Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.
Estivemos a almoçar neste restaurante em grupo num sábado, reservámos mesa antes, e a casa esteve sempre cheia. O restaurante Bolas já fazia parte das visitas anteriores mas com uma refeição em que tudo esteve óptimo e com a suprema sopa de poejos é merecida a reclassificação para cima.
Excelente pão alentejano, guloso e bem saboroso. A não perder.
Duas garrafas de água natural.
Uma garrafa de vinho tinto maduro Alentejano, de Arraiolos, Comenda Grande, bom, com boa estrutura a acompanhar bem a óptima comida.
Pedimos um prato com presunto de porco preto, excelente. O presunto bem aromático, com óptimo sabor e nada salgado, cortado em fatias finas mas não muito até porque o presunto não tem uma cura muito prolongada sendo bastante macio. A gordura ajuda a dar-lhe bom gosto. A não perder.
Depois desta entrada bem saborosa do presunto, do pão e de umas óptimas azeitonas carnudas e saborosas passámos para a famosa sopa de poejos
Vieram três sopas de poejo para cinco pessoas, com cinco ovos escalfados. Já na última visita tinha descrito a excelência de sabor e textura da sopa de poejos, mas desta vez as cinco pessoas com gostos diversos da nossa mesa aprovaram a mesma e elogiaram-na. Verificámos que nas outras mesas da sala releta a sopa de poejos esteve sempre presente e foi bem apreciada. quer por crianças quer por adultos. A sopa vem acompanhada por cubos de pão acabado de fritar que são uma perdição, quer sejam comidos sózinhos quer sejam colocados no caldo da sopa. A sopa com um caldo muito aveludado e saboroso, com o sabor aos poejos, com um feijão manteiga muito macio e saboroso, e com um ovo escalfado de galinhas do campo que lhe dão aquele óptimo sabor. A não perder.
Pratos:
Pedimos uma dose de borrego no forno com batatas, excelente. Também da outra vez tinha comido o borrego assado que é muito bom. A carne de borrego é cozinhada com molho de cerveja ficando muito macia e saborosa com cebola aos fios, a carne é tão macia que se desprende dos ossos com o garfo não sendo necessário utilizar a faca. As batatas partidas aos gomos e ssadas são também muito macias e saborosas. A não perder.
Pedimos uma dose de lombinho de porco com migas de espargos verdes, excelente. O lombinho de porco é partido na forma de pequenos medalhões que depois são grelhados. A carne muito bem grelhada, macia e saborosa. As migas de espargos verdes com os mesmos integrados e desfeitos nas migas são bem saborosas e agradáveis. A não perder.
Sobremesas:
Um pé de salsa, divinal. Esta fatia de bolo é uma delícia, com doce de ovos e amendoa, sendo constituído por camadas de bolo de amendoa com doce de ovos no meio, por cima doce de ovos com amendoa lascada, uma delícia pois não é muito açucarado tendo um óptimo sabor e textura. A não perder.
Um manjar do abade, muito bom. Este doce bem mais doce que o anterior é também muito bom mas superado pelo anteiror. A amenoa, gila e ovos dão-lhe um óptimo sabor.
Terminámos a refeição com quatro cafés dos bons.
Por esta excelente refeição gastronómica par acinco pessoas pagámos 79,5€.
O restaurante continua a aprimorar a gastronomia alentejana e merece futuras visitas pois é um porto seguro.
P.S.: Ao sair do restaurante perguntámos onde poderíamos comprar o exclente pão alentejano tendo-nos sido dito que no talho assuda vendiam o mesmo pão alentejano do restuarante. Aí fomos comprar pão e depois pretendemos também comprar borrego. Ao não terem nesse momento fomos informados que tinham um outro talho em Évora de nome carnes assuda onde poderíamos comprar borrego. Em Évora fomos ao talho Carnes Assuda onde comprámos carne de um excelente borrego.
Localização em Azaruja,