso Pai parava numa pastelaria restaurante na curva da estrada nacional em direcção a Setúbal, que tinham o recheio do doce de ovos e eram de um pão de ló enrolado com açúcar por fora (tipo o bolo guardanapo). No entanto estas são diferentes quer no toque de canela no recheio do doce de ovos quer na parte exterior sem açúcar e com uma textura lisa e mais a trincar, mas são óptimas.
Os queijinhos de amêndoa são uma maravilha, adoro os esses de azeitão, um pouco duros doces mas saborosos, acompanham mesmo bem um chá.
Há uns pasteis de leite maravilhosos. Estes são uma delícia, com a parte exterior doce e um pouco caramelizada quase a agarra-se aos dentes.
Mesmo os queijos de Azeitão que aí se podem comprar costumam estar naquele ponto excelente de entorna, é só cortar a casca por cima na forma de uma tampa e tirar com uma colher o saboroso queijo. Por recomendação do senhor da pastelaria O Cego, usa-se depois a casca para fazer um arroz com queijo no forno.

Casa Negrito (Pastelaria - Vila Nogueira de Azeitão)
Esta casa mesmo em frente à Casa Museu José Maria da Fonseca, é bem agradável para se estar a lanchar, tendo óptimos bolos e um bom café expresso Negrita, forte mas saboroso e aromático.
As suas queijadas de requeijão têm um recheio muito bom e saboroso, sento a sua capa exterior o único ponto a melhorar.
As queijadas de leite são uma delícia e perdição.

Pastelarias Casa Gama e Casa dos Ouriços (Pastelaria - Ericeira)

Aqui desde há muito se compram umas boas areias e outros biscoitos. Na última vez entrámos no café mesmo ao lado direito, a Casa dos Ouriços, e comemos uns bolos fresquissimos e excepcionais, os ouriços.

Pastelaria Veneza (Pastelaria - Ericeira)
Nesta casa há excelentes Bolas de Berlim, as de tamanho normal e as mais pequenas. Estas acabam por ter uma relação melhor entre massa e creme.

Pastelaria Fradinho (Pastelaria - Mafra)
Aqui há uns bolos chamados Fradinho, que são umas queijadas de amêndoa e feijão muito boas. Há ainda outros bons bolos como as parras.
Vejam: Pastelaria Fradinho

Pastelaria Polo Norte (Pastelaria - Mafra)
Aqui há óptimos bolos. Mas o que não esqueço é que nos fins de semana a pastelaria faz uns pasteis de nata divinais de receita antiga, é mesmo assim que se tem de pedir, só que só há aos fins de semana. Esta pastelaria fica bem perto da anterior a Fradinho, esta mais perto da entrada principal da igreja do convento de Mafra.
Vejam: Pastelaria Polo Norte

Café Império (Café - Torres Vedras)

Este café tem uma grande variedade de bolos, no entanto tenho preferência pelas queijadas de feijão. Quando estão frescas, tendo sido feitas há pouco tempo, são macias e muito saborosas.


Coroa (pasteis de feijão e outros bolos e biscoitos - Torres Vedras)

Esta loja / fábrica faz uns pasteis de feijão que são uma delícia. Neste momentos são bem melhores que os do café Império, apesar de esta loja ser bem perto do Hotel Império na Praça 25 de Abril. Têm também muito bons biscoitos.
Vejam: Coroa

Mercado de Torres Vedras (Mercado Municipal - Torres Vedras)

O novo mercado de Torres Vedras tem umas boas instalações com parque de estacionamento subterrâneo (se a permanência for inferior a 1 hora é gratuito). Aqui temos um bom exemplo de um mercado com muitas bancas e arrumado. Infelizmente em Portugal não há muitos, é bem mais fácil encontrá-los nas cidades Espanholas.
Aqui podemos encontrar bom pão, bons legumes e boa fruta. Também há muito por onde escolher em termos de peixe e de carne. 
Cabe ao comprador ser conhecedor do que é bom e saber escolher os produtos de qualidade.

Pastelaria Alcoa (Pastelaria - Alcobaça)

Grande variedade de bolos de pastelaria todos com óptimo aspecto. Há vários bolos bons a dificuldade é escolher.


Ribatejo:

Pastelaria Bijou (Pastelaria - Santarém)
Esta pastelaria tem bolos muito bons, os arrepiados, argolas ou laços com doce de ovos, e outros. Na altura mais próxima do Natal há maior variedade de bolos como umas broas de amendoa muito boas. Sempre que aí passei tive o prazer de comprar bolos muito bem confeccionados e frescos.

Queijo de cabra de Maçussa (Maçussa)

Era na Azambuja, no restaurante Redes ao Mar que logo no início da refeição tinha o prazer de comer um excelente queijo de cabra de Maçussa com um óptimo sabor. Vinham para a mesa uns pães quentes que depois de partidos e com uma fatia do queijo de cabra em cima sabiam divinalmente. Claro que o escolhida para refeição era bom e bem confeccionado, mas para mim o almoço já estava ganho. Foi-me dito que em Maçussa, na própria quinta onde o queijo é feito pode-se comprá-lo, no entanto nunca cheguei a confirmá-lo.

Talho do Carrasqueiro (Talho - Vila Franca de Xira)
No mercado de Vila Franca de Xira este talho tem carne muto boa. Qualquer que seja a variedade de carne que se pretenda há nesta casa, e de boa qualidade.

Mercearia Xiratejo alimentar (Mercearia - Vila Franca de Xira)
Esta mercearia no mercado de Vila Franca de Xira tem óptimos chouriços, presunto, bons biscoitos, bons queijos sejam os frescos atabafados de mistura cabra e vaca ou os curados como os de Nisa, e também bom bacalhau.

O cantinho do mercado café (Café - Vila Franca de Xira)

Nesta casa há romaria contínua às boas bifanas do Sr. António que são feitas na hora e muito saborosas. Há quem goste delas com molho, ou com molho picante ou outros condimentos que queiram acrescentar.


Beira Interior:

Confeitaria Amaral (Doçaria Tradicional e Salgados - Viseu)
Esta Confeitaria tem muito boa doçaria.
Gostei bastante das rotundinhas um bolo do tipo do pastel de tentúgal, redondo, com uma boa massa folhada muito fina e um bom recheio de ovos. No entanto, a dificuldade é escolher pois a variedade é grande e todos com muito bom aspecto.

Pastelaria da Sé (Doçaria Tradicional e Salgados - Lamego)
Esta casa tem fama pelas Bôlas de Lamego. A massa muito boa, e depois de várias variedades, de carne em vinha de alhos (uma das preferidas), de bacalhau, de enchidos e outras.

Pastelaria na Rua Comendador Oliveira Baptista, nº7 (Bolo podre - Castro Daire)
Esta casa tem um bolo podre que tem uma textura fofa, e um sabor bom, levando azeite e canela, que é uma delícia. Falamos de um bolo seco simples mas bem guloso (custou-nos 4€).

Pastelaria Patronato (Doçaria Tradicional e Salgados - Mangualde)
Esta casa tem fama pelos óptimos pasteis de feijão. Estes pasteis parecem quase pasteis de nata, onde o creme de feijão bem doce e saboroso é muito cremoso. Uma delícia. 

Café Central (Doçaria Tradicional - Vouzela)
Os pasteis de Vouzela são óptimos. Para quem já conhece os pasteis de Tentúgal estes são do mesmo tipo. São no entanto um pouco mais pequenos, com uma massa folhada muito fina e muito boa e com um recheio de ovos onde o doce de ovos está mais marcado que nos de Tentúgal. São uma maravilha. Mas neste café também pode encontrar umas compotas muito boas.


Beira Litoral:

Confeitaria Peixinho (Doçaria Tradicional - Aveiro)
Esta Confeitaria tem muito boa doçaria.
Para além de todos os óptimos doces com ovos moles e derivados há uns biscoitos excelentes os "Alemães".

Maria da Apresentação da Cruz (Doçaria Tradicional - Aveiro)
Nesta casa deve-se tocar à porta. E vai-se encontrar uns óptimos ovos moles. De comer e chorar por mais.
Há uma variedade de doces e biscoitos todos bons. Há até umas óptimas queijadas de leite.
Às sextas-feiras da parte da tarde não se pode perder o excelente e único pão de 24 horas. Um pão doce óptimo e tão fofo.

Padaria das 5 bicas (Pão - Aveiro)
Folar excelente.
Pão com nozes e passas excelente.

Café Ramona (Café - Aveiro)
Muito bom café.
Este café muito conhecido em Aveiro tem duas grandes salas e costuma estar sempre cheio. Apesar de não termos provado têm fama os hamburgers.

Pastelaria Flor de Aveiro (Pastelaria - Aveiro)
Grande variedade de bons bolos alguns um pouco adoçicados.
Fica na periferia de Aveiro mas vale a visita tem também bom pão.


Confeitaria Delícia da Granja (Croissant e pão - Granja)
Esta Confeitaria tem uns croissant muito bons.
Há também bom pão e de grande variedade.

Confeitaria Pá Velha (Doçaria Tradicional e Salgados - Espinho)
Esta Confeitaria tem muito boa doçaria.
No entanto realço as Fogaças, muito boas, sempre macias e saborosas, e as Raivinhas. As Raivinhas da Pá Velha são das melhores que já comi, o sabor da massa excelente e uma textura quebradiça ideal.

Padaria AIPAL (Padaria - Espinho)
Vamos a esta padaria pela variedade e qualidade do seu pão. No entanto, para os gulosos também há bolos de pastelaria que nos cativam. Da última vez comprámos uma óptima fogaça e uns biscoitos de canela muito bons.

Utwo Caffé (Café Gelataria - Espinho)
Aqui toma-se um bom café num espaço agradável. Também tem umas refeições com saladas.

Confeitaria Conde Ferreira (Café Confeitaria - Espinho)
A gulodice total, aqui vamos comer uns bons pasteis de nata quentes. Cuidado que a nata queima. O café também é bom.

Café Ponte D'Anta (Café - Espinho)

Aqui vamos tomar um óptimo café muito bem tirado e com todos os aromas agradáveis do café. E depois saímos com aquele bom sabor persistente a café.

Confeitaria Massasvouga (Confeitaria - Sever do Vouga)
Esta confeitaria tem pão e bolos bons mas o que nos atria tem a ver com os mirtilos. Há bons mirtilos, há um óptimo doce de mirtilo e há ainda um óptimo gelado de mirtilos com pedaços de mirtilos.

Sr. Manuel Bastos (Doces conventuais - Arouca)
Este senhor fabrica doces conventuais de Arouca. Tem um Pão de São Bernardo, que é um pão doce e macio muito bom. Para os mais gulosos não podem perder as excelentes castanhas doces. Mas há mais. Basta tocar à campainha na moradia certa que se encontra perto do centro de Arouca, depois é só escolher. O Pão de São Bernardo deve ser comprado à sexta-feira ou ao sábado.

Casa do Pão de Ló do senhor António Oliveira (Pão de Ló - Folgoso)
A casa particular deste senhor, onde tem a fábrica dos pão de Ló fica junto ao rio Douro, na localidade Folgoso. Tem um óptimo pão de ló, daqueles húmidos em que a parte líquida está por cima. Há o pão de ló normal e o de chocolate este também muito bom.
O contacto telefónico do Sr. António Oliveira é 255 766 060, com a designação comercial "Casa de pão de ló de Vale de São Domingos" http://paodelovalesdomingos.blogspot.pt/
O Grupo Lágrimas comercializa este pão de ló com a designação de "melhor pão de ló do universo", podendo-se ver fotografias do mesmo na página: http://www.lagrimashotels.com/melhorpaodelo/


Pastelaria Vénus (Pastelaria e padaria - Coimbra)
Tem um café delta muito bom.
Nesta pastelaria encontram-se muito bom bolos, tantos que é difícil descrever. Há bom pão, e muitas pessoas pedem torrada de pão de forma e grandes. Tudo o que está exposto e é imenso com óptimo aspecto.

Pastelaria Toledo (Pastelaria - Coimbra)
Nesta pastelaria encontram-se bons bolos. Também têm pasteis de tentúgal. O fabrico da casa permite-nos apreciar tabuleiros cheios de bolos apetitosos.

Padaria pastelaria Flor da Espadaneira (Padaria e Pastelaria - Espadaneira, arredores de Coimbra)

Nesta pastelaria encontram-se bons bolos. Há sempre grande variedade de pão e acabado de fazer de óptima qualidade. Os bolos são bons, seja os pasteis de nata, um pão de deus, ou mesmo um bolo de chocolate com doce de frutos vermelhos.

Pastelaria A Pousadinha (Pastelaria - Tentúgal)
Nesta pastelaria encontram-se bons bolos. Há pasteis de Tentúgal muito bons, mas a escolha é muita.

Pastelaria Queijadinha (Pastelaria - Pereira)
Nesta pastelaria há umas queijadas muito boas. Pereira fica a pouco mais de 10km de Coimbra e nesta pastelaria há também uns bos pasteis de nata, queijos frescos e curados de mistura vaca e ovelha. Ver página na internet: http://www.queijadinha.com/


Distrito do Porto:

Maison des Gateaux (Doçaria tradicional - Vila Nova de Gaia)
Esta casa em Vila Nova de Gaia, perto do rio Douro e das caves do vinho do Porto, tem uns magníficos doces. Quem não a conhece nem sabe o que perde. 
Os Jesuítas, em formato miniatura, são perfeitos e com o verdadeiro sabor dos bons Jesuítas.
Há uns torcidos de amêndoa e côco que são de comer e chorar por mais.
Da última vez comemos um folhado de gila divinal. É um folhado comprido, para aí quase meio metro, cujo recheio de gila e ovos é muito bom. O folhado comido no dia da sua confecção é daquele quebradiço.

Cafetaria e Pastelaria Jovi (Café - Gulpilhares)
Neste café há umas óptimas bolas de berlim. Massa muito boa e um excelente creme.

Café Flôr D'Aguda (Café - Aguda)
Neste café há bom pão como as padas, o pão de água e outros. Também há aos fins e semana as freiras que são uns bolos de formato dos pães de leite mas com uma massa com passas.

Confeitaria Arcádia (Chocolates tradicionais - Porto)

A Arcádia tem várias lojas em centros comerciais na zona do Porto e também em Lisboa. No entanto, a fábrica e uma confeitaria situam-se na baixa do Porto na Rua do Almada. Vamos a este lugar para nos deliciarmos com os excelentes bombons de chocolate. Também os bolos têm um óptimo aspecto. Os pasteis de leite são uma maravilha, não sendo demasiado açucarados, têm a parte inferior mais consistente e a parte superior em nata. A não perder.

Gambamar (Marisqueira - Porto)

Para comer uma boa Francesinha, com bons produtos e bem confeccionada pode-se visitar esta casa. Pede-se um fino para acompanhar e termina-se com uma mousse de chocolate. Não é a refeição mais saudável mas se for de tempos a tempos perdoa-se, e sabe mesmo bem.

Padaria Ribeiro (Padaria - Porto)

Esta padaria tem uma enorme variedade de pão e todo óptimo. No centro do Porto tem-se ainda a hipótese de escolher uns bons bolos.

Confeitaria Tavi (Confeitaria - Porto)

Esta confeitaria tem umas boas boas de berlim, bom creme pasteleiro e boa massa da bola.
Há bolos de aniversário todos com óptimo aspecto.

BB Gourmet (Confeitaria - Porto)
As nossas preferências nesta casa vão para a excelente tarde de limão, uma boa massa na base e um óptimo creme de limão; o folhadíssimo, umas camadas finas de massa caramelizada com um creme de chocolate entre as mesmas, muito bom. As bolachas de canela e gengibre são uma perdição sabendo-se bem quando as começamos a comer mas não quando terminamos, uma gulodice.

Paupério (Biscoitos - Porto, Mercado Bom Sucesso)
Os bicoitos da Paupério são bons e quebradiços. Os de milho são uns dos preferidos mas há outros também bons.
Ver internet: Paupério

Pastelaria Sarita (Pastelaria - Freixo)

Esta pastelaria tem as famosas fatias do Freixo (perto de Marco de Canaveses), umas fatias de pão de ló amarelo com cobertura de açúcar e húmidas. Começasse por comer uma e depois torna-se viciante comer mais. Muito boas.
Há um óptimo pão de ló do tipo do de Ovar.

Pastelaria Ao Bom Doce (Pastelaria - Vila do Conde)

Nesta casa há uma grande variedade de bons bolos e uns óptimos biscoitos. Compram-se os doces para levar para casa.

Confeitaria Doce Santa Clara (Confeitaria - Vila do Conde)
Esta confeitaria tem uns bons bolos secos de amêndoa e outras variedades.

Café Delícias da Vila (Café - Vila do Conde)
É sempre um prazer encontrar um bom café, neste caso é delta diamente, bem tirado e aromático.

Pastelaria Confeitaria Moura (Confeitaria - Santo Tirso)
Esta confeitaria tem muita fama pelos seus Jesuítas (com excelente massa folhada e cobertura de açucar). Também os Limonetes são muito bons, um bolo com massa folhada, cobertura de açucar e no interior um creme de limão. Há ainda um pão de ló muito bom.

Confeitaria da Ponte (Confeitaria - Amarante)
Esta confeitaria tem bolos muito bons, muitos baseados em doce de ovos. Desta vez deliciei-me com um foguete. Uma delícia.

Doces do Freixo - Casa dos Lenteirões (Confeitaria - Marco de Canaveses (Freixo))
Esta confeitaria tem bolos muito bons, e biscoitos. Não perder as fatias do freixo, pedir as mais húmidas, onde por cima há uma cama de doce de ovos e o pão de ló óptimo. Uma delícia.

Minho:

Confeitaria Manuel Natário (Doçaria Tradicional - Viana do Castelo)
Aqui encontramos uma variedade de bons bolos. Realço as excelentes bolas de berlim, com um óptima massa, e um óptimo recheio. Por fora têm açucar e canela. Agora mesmo comia uma.

Confeitaria Vilar (Pastelaria - Ponte de Lima)
Aqui encontramos um pastel de nata em que a canela está na nata. Muito bons. Também há uma variedade de bolos tradicionais muito bons.

Confeitaria A Colonial (Pastelaria - Barcelos)
Aqui encontramos uma queijada de Barcelos com uma massa externa tipo queijada de Sintra, muito boa, e um recheio com feijão e canela muito macio. Muito bons. Também há uma variedade de bolos tradicionais muito bons. 
Nova visita e novamente a excelente queijada de Barcelos a dar-nos um prazer gustativo extremo. Também provámos uma especialidade muito boa e saudável, o bolo de arroz integral.

Cafetaria Casa Costinhas (Pastelaria tradicional - Guimarães)
Os bolos da Casa Costinhas sao uma perdição. As tortas de Guimarães são óptimas, com uma boa massa e a parte exterior caramelizada e um recheio de ovos e gila. Também os toucinhos do céu são de chorar por mais. Está-se na presença de uma joia de Guimarães.

Rita Fangueira (Café Restaurante - Fão)
As clarinhas são uns bons bolos confeccionados nesta casa. Há outros bolos bons bem como salgados com rissois e croquetes.

Moderna (Pastelaria - Mariz)
A variadade de pão e a sua boa qualidade fazem-nos ir a esta casa. Há umas bolas de berlim muito boas cujo creme é mais um creme excelente de manteiga do que o usual creme pasteleiro das bolas. A massa fofa da bola é divinal.
Mariz fica na estrada que vai de Barcelos para Esposende.

Pastelaria A Cave (Café - Cabeceiras de Basto)
Aqui bebe-se um agradável café acompanhado de um bom pastel de nata morno.


Trás-os-Montes:

Padaria Seramota (Pão e Salgados - Mirandela)

Nesta padaria estão sempre a entrar clientes. Aí encontra o saboroso pão de azeite de Mirandela. Também tem um óptimo folar.
Há os económicos, bolos feitos de massa de pão, aguardente, raspa de laranja, açucar. São macios e de sabor agradável.
Vejam:http://seramota.blogspot.com/.

Pastelaria Gomes (Doçaria Tradicional e Salgados - Vila Real)
Esta Pastelaria Gomes, em Vila Real, tem uns famosos covilhetes (empadas de carne) que têm imensa saída. A sua massa é muito boa e tem um recheio de carne, a não perder. Esta pastelaria também tem um óptimo folar onde a carne está partida em pequenos pedaços. Ver internet: http://pastelariagomes.pt/pt

Café A Casinha de Chocolate (Café - Vila Real)
Neste café encontram-se uns saborosos bombons de chocolate com diferentes recheios.

Madeira:

Padaria Pastelaria Sésamo (Pão, doces e café - Estrada da Boa Nova (Funchal))
 
Nesta padaria pastelaria estão sempre a entrar clientes. Tem bolos muito bons e bom pão.
Tendo acabado de chegar ao aeroporto da Madeira e recolhido o carro de aluguer, e sendo para aí 8 horas da manhã, fomos directamente a esta padaria, sem a conhecer, e a escolha não poderia ser melhor.
É daquelas padarias pastelarias de alguém que esteve ligado a este tipo de negócio na Venezuela, havendo cachitos. Tudo com óptimo aspecto mas como já tinha comido cachitos em Espinho a minha curiosidade em saber se estes eram melhores levou-me a pedir um. Uma maravilha, muito macios, acabados de fazer nessa manhã, com uma massa muito saborosa e o seu recheio de fiambre, uma delícia.
Também o seu café delta óptimo, muito bem tirado e com o seu bom aroma de café.

Estrangeiro:

Há muitos locais por onde passámos e que nos deixam boas memórias do que encontrámos e saboreámos.

Mercado de Huelva (Mercado Municipal - Huelva - Espanha)

O novo mercado de Huelva é enorme com muitas bancas e uma boa arrumação.
Sempre encontrei aí bons legumes e boa fruta.

Mercado de Valencia (Mercado Central - Valencia - Espanha)
 
O novo mercado central de  Valencia é enorme, tem uma arquitectura muito interessante. Há produtos muito bons, legumes, frutas, peixe, mariscos e carne.

Mercado de Málaga (Mercado Central - Málaga - Espanha)
O novo mercado central de  Málaga tem uma arquitectura muito interessante. Numa entrada a porta é tipo árabe. Do lado oposto a entrada tem por cima uma zona de vidros, tipo vitrais, muito bonita. Há produtos muito bons, legumes, frutos secos, frutas, peixe, mariscos e carne.

Mercado de Algeciras (Mercado Central - Algeciras - Espanha)
Este mercado tem uma grande variedade de produtos, tem uma arquitectura  interessante com uma cobertura de tipo hexagonal, havendo à sua volta muitas bancadas que vendem produtos como legumes e frutas. De realçar o preço do peixe e das frutas que é cerca de metade do de Lisboa e arredores. Há produtos muito bons, legumes, frutos secos, frutas, peixe, mariscos e carne.

Bar confeteria (pequeno almoço - Algeciras - Espanha)
Este bar fica na Plaza Alta de Algeciras, ou seja no centro. O café con leche é muito bom. Mas realçamos as tostas com azeite e tomate. O creme de tomate a colocar por cima do pão torrado é muito bom. Há ainda uma delícia que é o dulce argentino croissant, um croissant recheado com dulce de leche (uma maravilha e bomba de calorias), morno e com uma cobertura doce. Um croissant deu para duas pessoas pois esta bomba energética é muito boa mas perigosa.

Bar La Esquina (Bar - Algeciras - Espanha)
Neste Bar La Esquina vai-se para comer peixe frito. Usam uma técnica de fritar o peixe em que a fritura torna a parte exterior do peixe crocante e a fritura não é gordurosa. Veio uma boa salada, com bons legumes e bem condimentada, alface, tomate, beterraba e cebola. Depois pedimos uns choquinhos pequenos fritos. Excelente fritura, e os chocos muito frescos muito saborosos e a desfazerem-se na boca, alguns com tinta. Pedimos ainda abrótea frita. Muito boa fritura, e o peixe partido em postas e pedaços como a cabeça. Muito saboroso e com fritura crocante. Terminámos com uma boa tarte de queijo com doce de frutos vermelhos, tendo deixado as natas para colocar nos dois cortados (café pingado).

Pastelaria La Rosa de Oro (Pastelaria - Jerez de la Frontera - Espanha)
Esta pastelaria em Jerez de la Frontera tem doces divinais. A não perder.


Pastelaria Escribá (Pastelaria - Barcelona - Espanha)
Esta pastelaria situada nas Ramblas, tem uns bons croissant. Mas o que tem de mais interessante e muito bom é o chocolate quente. É daqueles espesso com um muito bom sabor a chocolate. Caso demore a beber o chocolate ele começará a solidificar, tendo de acabar por comê-lo com uma colher.

Pastelaria Torreblanca (Pastelaria - Alicante - Espanha)
Estamos a falar do topo de excelência de pastelaria.
A especialidade da casa é o Panettone. No entanto, como poderão ver na foto todo o tipo de bolos são divinais.
À hora do lanche tomámos um café e comemos um milhojas maravilhoso. 3 folhas de massa caramelizada com óptimo creme pasteleiro, e o açúcar na quantidade certa.
Certamente dos melhores bolos que comemos em Espanha.
Café Espresso Republic (Café - Gijon - Espanha)
Além de ser um local muito agradável para se estar também tem um "café con leche" maravilhoso. Não é um capuccino mas fica ao nível dos melhores. Há também uns óptimos sumos de garrafa de uma marca holandesa, e muito mais. É um local a não perder em qualquer visita a Gijon.

Palermo Delicatessen (Biscoitos - Tapia de Casariego - Asturias - Espanha)
Nesta casa há umas bolachas de milho e chocolate muito boas, Tortos de Manaìz, ainda comprámos um excelente sumo de mirtilos sem açúcar em frasco (de cerca de Taramundi). Voltámos um ano depois e provámos uns bons croissant mas destacamos uns caracois excepcionais, a massa, os frutos, e toda a sua confecção dão-lhes um sabor divinal.

Chocolates Moreno (Chocolate quente- Ribadeo - Galicia - Espanha)
Nesta casa encontramos o chocolate em pó para fazer chocolate quente do bom. Quem gosta de um bom chocolate quente daqueles espesso, e se possível com churros, tem dificuldade em encontrar o chocolate à venda para o poder fazer em casa. Pois após experimentar este e aprová-lo, temos aqui uma casa onde há embalagens de meio kilo o outras de kilo com um bom preço.

Casa Villaronta (Polvo à feira e calamares fritos - Ribadeo - Galicia - Espanha)
Estamos na presença de uma casa de comidas que está sempre cheia e que por isso o café não se bebe à mesa mas sim ao balcão. Há necessidade de libertar a mesa para outros, apesar de não termos sentido qualquer pressão para o fazermos rapidamente. 
Uma dose de pulpo a gallega, custa 12€, mas o prato de madeira vem servido com duas camadas de polvo. O polvo excelente, muito macio e saboroso e bem temperado com azeite, algum sal mas sem ser em demasia e o pimentão. O pão também é bom. Não pedimos o prato de batata cozida, mas vimos noutras mesas que tinha bom aspecto.
Pedimos meia dose, que é bem servida, de calamares fritos, 6€, uma travessa com umas óptimas lulas, muito saborosas, tenras e bem fritas.
Ambas as especializadas são uma perdição e nada caras. 
Voltámos um ano depois e os preços são os mesmos bem como a qualidade do polvo, uma maravilha. Desta vez pedimos os cachelos, um prato com batata cozida muito boa, uma batata branca bem cozida, muito macia e saborosa, com um fio de azeite por cima e uma lata furada com pó de pimentão, daquelas que tem ou açucar em pó ou canela nos Pasteis de Belém. Um pouco de pó de pimentão nas batatas torna-as ainda mais saborosas.
Vimos ainda sair umas travessas com lacon com um aspoecto óptimo mas não pedimos pois já estávamos bem de refeição. Esta casa tem produtos típicos muito bem ozinhados e voltaremos sempre que estivermos por perto.
Ver internet: Casa Villaronta

Confiteria La Candelaria (Empanadas e bolos - Ribadeo - Galicia - Espanha)
Nesta casa encontramos umas óptimas empanadas de bonito ou de carne. Também os bolos são bons.

Convento de Santa Clara (Empanadas e bolos - Ribadeo - Galicia - Espanha)
Neste convento pode comprar-se aos sábados e domingos umas empanadas excepcionais bem como óptimos bolos, quer sejam os bolinhos de amendoa quer bolos de creme.

Pantaramundi (Pão - Taramundi - Espanha)
Nesta casa há um pão grande muito bom. Este pão aguenta-se bastante tempo sempre bom, fresco ou torrado. Quando aí voltarmos certamente que não perederemos a oportunidade de comprar o pão. Ver internet: http://www.pantaramundi.es/


Taberna A Pedra (Petiscos - Vigo - Espanha)
Nesta casa que já visitámos muitas vezes vamos essencialmente comer um excelete polvo à galega (muito macio saboroso e bem temperado), uns mexilhões com uma cozedura ao vapor divinais e a desfazerem-se na boca. Têm uma tarte de queijo divinal com um sabor óptimo que nós até pedimos para não colocarem o molho de açúcar caramelizado por cima.
Ver facebook: Taberna A Pedra
 
Panaderìa Cafeterìa Larralde (Croissant - Burguete - Espanha)

Encontrar bons croissant não é nada fácil. Neste café agradável onde se pode tomar um bom café con leche há uns croissant muito bons. Um único senão para os apanhar é preciso ir ao café de manhã cedo, pois eles esgotam. Claro que não se vem para este canto dos Pirinéus somente para comer croissants mas sim para apreciar uma natureza bela e bem conservada. 

Pastelarìa Galdaretxe (Croissant - Getxo - Espanha)
Encontrar bons croissant não é nada fácil. Nesta pastelaria há uns croissant muito bons, até fomos dois dias seguidos comprá-los por serem uma maravilha. Ver o mapa de localizações das "Gulodices".
Vejam: http://www.galdaretxe.com

Pastelarìas Manuel Segura (Bolos - Daroca - Espanha)


Nesta bonita pequena cidade histórica encontrámos uma pastelaria com uma grande variedade de bons bolos. Fica na rua principal. Há uns bolos que lhes chamam "Moscatelicos" que são um tipo bombons com cobertura de chocolate preto, e um interior que é feito de uvas moscatel e outro creme, uma delícia. Mas outros bolos também muito bons encontram-se nesta casa.


La Boutique du Chamois (Casa de chá e chocolate - Courchevel - França)
Na estância de neve de Courchevel, naqueles dias frios após desfrutar de uma óptima jornada de ski, sabe muito bem uma ida a esta casa onde tudo o que está à vista está à venda. Mas para mim o que mais gosto aí é o sumo quente de maçã com canela (excepcional). Claro que o preço é exagerado mas o prazer de bebê-lo faz com que nos esqueçamos desse pormenor. Há também bolos à fatia muito bons, bem como um bom chocolate quente (no entanto, no sítio certo, há bem melhores em Espanha).

La Crêperie du Tremplin (Crépes - Courchevel - França)

Na estância de neve de Courchevel, naqueles dias frios após desfrutar de uma óptima jornada de ski, sabe muito bem uma ida a esta casa para comer um bom crépe. Há uma grande variedade mas fica bem na memória o de frutos vermelhos, mirtilos, amoras, ... Também há vinho quente açucarado (vin chaud) mas comparado com o que se pode beber nos mercados de Natal na Austria e Alemanha fica bem atrás. Ver internet: Tremplin

Boulangerie Pâtisserie Salon de Thé Vulliet (Bolos - Le Grand Bornand - França)
Com uma grande variedade de pães realçamos uns excelentes bolos os moulin de framboise. Uma perdição. Tem ainda um bom chocolate quente, tipo leite chocolatado mas muito bom.
Ver internet: Vulliet

Le Fournil de Megève (Pão e Bolos - Megève - França)
Grande variedade de pães todos bons e com óptimo aspecto. Realço umas tartelete de nozes e caramelo que são de comer e chorar por mais. Uma maravilha. Claro que também tem as boas tartelete de mirtilos e outras de frutos vermelhos.
Ver internet: Le fournil de Megève

Café Boréal Coffee (Café- Genève - Suiça)
Um local bem agradável em Genève para beber um bom café, ou capuccino. Também tem bons bolos e sandes.

Hoerter Patisserie (Croissant - Molsheim - França)

Nunca mais esqueci esta localidade da Alsácia onde há muitos anos comi o melhor croissant que encontrei em França. O seu sabor e a sua massa folhada eram divinais.

Salumeria Angelo Mangili (Presunto - Bergamo - Itália)
O presunto de Parma é muito aromático e uma maravilha quando cortado muito fino. Nesta loja comprámos um presunto e outras carnes fumadas partidas muito finas com sabor divinal. Ver o mapa de localizações de "Gulodices". Ver internet: Angelo Mangili

Segafredo (Café- Munique - Alemanha)
O café expresso do Segafredo em Munique é muito bom.

Pastelaria Koi Kei (Nogat - Macau)
Apesar de nunca ter estado em Macau não resisto a divulgar esta pastelaria que tem uns nogat excelentes. Há várias variedades com amêndoa, ou amendoim todos muito bons. A minha irmã trouxe uma caixa de meio kilo que se comeu rapidamente. Estes nogat são viciantes, se não defenirmos uma quantidade para pararmos comemos todos de uma vez. 
Agora já lá estive e para além do óptimo nogat há uma variedade de outros bons bolinhos. Lojas Koi Kei há muitas em Macau, e até no cais de embarque para Hong Kong, e vimos também uma loja Koi Kei em Hong Kong na região de Causeway Bay.

CAFE CORRIDOR (Café - Hong Kong, Causeway Bay)
O melhor café que encontrámos em Hong Kong, Café Corridor. Uma casa pequena que se encontra ao fim de um corredor num prédio. O aroma a café é bem presente e esse bom cheirinho deixou-nos antever que tinhamos encontrado um bom lugar par tomar um café expresso. O macchiato também é óptimo, com a espuma do leite por cima. Há ainda bolos diversos muito bons com uns excelentes cheesecake.
 
Para além deste local em Hong Kong há ainda a cadeia caffè Habitú quetem um bom café. Ainda a um bom nível a cadeia Pacific Coffee também tem bom café macchiato. Aceita-se ainda o café macciato do Mc Café mas o café do Starbucks é mesmo mau e para esquecer.