domingo, 27 de novembro de 2016

Restaurante Há Tapas no Mercado !!!


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Num sábado à tarde, para aí entre as 17 horas e 18 horas, ao passar à porta deste espaço comercial reparámos no quadro que dizia que tinham queque de carne. Ao continuarmos ficámos a dialogar como seria esse queque. Ao voltarmos para o carro não resistimos e fomos a este espaço gastronómico pequeno mas que tinha pessoas quer no seu interior quer na esplanada. 

Pedimos um queque de carne tendo-nos sido dito que esse era um dos pratos do dia e que ainda o tinham disponível. O queque de carne com quark e salada. Pedimos então o queque de carne com quark mas sem salada, na realidade veio com um tomate cherry partido ao meio. Como se pode ver na foto, onde o queque já está a meio de ser comido, que o mesmo é excelente, foi aquecido, tem o queijo quark por cima fresco e com ervas, uma massa de queque óptima de sabor e textura e a carne picada, sim à moda antiga ficando a mesma aos "grãos", também de excelente sabor. Uma maravilha. A não perder.
Pedimos ainda uma garrafa de água e um café dos bons.
Não resistimos à tarte de requeijão com óptimo aspecto, que comemos deliciando-nos com a mesma. A não perder.
Uma casa a voltar, tendo a vantagem de permitir fazer uma refeição mesmo fora das horas habituais das mesmas. Ficámos com o olho na especialidade da casa que são as diversas tostas quentes de queijo, legumes, enchidos, etc.

Voltámos para uns petiscos ao fim da tarde de um sábado (em fevereiro de 2017). A casa tinha poucos clientes mas tudo continuou a agradar-nos. 
Um copo de um bom vinho tinto maduro do Douro, de Mêda. Um sumo compal bom.
Uma tosta de queijo, molho de tomate e alheira de borrego, óptima (ver foto). Uma delícia acomanhada por uma boa salada, com bom azeite e vinagre balsâmico. A não perder.
O sabor óptimo da alheira levou-nos a comprar uma para comermos em casa. Bem como uns óptimos doces de abóbora com queijo e outro.

Localização em Lisboa:
 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Restaurante Botequim da Mouraria


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa terça-feira, e a casa estava cheia. A hora de abertura do restaurante é às 12:30 minutos, nós chegámos um pouco depois dessa hora, abrimos a porta, entrámos e já estavam quatro pessoas na casa, um casal e dois senhores, distribuídos no balcão com bancos que compõe a casa. Foi-nos dito para escolhermos onde sentarmo-nos nos cinco lugares disponíveis. Sim, este templo de óptima gastronomia somente tem nove lugares disponíveis, sendo imprevisível saber se temos lugar para nós. Ah, e também não se reservam lugares, algo que nos agrada, pois já fomos a restaurantes com sala completamente vazia em que mal chegámos foi-nos perguntado se tínhamos reserva, e como não tínhamos foi-nos dito que estava "cheio" não havendo lugares disponíveis.
O Sr. Domingos corta um pão alentejano às fatias que ao ser cortado mostra sonoramente como foi bem cozido. O pão é muito bom, e tão guloso que nos temos de controlar para não comê-lo em demasia, pois o que se segue tem de ter espaço no nosso estômago. A não perder.
Bebemos dois copos de vinho tinto de Montemor-o-Novo da herdade de Torais, vinho da casa que ao primeiro contacto apresenta-se bom, mas que ao longo da refeição se mostra cada vez melhor com boa estrutura. Boa escolha.
Entrada:
Pedimos um queijo assado com oregãos para partilhar. Excelente. O queijo chega à mesa num prato de barro vidrado muito quente e com oregãos por cima. É-nos servido um pedaço do excelente queijo de Serpa e vem um prato com uma óptima marmelada que está no frigorífico. O queijo com oregãos é uma maravilha, e depois a marmelada fria e cremosa, com textura ligeiramente granulosa com excelente sabor a marmelo e com o ponto de açúcar certo sem ser demasiado doce combina na perfeição com o queijo. Esta marmelada é mesmo divinal. A não perder.
A configuração do balcão permite-nos ver todas as maravilhas gastronómicas pedidas pelos clientes, e que nos deixam vontade de os provar. Assim vimos ser cortado um presunto em fatias pequenas e finas com um aspecto maravilhoso. Vimos sair uma dose de cogumelos assados, com o seu molho com óptimo aspecto. Vimos um prato com pimentos vermelhos e verdes cortados às tiras com bom aspecto, mas não sendo o que nos agrada mais. Vimos serem servidos uns ovos estrelados de codorniz com umas fatias de presunto de óptimo aspecto.
Pratos:
Veio uma boa salada de alface, tomate e pepino, bem temperada e com todos os legumes muito saborosos, muito boa.
Pedimos o bacalhau da casa, que nos foi dito ser do tipo à Braz, e que estava divinal. Veio uma travessa com umas óptimas azeitonas, carnudas e muito saborosas e o bacalhau de óptimo sabor e bem integrado com umas batatas fritas tipo pequenas lascas, óptimas, e uns ovos mexidos bem húmidos com sabor divinal. Uma maravilha de bacalhau. A não perder.
Pedimos ainda umas costeletas de borrego grelhadas. Divinais. A acompanhar uma travessa de batata frita às rodelas, excepcionais, saborosas com pouco sal e quebradiças, e claro quentinhas. Uma delícia. As costeletas de borrego muito bem grelhadas, com um óptimo molho e sabor excelente. A não perder.
Mas ainda deu para ver sair umas duas postas de corvina grelhada com óptimo aspecto, muito bem grelhadas e com o peixe bem branco e com textura rija. Ainda, agora na área das carnes, deu para ver sair um lombinho de porco preto bem grelhado acompanhado por uns ovos mexidos com espargos verdes. E um bife de vitela grelhado com um bom molho e bem grelhado. Tudo com óptimo aspecto.
Sobremesa:
Pedimos duas queijadas de requeijão da casa, excelentes. Daquelas queijadas com óptimo sabor a requeijão e sem açúcar em excesso. A não perder.
Ainda não resistimos a pedir uma fatia do morgado, simplesmente divinal. A textura e o sabor com ovos, fios de gila (ou xila), e amêndoa é uma maravilha. A não perder.
Os marmelos em calda tinham também um óptimo aspecto mas já não chegámos a prová-los.
Terminámos com uma viagem a Campo Maior, com dois cafés delta dos de pastilha. Bom.
Por esta refeição memorável para duas pessoas pagámos 52,4€. Este almoço, em todos os aspectos, foi um momento memorável vivido plenamente.
Saímos logo com vontade de regressar para degostarmos outros pratos e iguarias. Este casal é uma verdadeira orquestra gastronómica com a senhora na cozinha e o senhor no balcão.

Localização em Évora:
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Restaurante Taberna Ó Balcão


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos a almoçar neste restaurante numa terça-feira, estando a casa composta, com um bom número de mesas ocupadas.
Dois copos de vinho tinto maduro da Adega do Cartaxo, Bridão, agradável.
Um cesto com pão óptimo. Os pãezinhos muito macios e muito saborosos, daquele pão guloso que se come sem nada. Uma maravilha. A não perder.
Azeitonas muito boas, carnudas, bem temperadas e saborosas.
Um prato com presunto, excelente. O presunto muito bem fatiado, fino, e com óptimo sabor, aromático e nada salgado. Uma delícia. A não perder.
Optámos pelos pratos do dia.
Ensopado de borrego, muito bom. O ensopado à Ribatejana, com carne muito macia e saborosa, bem como o molho. As batatinhas fritas muito boas.
A outra opção foi de filetes de pescada com salada russa. No entanto pedimos se seria possível outro acompanhamento, sendo-nos proposto arroz de coentros. O arroz de coentros bom, com o arroz muito solto e saboroso, tendo um pouco de manteiga a mais. Os filetes muito bem fritos, tendo a desvantagem de o peixe não estar a lascar e húmido por dentro. 
Sobremesa:
Optámos pelo doce do chefe, muito bom. Um doce numa taça com boa maçã aos pedaços, um creme, as claras em castelo, um pouco de doce de ovos por cima e ainda pedaçinhos de amendoins caramelizados. Combinação muito boa para esta doçura.
Terminámos com dois cafés.
Por esta refeição para duas pessoas pagámos 25,4€.
Na realidade tinhamos espectativas superiores para os pratos, mesmo sendo pratos do dia, no entanto estamos na presença de uma casa de bem comer.

Localização em Santarém:
 

domingo, 6 de novembro de 2016

Restaurante Bairro do Avillez - Taberna


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de internet. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos neste espaço a meio da tarde de um sábado para ver como é e aproveitámos para tomar uma bebida e petiscar algo. A taberna estava cheia mas quando chegámos ainda havia mesas livres não tendo sido necessário esperar. O chamado benefício dois em um, chegar e não esperar e ter um óptimo local para comer algo a meio da tarde, fora das horas habituais de refeições.

Pedimos de bebidas uma limonada e um café.
A limonada (ver foto) num jarrinho, com gelo picado por cima, menta e uma rodela de limão, óptima, sabor e açúcar mesmo no ponto, sendo uma excelente bebida para quem tem sede. A não perder.
O café numa chávena de porcelana, bom. Dado o pacote de açúcar ser da Delta pensamos que o café é Delta. Não se vem a este local para tomar um café pois até o seu preço é o de um restaurante, no entanto tínhamos tomado café umas horas antes na pastelaria Orion (calçada do combro) e era muito bom (superior a este) e bem mais barato (café Tofa). Sugiro que com o café venha uma bolachinha de amêndoa crocante e caramelizada ou mesmo uns frutos secos caramelizados, amêndoas ou nozes, para fazer a diferença e adoçar o mesmo.
Pedimos os seguintes petiscos:
Croquetes de novilho, muito bons. Os croquetes com um recheio de carne de sabor óptimo, uma fritura que por fora deu a sensação de ter um pouco de gordura, e uma boa mostarda não demasiado forte. Muito bom.
Empada de cozido à Portuguesa, divinal. Um pouco de maionese caso se pretenda misturar com a mesma. A massa muito boa e saborosa e o recheio de carne com pedaçinhos de cenoura de sabor excelente. A não perder.
Pagámos 12,6€ por este "lanche" saboroso.
Há ainda outros petiscos a chamarem-nos para nova visita e a limonada e a empada serão certamente utilizados como porto seguros de excelentes sabores. E que ao voltarmos não seja necessário esperar por mesa vaga.

Localização em Lisboa: