quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Restaurante Terra Mãe


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante num domingo, ficámos na sala contígua à cozinha existindo um vidro grande para a mesma e que dá bem para apreciar a dedicação e profissionalismo da equipa de cozinheiras e cozinheiros, a casa esteve cheia, nas duas salas, na nossa, na do meio com a grande garrafeira vidrada numa longa parede, e no balcão junto à entrada não vimos nenhum comensal (quando entrámos e quando saímos).
Cesto de bom pão com grande variedade, pão escuro com passas bom, pão, broas, ...
Tostas de pão de centeio numa tapinha, muito bom para acompanhar a manteiga. A não perder.
Pasta de azeitona divinal, excelente sabor e textura. Manteiga com ervas aromáticas e alho, óptima. Patê suave, quase espuma, de atum com salsa, muito saboroso. A não perder.
Copo de vinho branco do douro, boa estrutura e um pouco seco, mas muito bom.
Copo de vinho branco das barrada volúpia, bom com toque de gaseificado e fim de boca mineral.
Entradas:
Gambas com massa frita e molho agridoce, óptimas. O molho agridoce muito equilibrado e a combinar na perfeição com as gambas. As ambas carnudas e com óptima textura e envoltas numa massa muito fina aos fios e frita, uma maravilha.
A não perder.
Folhados de aves, muito bom. Uma massa folhada excelente com um recheio de carne de aves e um creme envolvente tudo ide óptimo sabor, uma delícia. A não perder.
Prato:
Pedimos para repartirem em dois pratos uma dose de corvina com risotto de espargos verdes. Vieram dizer-nos que não tinham corvina mas sim robalo e que poderiam fazê-lo com o risotto, e assim foi e muito bem escolhido.
Robalo com risos de espargos verdes, divinal. O robalo cozinhado no ponto certo, a pele a separar-se do seu lombo com estrema facilidade, o lombo húmido por dentro e a lascar de óptimo sabor. O risotto então estava um primor, uma maravilha, o arroz no ponto certo a trincar-se um pouco a sua envolvente de óptimo sabor, os espargos verdes também no ponto de trincar ligeiramente e de sabor maravilhoso. O risotto estava simplesmente perfeito. Ainda um pouco de caviar que fazia uma combinação de sabor excepcional. A não perder.
Sobremesa:
Pudim abade de priscos com gelado de tangerina, uma maravilha. O pudim de óptima textura e sabor como se quer de um pudim abade de priscos, e não estava com açúcar em excesso o que por vezes o torna um pouco enjoativo, o gelado de tangerina estava divinal de cremosidade e sabor, uma perfeição. Ainda uns bons frutos vermelhos e uns pedacinhos de biscoito de amêndoas óptimo. Sobremesa mesmo divinal. A não perder.
Terminámos com dois bons cafés bellissimo.
Por esta memorável refeição para duas pessoas pagámos 54,5€.
Este restaurante deixou-nos vontade de regressar rápido pois há sobremesas como a pinacolada a chamarem-nos, e vimos sair vários pratos de carne todos com óptimo aspecto.

Localização em São João de Ver: