segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Restaurante Brasão



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante num domingo de agosto, casa cheia com pessoas à espera de mesa. Como tinha lido tantos elogios à casa já há algum tempo foi desta que aí fomos. Chegámos antes da abertura do restaurante e vimos à porta um número para fazer reserva de mesa. Ligámos e de uma central foi-nos feita a reserva de mesa de forma célere e correcta, no entanto foi-nos perguntado para que restaurante estávamos a fazer marcação pois têm dois na baixa do Porto.
À hora marcada estávamos no restaurante onde fomos para a nossa mesa e onde na parte inferior do mesmo já estavam todas as mesas ocupadas, de seguida, isto antes das 13 horas começaram a ocupar as mesas das mezanines superiores.
Mais tarde verificámos que todas as mesas pediam francesinhas e bebidas.
Um copo de sangria de rosé boa e com frutas, morango, kiwi, e maçã.
Uma cerveja de pressão muito boa e fresca numa caneca grande que mantém a temperatura da mesma fria. A não perder.
Três variedades de pão, todos bons com o de sementes excelente. A não perder o pão de sementes.
Boa manteiga.
Quando fizemos o pedido e pedimos o prato de bacalhau foi-nos logo dito que o mesmo demoraria cerca de 40 minutos. Como pedimos entrada e não estávamos com pressa aceitámos a escolha.
Entrada:
Pedimos dois rissois de carne com maionese pois os mesmos constavam na lista como especialidade da casa. Os rissois de carne acabados de fritar, tinham boa fritura, uma boa massa e um recheio de carne picada saboroso. Muito bons mas sem atingirem a excelência.
Pratos:
Bacalhau com cebola acompanhado de batatas fritas, bom. O tempo de espera foi na realidade muito o que acaba por fazer com que entre comermos os rissois e o prato haja um espaço temporal que torna a refeição desagradável. As batatas fritas a acompanhar são somente razoáveis, a posta de bacalhau alta e a lascar estava boa.
Bife da vazia com queijo da serra, razoável. Foi pedido o bifo médio, e na realidade, talvez por desacerto de tempos na cozinha, o bife vinha muito bem passado. A carne perdeu a sua suculência, macieza e sabor. O molho estava bom e a bola de queijo da serra era bom mas para uma carne ou ao ponto ou média. A acompanhar umas batas fritas às rodelas nada de especial.
Terminámos a refeição com dois cafés. 
Pagámos por esta refeição para duas pessoas 46,8€.
Na realidade esperávamos mais deste restaurante quer pelas referências, quer pelos donos terem o Paparico que já antes de ser deles era uma referência de boa comida e excelência gastronómica. Este Brasão parece um restaurante industrializado onde se vai para comer uma francesinha. Na realidade como cerca de duas francesinhas por ano e gosto das mesmas mas conheço várias casa onde comer as mesmas. Ir ao Brasão comer outros pratos que não sejam uma francesinha pareceu-nos caminho para sairmos insatisfeitos.
Falámos com o gerente da casa que foi muito educado e compreendeu o nosso ponto de vista e que nos disse estar atento a todos os pontos a corrigir para que corra tudo bem na casa. Assim esperamos que possam corrigir o que necessário para que os clientes saiam satisfeitos da mesma. O fluxo de clientes "aos magotes" quer estrangeiros quer turistas Portugueses para irem comer a francesinha torna o ambiente um pouco pesado e barulhento.

Localização no Porto: