sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Restaurante A Escola


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.montedalcobar.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos neste restaurante a almoçar num domingo. A sala de uma ex-escola esteve quase cheia.
A descoberta deste restaurante satisfez-nos muito e deve-se a termos estado no posto de turismo de Águeda (onde fomos mais uma vez, mas agora para observar as ruas com os chapés de chuva coloridos pendurados sobre as mesmas; iniciativa bem agradável e a não perder, para o ano há mais) a recolher informações sobre o que ver por perto. A Senhora, muito simpática, e amante deste nosso Portugal deu-nos uns folhetos de passeios pedestres e falou-nos de Macieira de Alcôba, povoado comunitário a visitar (já junto à serra do Caramulo) e deu um ênfase ao restaurante "A Escola" como lugar a não perder para apreciar boa gastronomia. Ficámos com a atenção virada para o mesmo e passado poucos dias aí fomos.

Um jarrinho de vinho branco maduro da região do Dão, um bom vinho.
De seguida veio para a mesa um saco com bom pão e boa broa.
Ainda umas azeitonas muito boas e bel temperadas.
De entradas:
Pataniscas muito boas, quentes e com boa fritura, planas, com bom bacalhau e cebola. Muito saborosas. Uma delícia.
O dono do restaurante, de seguida, recomenda-nos, o que aceitamos, um fígado de cabrito assado. Excelente, divinal. O fígado de cabrito muito bem assado, cortado às fatias finas e com um tempero de ervas, louro e azeite excelente. Apesar das pataniscas terem sido muito boas considerámos o fígado ainda melhor, estava mesmo óptimo.
Há que realçar a sala muito agradável o ambiente muito repousante e o serviço excelente pois os vários pratos vão saindo uns a seguir aos outros com uma enorme tranquilidade, sem pressas nem demoras. Tem que se elogiar esta sabedoria que torna uma refeição ainda mais memorável. O tempo certo para saborear tudo o que há de óptimo.
De prato, que veio de seguida:
O Bacalhau Podre. Divinal. 
Veio uma salada de alface, tomate, cebola e pepino muiot boa e bel temperada. Logo a seguir uma travessa com o bacalhau, numa posta grande e alta, de um óptimo bacalhau da Islândia, bem demolhada, que foi frito e cozinhado no forno com leite, com um molho de azeite e fios de cebola excelente. O bacalhau a lascar com aquela humidade interna e um sabor exclente, ainda umas batatas cozidas grandes sem casca muito saborosas e que com o molho de azeite são também uma perdição. Um dos melhores bacalhaus que comi nos últimos anos. vale a pena fazer quilómetros para comer este bacalhau.
De sobremesas:
Arroz doce , branco e com molho cremos , muito bom.
Mousse de chocolate, que nos foi logo dito à partida que é diferente das habituais, sendo muito cremosa e saborosa. Muito boa.
Dado "A Escola" ter um bom alpendre à entrada pedimos ao dono para tomar o café aí, local muito agradável e calmo, foram dois cafés delta e bons.
Por esta excelente refeição para duas pessoas pagámos 33,4€.

Claro que já estamos com vontade de voltar. No entanto em conversa com o dono da casa ficámos a saber que abre ao sábado e domingo e nos outros dias da semana com marcação de um grupo. Fiquei ainda a saber que na preferência de pratos do dono está o arroz de cabrito, em que o arroz leva açafrão e o cabrito aos pedaços. Ficámos já com olho no mesmo.

Localização em Macieira de Alcôba: