quarta-feira, 4 de abril de 2018

Restaurante Gadanha Mercearia


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa terça-feira e a casa esteve cheia, uma grande parte de estrangeiros, e ficamos numa mesa junto a este quadro de uma pintora Brasileira com a figura do Chico Buarque.
Uma garrafa de água natural sem gás.
Um copo de vinho branco .com Tiago Cabaço, frutado com boa estrutura e nível de acidez, bom.
Um copo de vinho tinto Montedas Servas, da Herdade das Servasbom.
Um talego com fatias de óptimo pão alentejano, guloso, saboroso e pão de mistura. A não perder.
Um azeite para molhar o pão excelente, sabor divinal com baixa acidez e uma maravilha. A não perder.
Uma manteiga com pequenas lascas de presunto de óptimo sabor. A não perder.
Umas azeitonas carnudas e muito bem temperadas, uma perdição. A não peder.
Entrada:
Croquetes de borrego com maionese, divinal. Os croquetes com boa fritura, o recheio de carne de borrego desfiada, húmido, e com excelente sabor a carne de borrego, mas bem equilibrado. É de fechar os olhos e saborear, uma maravilha. A maionese com um toque pequeno de vinagre balsâmico, bem cremosa e muito saborosa. A maioneses combina muito bem com os croquetes mas dado estes serem uma maravilha saboreá-los sem a maionese é obrigatório. A não perder.
Pratos:
Lombinho de porco preto, excelente. O lombinho de porco preto muito bem cozinhado com óptimo sabor. Há um granulado com um óptimo molho de carne por baixo do lombinho que combina na perfeição com a carne. A cebola roxa caramelizada de óptimo sabor e a combinar bem, ainda umas pequenas batatas assadas com pele muito boas. A não perder.
Mil-folhas de bacalhau, bom. Uma boa rúcula, umas fatias finas de pão alentejano tipo tosta a fazerem de mil folhas, no meio um creme com saboroso bacalhau às lascas, ainda um bom presunto, saboroso, e um ovo escalfado por cima. O conjunto de tudo fica bem saboroso e com várias texturas e certa frescura na boca.
Sobremesa:
Creme de chocolate branco torrado com pedaços de pêra e gelado de mel, bom. Na realidade uma boa sobremesa mas não chega a ser gulosa nem excelente apesar de todos os seus constituintes serem de boa qualidade. O gelado de mel bom mas sem destaque especial. Um creme de pêra, talvez até o menos conseguido assim como a massa folhada por cima deste, simples e sem realce. Depois por cima a destacar o excelente creme de chocolate branco torrado, doce sem excesso, e o mais saboroso e guloso da sobremesa. Ainda umas finas fatias de pêra caramelizada de óptimo sabor e também doces. Falta algo na combinação da sobremesa que a torne excelente.
Terminámos com dois bons cafés delta.
Por esta saborosa refeição com destaques de excelência, para duas pessoas, pagámos 68,9€.
Uma casa de bem comer em Estremoz com toques de comida criativa em cima da tradicional que merece várias visitas, mas não esquecer de marcar mesa antes.

Localização em Estremoz: