sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Restaurante Florêncio


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à página de turismo de Guimarães sobre o restaurante. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos nesta casa de bem comer ao almoço de uma segunda-feira. A casa estava cheia. A primeira sala à esquerda da entrada tinha grupos de Franceses e Italianos. Fomos para a outra sala grande ao fundo.

Pão normal.
Azeitonas excelentes, pretas, carnudas e saborosas.
Jarrinho de vinho branco verde da casa, bom, com acidez no ponto certo, ou seja sem excessos.
De prato pedimos uma dose de Bucho recheado. Dose que dá bem à vontade para mais de duas pessoas.
O bucho recheado de carnes estava excelente, saboroso, macio uma perdição. Mas não ficámos por aqui. A farinheira, em quatro pedaços, com a tripa frita, ficando crocante e o bom recheio é outra perdição. Só teve o senão de ter comido em excesso, pois é impossível resistir a estas carnes tão saborosas. As batatas no forno (tão boas e macias), com fios de cebola assada no forno (saborosa e a desfazer-se na boca), e o feijão verde bem saborso estavam todos muito bons. Mas ainda havia um arroz branco solto com um óptimo sabor e que comemos com satisfação mas não todo (já não dava para mais). 
Sobremesas:
Um pudim da casa excelente em sabor e textura.
Um toucinho do céu, fatia de tarte, bem parecido com o que a minha mãe fazia, estava divinal. A gila saborosa e em fios, a massa húmida e os pedaços pequenos de amêndoa, e sabor óptimo com bons ovos. Uma perdição.
Terminámos com dois óptimos, bem tirados e aromáticos cafés delta. Mas antes perguntámos se o café era Nespresso, tendo sido informados que não pois a casa só nesse dia já tinha tirado mais de cem cafés. Ficámos a saber que a moda do café Nespresso deve-se às máquinas de cafés (como a Cimbali e outras) serem caras e nas casas que vendem poucos cafés o Nespresso não tem esse problema de investimento na máquina. Infelizmente há cada vez mais restaurantes com Nespresso em vez de um bom café tirado da verdadeira máquina. Agora perguntamos sempre se o café que têm é Nespreso e depois, caso seja, a solução é fazer como fizemos no restaurante seguinte, Gull.
Por esta óptima refeição para duas pessoas pagámos 35,7€.

Vamos voltar pois para além da comida excelente o ambiente é bem agradável, o serviço eficiente e simpático. Quando íamos a sair estavam uns pratos no balcão com uns pequenos bolos e perguntámos o que eram. Foi-me dito que era toucinho do céu, ao qual eu disse que tinha comido um muito bom mas em fatia de tarte. O Senhor abriu o frigorífico tirou um e quiz que eu o provasse. Assim fiz e comi o mesmo toucinho do céu agora em formato de queijada que também estava óptimo. O único senão é que ainda fiquei mais cheio à saída do restaurante.

Localização em Guimarães, Madre de Deus: