quarta-feira, 21 de junho de 2017

Restaurante A Cozinha do Português


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa segunda-feira e a casa esteve cheia.
Aos almoços dos dias de semana há menu do dia com um prato de carne e outro de peixe.
Cerveja de pressão boa.
Pedimos duas sopas do dia, que era sopa de feijão verde, muito boa e saborosa.
De prato optámos pela corvina. No entanto, vieram depois dizer-nos que a mesma já tinha acabado e que a alternativa do peixe era pescada dourada, que escolhemos.
A pescada dourada, com duas postas de pescada de bom diâmetro, e com boa fritura com ovo, estava muito boa sendo de uma boa pescada fresca.Óptimo sabor e ficámos bem contentes com a pescada, lembrando-me de em miúdo em férias com a família comer esta pescada dourada no hotel das termas do gerês. É sempre bom recordar quando o que comemos nos faz lembrar o que comemos com gosto há já uns bons anos.
A acompanhar um bom arroz branco e salada.
Terminámos com dois bons cafés.
Lembro-me que esta refeição para duas pessoas saiu-nos a bom preço e que ficámos com vontade de regressar com tempo para provar outros pratos.

Localização em Vila Nova de Gaia (Madalena):

Restaurante Portal del Carmen


Ao carregar no cartão do restaurante acede directamente à sua página de internet. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste óptimo restaurante num sábado e para além de nós houve uma mesa com dois casais com cinco filhos de tenra idade.
O dono do restaurante é muito simpático e com bons conhecimentos gastronómicos, estivemos à conversa e ele disse-nos que o pai dele era Algarvio, tendo ido trabalhar para as minas de Rio Tinto, não muito longe de Huelva, e depois para esta zona de Teruel.
Dois copos de vinho tinto Monasterio de las Viñas, crianza, 2013, muito bom. Vinho com boa estrutra, frutado e bom fim de boca.
Foi-nos oferecido uns quadrados de uma boa empanada de atum e tomate.
Entrada:
Pedimos uma dose de pastel de legumbres, excelente. Muito suave, o pastel bem saboroso, com molho também suave que combina muito bem, tendo um pouco de tomate, e uma boa salda a acompanhar de produtos todos bem saborosos. A não perder.
Pratos:
Rabo de toro, excelente. A carne estufada com vinho tinto, muito macia e saborosa, com óptimo molho, e a soltar-se facimente dos ossos. A acompanhar uns saborosos cogumelos, um óptimo tomate grelhado, e a courgete com presunto, óptimos sabores. A não perder.
Mãozinhas de porco com enchidos, óptimo. As mãozinhas de porco muito bem cozinhadas e saborosas e os enchidos muito saborosos, os acompanhamentos também muito bons idênticos aos do rabo de toro. A não perder.
Sobremesa:
Um creme de quijo com doce de figo, muito bom. Bons sabores a combinarem do creme de queijo e do doce de figo.
Terminámos com dois cortados.
Óptima relfeição gastronómica e num restaurante em que as mesas de um dia quente ficam na sombra do claustro do convento, muito agraável e memorável. Local que nos convida ao regresso.

Localização em Rubielos de Mora:

Restaurante Mesón del Óvalo


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa sexta-feira e o mesmo ficou cheio.
Aos almoços dos dias de semana há um menu do dia com preço em conta, onde a escolha dos pratos é vasta.
Pedi cerveja de pressão, caña, que me perguntaram se queria numa caneca gelada. Veio uma caneca de vidro gelada com uma óptima cerveja fresca, bem tirada e muito saborosa.
Entradas:
Sopa de cebola, excelente. O melhor de toda a refeição, uma sopa de óptimo sabor com a cebola a desfazer-se uma delíca. A não perder.
Canelones de cogumelos, agradável. Um molho de queijo a envolver os canelones de cogumelos um pouco adocicado. Os canelones de cogumelos bons.
Pratos:
Pato confitado com molho de frutos vermelhos e pêssego, Agradável. As duas perninhas de pato comiam-se mas não estavam nada de especial, a carne macia mas o molho e o pêssego de lata não conseguiram fazer o prato.
Secretos de porco, carne saborosa bem como o molho mas com a carne muito rija. Ou a carne foi mal cortada ou era por os secretos serem uns bifes altos em vez de finos. As batatas fritas estavam normais.
Sobremesas:
Arroz doce, bom e saboroso.
Pudim flan, bom e normal.
Terminámos com dois cortados, café com um pouco de leite.
Este restaurante estava cheio e é bastante conhecido na cidade como sendo bom, mas no nosso caso o que realçou foi as ótpimas cerveja e a sopa de cebola.

Localização em Teruel:

Restaurante Mesón Despeñalagua


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa quinta-feira e a sala acabou por ficar composta de comensais, e isto apesar de estarmos numa vila nos montes, só que mais perto de Madrid.
Bebemos duas cañas de boa cerveja, fresca e bem tirada.
Entrada:
Uma dose de croquetas de corzo, muito boas. Boa fritura e com recheio muito macio e saboroso. A não perder.
Pratos:
Costeletas de borrego grelhadas, muito boas. Carne muito saborosa e com umas batatas fritas, com boa fritura, e saborosas.
Filete de entrecote, carne tenra e muito saborosa com as mesmas boas batatas fritas a acompanhar.
Sobremesas:
Um pudim de queijo, agradável. Bom o sabor a queijo mas com um nível de açúcar muito baixo retirando-lhe o ponto certo para um pudim de queijo. Ainda um açúcar caramelizado que não estava no ponto e que na parte superior do pudim deu-lhe mau sabor (o açúcar caramelizado acabou por ficar um pouco queimado).
Gelado de quijo com mel, excelente. Uma bola de gelado de quijo com óptimo sabor com um pouco de espuma de queijo e um fio de mel, óptima combinação de sabores. A não perder.
Refeição a preço em conta num dia de semana numa aldeia que deve ter muitos vistantes no fim de semana. Nem chegámos a apercebermo-nos que há mais outros restaurantes como alternativa. Andavam muito poucas pessoas a passear nas ruas, havia somente algunmas pessoas da terra a fazer pequenos trabalhos, cortar erva, ou um casal de idosos numa varanda.

Localização em Valverde de los Arroyos:

Restaurante Posada del Medievo


Ao carregar no cartão do restaurante acede directamente à sua página de internet. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa quarta-feira e fomos a única mesa ocupada. Para esta pequena vila o turismo de fim de semana é que trás vida à mesma, mas um óptimo restaurante como este merecia estar com bastantes clientes.
A refeição foi servida num ritmo o mais adequado, com os diferentes pratos a sairem da cozinha sem grandes esperas entre os mesmos. No fim conversámos um pouco com o dono, o empregado e o cozinheiro e este esteve em realce pelos seus conhecimentos, pela exclelência do seu trabalho, pela sua simpatia sempre com um sorriso nos lábios.
Um copo de vinho branco Rueda, de casta verdejo, muito bom.
Um copo de vinho tinto muito bom.
Após o pedido trouxeram-nos um amouse bouche, de oferta, de uma óptima tortilla de patata, ainda quente, muito saborosa e a desfazer-se na boca, com ligeira húmidade interna de óptimas batatas e ovos bem integrados, uma maravilha. A não perder.
De prato pedimos o cordero lechal assado, uma delícia, extraordinário. Veio uma travessa de barro com o cordeiro assado, incluindo perna e costelas, para vermos o assado. Depois o Senhor, numa mesa ao lado, troceou a carne e serviu-nos um bocado a cada com um pouco do seu excelente molho da asadura. A carne de um sabor divinal a desfiar-se e a desprender-se dos ossos facilmente, sendo simplesmente necessário puxá-la com o garfo. A pele também de óptimo sabor e bem tostada um sabor de carne para recordar por muitos anos. A acompanhar uma exclente salada com óptimos tomate, cebola, alface, couve roxa, tudo com óptimo sabor. Uma delícia. A não perder.
Sobremesas:
Pedimos um biscuit de higo, simplesmente divinal. O gelado de figo com um óptimo sabor. A não perder.
Uma tarte de quijo de frutos vermelhos, divinal. A tarte de quijo com óptimo sabor a queijo e com o nível de açúcar no ponto certo, um doce de frutos vermelhos óptimo bem como os mirtilos, as framboesas e as groselhas. A não perder.
Terminámos com dois bons cortados.
Uma refeição de memória de tão bons produtos e cozinhados. É daqueles restaurantes que justificam um desvio numa viagem para iri aí comer. Simplesmente maravilhoso.

Localização em Maderuelo:

Restaurante José Maria


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa terça-feira, tendo o restaurante ficado cheio rapidamente.
Não tinhamos marcação de mesa mas como chegámos cedo ainda conseguimos lugar sem ter de esperar. 
Fomos atendidos por um Senhor que pela sua experiência e gostar do que faz, tem um alto nível de conhecimentos gastronómicos e presta um serviço de alta qualidade, uma referência para quem queira aprender o que é serviço de alto nível.
Um copo de vinho branco maduro de Rueda, de castas verdejo, bom mas não tanto como o do dia anterior.
Um copo de bom vinho tinto maduro da adega pertencente ao restaurante, Pago de Carraovejas.
Foi-nos oferecido um pequeno copo com um gazpacho muito bom e saboroso, uma maravilha de sabor e frescura. A não perder.
De entrada pedimos uma dose de cogumelos na grelha com foie gras. Uma boa variedade de bons cogumelos muito bem grelhados com as raspas do foie gras a combinar na perfeição, uma delícia. A não perder.
De prato pedimos o cochinilo para duas pessoas, o famoso leitão da região. Verificámos que para mesas de quatro ou mais pessoas traziam uma travessa com um cochinillo inteiro (leitão) e depois à frente dos comensais partiam o mesmo com um prato a servir de faca. Este leitão vem acompanhado de uma terrina com molho sendo servido o mesmo no momento, um molho suve da gosdura de poassadura do leitão. A carne do leitão muito macia e saborosa e a pele está quebradiça e muito saborosa tendo um pouco da gordura do animal. Uma delícia. A não perder.
De sobremesa pedimos tarta de quesos castellanos con helado de frambuesa, uma delícia. O gelado de frambuesa muito bom. O doce de frutos vermelhos e os cubos de marmelada todos óptimos, a tarte de quijo com o óptimo sabor do mesmo uma maravilha. A não perder.
Por esta refeição pagámos um valor acima da média no entanto a qualidade de tudo o que foi servido e do serviço justificam plenamente o preço pago pela refeição. Um restaurante a repetir sem dúvida alguma.

Localização em Segovia:

Restaurante Los Zagales


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa segunda-feira. A sala do restaurante encheu mas a barra, local onde ficámos, esteve composta mas nunca chegou a ficar com todos os lugares lotados.
Perdi os apontamentos sobre as refeições indo somente fazer referência dememória aos mesmos.
Uma boa cerveja de pressão, caña.
Um copo de vinho branco maduro, da região e Rueda, de casta verdejo, muito bom em termos de frescura, acidez e sabores a fruta, Mocén. A não perder.
Pedidos:
Pedimos duas das tapas que ganharam concursos das mesmas em diferentes anos.
Uma o tigre toston, um pouco adocicado com um pão escuro, e um recheio com um pouco de leitão e legumes. Agradável mas não achámos especial.
Uma outra tapa vencedora, uma sandes de diversos constituintes esta sim muito boa.
Pedidos:
Pedimos uma ração de revueltos de espargos e gambas, muito bom. Os ovos bem húmidos com bons espargos verdes e gambas, muito saboroso.
Ainda pedimos um mini hamberguer de borrego, este uma maravilha de sabor. Excelente. As batatas fritas que acompanharam eram de pacote e nada de especial, no entanto no copo pequeno estava um granizado de vinho tinto muito saboroso e bom. No hamburguer a carne de borrego e os legumes de sabor óptimo. A não perder.
De sobremesa um pudim de queijo (pudin de queso), excelente. O pudim com óptimo sabor a queijo e com um molho de açucar caramelizado no ponto. A não perder.
Terminámos com dois cortados, café com um pingo de leite, razoáveis.
Esta casa tem muita fama em Valladolid. Comoemos bem com alguns pontos mais mas não nos surpreendeu assim tanto. Local de boa comida tendo a vantagem de estar aberto numa segunda feira o que não acontece com muitos outros locais conhecidos de Valladolid.

Localização em Valladolid: