segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Restaurante Miradouro


A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.

Estivemos neste restaurante a almoçar numa sexta-feira. Ficámos na sala do andar de cima que tem aceso à varanda que nos permite desfrutar da linda paisagem do rio Douro e Tâmega. Estando no mês de Agosto com calor ao chegarmos apenas uma mesa estava ocupada por um casal. Mais tarde, após sairem, essa mesa viria a ser ocupada por outro casal. Havia ainda uma mesa marcada para um grupo, talvez de cerca de dez pessoas, que chegaram de barco num iate e que sabiam bem ao que vinham, boa comida tradicional e bons vinhos verdes e maduros.
Este restaurante é muito procurado por pessoas vindas de todo o país para comer a lampreia, e também o sável, na sua época (fevereiro e março), não se esquecendo de terminar a refeição sem se deliciarem com o leite creme queimado ou com canela.
Na realidade ao chegar ao restaurante e ao entrar fico com a ideia que está quase na mesma desde a minha visita com os meus pais e irmãs já vai para umas boas dezenas de anos. Falta o serviço que era feito por senhoras ou raparigas todas fardadas. Estava eu na minha adolescência quando o meu pai parou o carro na estrada principal para irmos almoçar ao Miradouro que estava cheio à nossa chegada. Sei que foi no verão e que a comida tradicional estava boa mas o que ficou mesmo na memória até hoje foi quando pedimos a sobremesa. Pedimos leite creme e foi-nos dito que já não havia a não ser que esperássemos pela sua confecção. Assim foi, e depois chegou-nos à mesa uma travessa de leite creme, acabado de fazer, morno e que era tão saboroso e cremoso que nos deliciámos até ele desaparecer da referida travessa.
Broa boa e quente.
Vinho maduro quinta das servas (Alentejano de Estremoz) tinto meia garrafa, agradável.

De entrada umas pataniscas. Muito boas, acabadas de fritar, com boa fritura, com bacalhau desfiado, cebola picadinha e salsa, muito saborosas.
Prato:
Uma dose de cabrito assado, excelente.
A acompanhar batatas assadas, muito macias e saborosas e com aquela gordurinha do molho da assadura da carne, uma delícia.
A carne bem macia e a separar-se dos osso usando-se somente o garfo com óptimo sabor, divinal.
Ainda de acompanhamentos um arroz solto saboroso e um óptimo feijão verde partido muito fino bem temperado e com um pouco de alho, já frio mas uma maravilha
O cabrito assado estava uma delícia. A não perder.
Sobremesa:
Dois leite creme queimados. O açúcar queimado tinha a camada de espessura correcta, sem excesso de açúcar, e estava bem queimado. O creme é que decepcionou um pouco. Não foi acabado de fazer mas sim aquecido antes de vir para a mesa, e estava pastoso e não cremoso como me recordava. Assim estava saboroso  mas não como me lembrava. Bom.
Termimos com dois cafés.
Por esta deliciosa refeição para duas pessoas pagámos 37,2€. 
O restaurante Miradouro continua a ser uma casa de boa comida tradicional merecendo sempre uma nossa futura visita. Parar o carro junto ao restaurante não é fácil havendo até como alternativa a experimentar a outra casa do mesmo dono em Rio Mau, Mirante do Douro, que tem lugares para estacionar mesmo à porta, tem também uma bonita vista do rio Douro, e neste mesmo dia tinhamos visto com vários carros à sua porta quando vinhamos do lado do Porto.

Localização em Entre-os-Rios: