terça-feira, 31 de maio de 2011

Restaurante Casa Sevilla



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.casa-sevilla.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Para acomanhar a refeição um bom vinho branco Rueda.
De tapa a acompanhar a bebida um lagostim com batata palha (ver foto abaixo), um bom lagostim envolto num pouco de creme de batata, e depois envolto num ninho de batalta palha frita. Muito bom. Acompanhavam umas óptimas alcaparras muito saborosas, e sem vinagre.
De seguida umas muito boas alcachofras pequenas, com pedaços de presunto, azeite e um pouco de cebola do refogado.
Um bom folhado de legumes, com uma boa massa folhada com vários legumes por cima, pimento, tomate, corgete.
"Calamares" fritos em azeite com alho e louro, muito saborosos, tenros, e bem aromatizados pelo louro e alho. Com as lulas partidas às rodelas e ainda as suas pernas.
Para sobremesa uma tarte de tourron agradável com um muito bom gelado de framboesa, dispensando-se o creme de chantilly que foi colocado.
Um local a repetir.

 
Localização em Almeria:

Restaurante Pan8



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.pan8.es. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Enquanto se aguarda foi-nos oferecida uma salada muito agrdável, de tomate, atum de conserva, alface e cebola.
Acompanhámos a refeição com um copo de vinho branco de Rueda, bastante frutado e bom.
Ainda nos foi proporcionado, como oferta, experimentar um bacalhau "rebozado", um pedaço de bacalhau, de uma posta alta, muito bom e envolto em farinha e ovo e frito. Muito bom, com boa fritura e o bacalhau húmido e a lascar.
O gaspacho estava óptimo, fresco, com um creme de tomate muito bem condimentado com azeite e vinagre e com o alho na quantidade certa para lhe dar um sabor muito bom. Para adicionar escolhi pequenos cubos de pão frito, pedaçõs pequenos de presunto e cebola picada. Não escolhi os pedaços de pimento nem os de pepino. Gaspacho excelente.
Soupa de lentilhas muito boa, com pedaços pequenos de chouriço e batata cozida. 
"Lubina al horno", robalo no forno com alho. O peixe estava bom e acompanhado com uma boa batata frita palha.
Para sobremesa de realçar uma excelente tarte de tourron, notando-se que tinha sido feita no dia, com o creme pastoso e muito saboroso. Também um bom "toucinho do céu" não muito açucarado.
Tivémos uma muito boa refeição e com preços em conta.
A voltar.

Localização em Murcia:
 

Restaurante Casa Pepa


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.casapepa.es. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Mais um daqueles restaurantes onde se tem uma refeição divinal e um serviço de excelência, ou seja de antologia. Esta casa está no campo no meio de pomares, maioria laranjeiras, e vinha. Mas não se está na presença de uma quinta com uma casa apalaçada. É sim uma casa de um único piso que foi ampliada e modernizada partindo de uma pequena casa antiga existente no local. Tem um jardim com árvores e relva muito agradável. Tem uma sala muito bem decorada e com muita luz devido à grande zona envidraçada virada para o jardim, e também um tecto em vidro com uma estampagem que parecem folhas. Tem uma sala climatizada enorme com uma muito grande garrafeira.


Logo no início é-nos colocado um copo largo na mesa com um género de bolachas salgadas e quentes maravilhosas.
Boa variedade de pão muito bom, tendo optado pelo pão de azeite e pleo pão de coco.
O vinho branco sugerido, e penso que da casa, é um óptimo vinho branco da região muito frutado, sem ser excessivo, e de casta moscatel. Excelente vinho branco de mesa (ver foto abaixo) que nos surpreendeu muito positivamente. De realçar que também com as sobremesas nos foi dado um cop de vinho moscatel fresco, esse sim com maior teor de alcool e adocicado (como os nossos vinhos moscatel de Setúbal e de Favaios).
E agora o repasto.
"Pão de tomate" (ver foto abaixo), água de tomate, presunto crocante e flor, muito bom e fresco.
Vieira algas e molho verde, com uma óptima vieira, um óptimo queijo acastanhado e "petrificado" aos pequenos pedaços, uma excelente pasta tagliatelle de cor rosa, e as algas que combinavam bem com o molho verde. Excelente.
Pequenas favas com creme de legumes. Excelentes favinhas, com um creme de legumes divinal, uns pedaços pequenos de porco preto, com alcachofra e um pequeno traço de pasta de salsicha. Excelente.
Arroz caldoso de "Pichón" (da família do pombo). Um arroz caldosos (arroz de tipo italiano) com grão de bico, num molho muito bom, com carne de "pichón" em pedaços e cogumelos. Excelente.
Para sobremesa, chocolate (tipo mousse pastosa) sobre bolo de laranja, tipo pão de ló impregnado com molho de canela. Este muito bom.
A acompanhar o café uma muito boa gelatina de framboesa fria, uma trufa de chocolate muito boa e uma grande gota de turron óptima.


Mais uma daquelas refeições excepcionais com tudo a atingir o topo. Aqui temos um porto garantido de uma nova refeição de excelência.



Localização em Ondara:
 

Restaurante El Granaino


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.mesongranaino.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Casa com muitas salas de refeição que se encontrava cheia. Felizmente havia ainda uma mesa livre.
Para começar umas grandes e boas azeitonas bem temperadas com um molho de azeite.
Pão partido aos pedaçso em forma de cubos, que foi ao forno, estando mornos, com um pouco de azeite e umas sementes pretas. Bom.
Um bom vinho branco verdelho de Rueda (zona de Espanha com bons vinhos brancos), frutado e com nível correcto de acidez.
Tapa de "salmorejo" (creme de tomate, azeite, cebolinho) com pedaços de caranguejo descascado fria mas boa. Come-se muito bem com uma pequena colher de chá.
De pratos peixe grelhado acompanhado por boa batata cozida. Salmonetes e dentón (muito bom).
As sobremesas foram muito boas, uma "tarta de queso com amoras" com uma óptima pasta branca de queijo, uma base fina e muito boa, e uma boa cobertura de doce de amoras. Um excelente gelado de queijo com framboesas, en que o gelado de queijo estava divinal (um dos melhores de sempre)e tinha umas sobremesas muito boas e um bom molho.
Nesta casa o "cortado", ou seja café pingado, é muito bom.
Saímos muito satisfeitos com a refeição e tivemos um daqueles almoços que nos agradaram.


Casa a voltar.

Localização em Elche:

Restaurante Sur


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://restaurantesur.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Uma casa frente à praia que tem uma água cor azul turquesa muito apelativa. O Restaurante tem sala interior no primeiro andar e uma esplanada a esse nível. Há ainda mesas exteriores no piso inferior junto à estrada.
Pedimos um alioli óptimo, muito usado na Catalunha, que é uma maionese com alho. Tem um sabor forte a alho e o truque da sua feitura passa pelas quantidades dos seus constituintes. Estava muito cremoso e deliciámo-nos a barrar pão ligeiramente tostado e comer este excelente manjar.
De entrada um  óptimo polvo grelhado com muito bons legumes grelhados, courgete, tomate, beringela, ...
De prato principal uma grelhade mista de peixe, com bons peixes, e bem grelhados acompanhado de bons legumes.
De sobremesa uns óptimos gelados em fatia, tipo cassata, de gelado de figo e de gelado de tourron.


Local muito agradável para uma excelente refeição. Merece que voltemos.


Localização em Xàbia / Jávea:

Restaurante La Tierreta


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.latierreta.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Num tabuleiro foi-nos dado a escolher entre 6 variedades de pão. O pão de tomate era excelente. Uma cor mais avermelhada, pão bem cozido e muito saboroso. Também muito bom o pão, mais usual, de nozes e passas, bem como o pão de azeite.
Como entrada de oferta da casa um caldo de marisco muito saboroso acompanhado de uns óptimos croquetes de peixe e caril, sabor excelente e muito agradáveis.
A entrada pedida foram umas óptimas alcachofras com foie-gras. O excelente foie-gras em pequena quantidade e umas alcachofras com o pé muito saborosas, partidas a meio.
De pratos um excelente hamburger de sepia de lagostins, com uns óptimos lagostins muito saborosos, a sepia partida em pedaços pequenos e um molho de castanha muito bom (ver foto abaixo).
Também muito bom rabo de boi com legumes (foto abaixo), com a carne desossada muito bem estufada, saborosa e macia, com uns legumes grelhados muito bons, com um pouco de caldo de carne mas com interferência neutra.

A voltar.
Localização em Teruel:

Restaurante Maher


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.hotelmaher.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estamos na presença de um restaurante de excelência onde para além de uma refeição gastronómica divinal tem de se realçar também o serviço de excelência, uma lição para muitos restaurantes, especialmente em Portugal.

Pão excelente. 

Um vinho tinto da casa excelente, claro que é das caves da terra, Cintruénigo, a casa Chivite. Este vinho tinto Gran Feudo edición, selección especial 2006, com as castas Tempranillo, Merlot e Cabernet Sauvigon, foi-nos servido à temperatura ideal e mostrou ser um óptimo vinho, com uma boa estrutura e com os sabores dos frutos bem presente. Não fui às caves Chivite, e estou arrrependido, pois procurei-o por várias lojas e não o encontrei à venda.
Entrada oferecida pela casa excelente. Um creme quente de batata com um pouco de chouriço e ceboula frita, com todos os seus sabores e muito aveludado, excelente. E uma alface com pasta de queijo (feita com queijo de Roncal, Isaba e Parmesão) azeite e tomate doce muito bom (ver foto anexa).
A entrada escolhida estava divinal, alcachofras verdes com pé com presunto (finas fatias e pedaç~eos pequenos).
De pratos, o "cochinillo" (leitão) com puré de maçã (ver foto anexa) estava maravilhoso. Tinha uns óptimos legumes a acompanhar, cenoura, vagens de ervilhas, cogumelos, ... A pele do leitão estava crocante e a carne muito macia e saborosa desfez-se na boca. O molho que acompanhava era pouco e neutro. O creme de maçã era excelente pecando por ser pouco. Um toque de doce caramelizado de frutos vermelhos e vinagre balsâmico excelente.
O "lechazo" cordeiro também excelente. A carne muito bem cozinhada, em forma de pequeno lombo recheado de peqeunos pedaços de pimento vermelho estava divinal. Os legumes qu acompanhavam também muito bons. E um pouco de caldo neutro.
De sobremesa, um cilindro de laranja com creme de manga, excelente, um cilindro fino de massa caramelizada, no interior frutas aos pedaços, um creme tipo pasteleiro e com a parte superior com um creme de manga óptimo.
"Canudos rellenos de crema al whisky", sobremesa tradicional mas muito boa, três canudos de massa frita, muito seca, com recheio muito bom do tipo pasteleiro com um toque de whisky. Excelência feitura.

Tivemos o enorme prazer de disfrutar de uma excelente refeição em que tudo atingiu o nível máximo da perfeição. Inesquecível.

Voltar sempre e aconselhar.

Localização em Cintruénigo:

Restaurante Beti Jai


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.beti-jai.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Restaurante com salas de refeições no 1º andar. Aí há duas salas uma, mais requintada, para refeição à carta e a outra para refeições de menu. Quando chegámos vimos uma sala vazia, a da carta, e outra, a do menu do dia quase cheia. Depois de perguntar qual o menu do dia decidimos ir para essa sala.
A acompanhar a refeição escolhemos um vinho rosé da casa, que era o Gran Feudo, que servido à temperatura certa, não muito gelado, apresenta uns excelentes sabores de frutas vermelhas, relaçando a framboesa.
Para entrada havia 3 opções, optámos pelos espargos branco de temporada à temperatura ambiente com azeite e vinagre. Muito bons, cozidos e estando o azeite e o vinagre na quantidade certa.
De pratos, o risoto de mexilhões e tomate, com um muito bom arroz "al dente", os mexilhões bons e o tomate. Pecou somente por estar morno e não quente. Não sendo desculpa estava no menu do dia, podendo estar aí a razão da nossa queixa.
O confit de pato estava muito bom, quer a carne do pato quer o molho espesso que acomanhava as batatas fritas aos palitos.
De sobremesas, as "natillas" do menu do dia eram muito boas, cremosas e tinham canela por cima.
Pediu-se uma sobremesa da carta, que era o milfolhas de chocolate com gelado de violeta. O gelado de violeta era uma maravilha, muito bom, mas o milfolhas de chocolate consistia em três placas de bom chocolate de cacau com natas no meio. Boa sobremesa mas esperávamos mais.

A voltar.

Localização em Aoiz: 
 

Restaurante Méson El Cerrato


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.mesonesdelcerrato.es. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Este Restaurante, Méson del Cerrato, é bastante conhecido e apreciado nos arredores de Palencia. As salas de refeição localizam-se na cave da casa e têm uma decoração engraçada, havendo também uma esplanada com mesas virada para a estrada; no acesso às salas há uma barra num corredor com presuntos pendurados. Quando chegámos a casa estava com poucas mesas ocupadas, mas quando saímos a casa estava cheia, havendo mesas com grupos grandes. Isto num dia de semana.

De entrada pedimos umas "verduras a la plancha" que estavam óptimas. Tinha umas alcachofras excelentes, das pequenas mas muito saborosas, umas ervilhas excelentes, pequenas mas doces e muito saborosas, umas boas cenoras, uns bons cardos, uns bons espargos verdes e uma óptima courgete. Tudo bem grelhado e sem se notar a presença de sal.
Ainda de entrada pedimos umas boas "setas" no forno. Com um bom molho com um pouco de pimenta, e as "setas" (cogumelos) saborosas mas com uma textura gelatinosa por terem ido ao forno e terem absorvido um pouco do molho.
De pratos o "solomillo de ternera" estava excelente. Carne do lombo muito boa, macia e muito saborosa. A carne foi grelhada em cima de um prato muito quente só com alho e um pouco de banha. A carne estava divinal. A acompanhar umas boas batatas aos palitos fritas, saborosas e sem sal.
A casa tem um cozinheiro Asturiano especializado nas sobremesas, vindo para a mesa um quadro de lousa onde estão escritas a giz as 19 sobremesas disponíveis. Devido a tudo nos atrair a escolha torna-se difícil.
O gelado de queijo com caramelo e pinhões é muito bom. Um excelente gelado de queijo ao nível dos melhores de sempre, um caramelo pastoso divinal, certamente o melhor que comi, com uns pinhóes torrados e umas pepitas com cobertura de chocolate. Sobremesa excelente.
A outra sobremesa, esta baseada em frutas, é o ravioli de abacaxi / ananás com creme de manga e pêra. Das melhores sobremesas de frutas de sempre, o cume.
Uns "raviolis" de manga com abacaxi no interior cobertos de pedaços (cubos) de pêra fria, quase congelada (o sabor das frutas está no máximo) com excelente creme de pêra or cima, e ainda um creme de manga excelente. Ainda um acrescento de outros ingredientes, por exemplo pistachio picado que o tornam divinal. 
De relaçar ainda o bom serviço, prestável, simpático, eficiente, e com um ritmo de refeição adequado.

Aconselha-se a visita a este restuarante e caso estejamos por perto certamente voltamos.

Apresentação da sobremesa, ravioli de manga e ananás:
Localização em Tariego de Cerrato:
 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Restaurante Barbacana


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.hotelhuertahonda.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Este restaurante está integrado numa estrutura que inclui hotel, dois restaurantes com salas diferentes e um bar.
Muitas vezes parámos neste local a meio de viajens para Sevilla ou Córdoba.
O que nos agrada muito aqui, apesar de gostarmos também de comer uma refeição completa no restaurante, é o presunto e o gelado de queijo.
O presunto da zona da serra de Aracena, com o de Jabugo, é excelente, partido muito fino, desfaz-se na boca. Tem um sabor tão aromatizado e não se sente sal. Uns muito pequenos laivos de gordura no meio da carne ainda a tornam mais saborosa.
O gelado de queijo, é servido mesmo no bar, a horas em que a cozinha esteja aberta para as refeições, e é um gelado branco, não açucarado em demasia mas com um óptimo sabor a queijo. Normalmente vêm duas bolas e um pouco de molho de caramelo a acompanhar. Nós até preferimos que o molho de caramelo seja pouco.
Temos que voltar com a maior brevidade pois já há algum tempo que por aí não passamos.
De viagem passámos por Zafra, da parte da tarde antes da hora de jantar. Fomos ao bar e confirmámos a grande qualidade do presunto de bellota. Caro mas muito bom. Quanto ao gelado de queijo recebemos a triste notícia que já não têm o gelado caseiro mas sim um outro industrial. Que grande perda.

Localização em Zafra:

Restaurante O Ganhão


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.oganhao.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Restaurante agradável de comida tradicional com serviço simpático e eficiente.
Bom pão tipo alentejano e boas azeitonas. Um bom paté de javali de lata.
De pratos todos bons, um bacalhau à Ganhão, com posta de bacalhau assado acompanhada de batatas fritas às rodelas. Um bom bacalhau à Elvas, do tipo de bacalhau à Braz mas com alho em vez de cebola. Um bom ensopado de borrego com carne macia e saborosa num caldo agradável mas pouco condimentado.
De sobremesa realçar um bom pão de rala e um excelente bolo noz e mel; amobos confeccionados em Évora. Realço o bolo de noz e mel, em que o mel não está em excesso, e há umas fatias finas de bolo de noz sobrepostas. Do meu ponto de vista poder-se-ia chamar milfolhas de noz e mel, isto apesar de não ter massa folhada. Muito bom.
Casa agradável a voltar.

Localização na Amadora: