sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Restaurante La Taverne


A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.


Almoçei neste restaurante numa terça-feira. Já tendo aí passado no domingo para tomar um café e conversado um pouco com os donos da casa. Estamos a falar de uma família de pessoas da montanha que vivem do gado e agricultura. Muito educados e que me deixaram logo a impressão de termos uma cozinha tradicional de montanha muito saborosa e experiente. O restaurante tem uma óptima explanada para quando o sol brilha e uma boa sala interior para os dias com tempo agreste. (ver foto)

O restaurante estava cheio na parte exterior e composto dentro.
Garrafa de água da montanha muito boa (carafe d'eau). 
Bom pão, saboroso e bem cozido.
Tartiflette excelente. A batata cortada em fatias finas, macia e saborosa, com um creme de queijo entre essas fatias e pedaços pequenos de bacon muito saboroso. Veio bem quente para a mesa e gratinado por cima com queijo. Uma delícia para um prato de montanha tão simples mas tão bem cozinhado.
Tarte de maçã excelente. Uma óptima massa da base da tarte do tipo de bolacha mas com a textura e sabores certos. A maçã muito saborosa partida às fatias muito finas e arranjada em cascada com um pouco de canela por cima, muito saborosa.
Por esta simples e tão sabrorosa refeição paguei 12,5€, como se pode ver na cópia da factura em anexo.

Esta casa é um exemplo do que se tem passado comigo no estrangeiro, e que do meu ponto de vista deveria ser aplicado em Portugal. No fim pedi a conta e trouxeram-me a factura (não tive de a pedir). Como se pode ver em França o IVA da restauração actualmente é de 10%.
Não faz qualquer sentido o que se passa em Portugal, no fim da refeição pedimos a conta, depois perguntam-nos se queremos factura e ainda nos perguntam o nosso número de contribuinte. Eu não tenho nada que dar o meu número de contribuinte para ter uma factura de refeição, em qualquer País do mundo por onde tenho passado nunca vi tão grande disparate.

Localização em Le Grand Bornand, Chinaillon: