Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de internet. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.
Almoçámos neste restaurante de uma cadeia Japonesa que já conhecíamos, com uma certa diferença, de Hong Kong. No Japão este restaurante é muito conhecido pelo seu tipo de comida Ramen. O Ramen é servido numa tigela grande com um caldo, massa, legumes e carne. Nesta casa os sabores estão muito bem equilibrados tornando o Ramen uma delícia.
Bebemos chá frio que estava logo disponível quando entrámos e nos sentámos. Bom chá.
Por esta comida saborosa e reconfortante pagámos para duas pessoas ¥1.610 (aprox. 12€).
Soba Noodles não é mais que uma massa tipo esparguete bem grosso numa tigela com um caldo e podendo ter outros constituintes normalmente alguns vegetais como cebolinho. Servem-no quente ou frio. São bastante económicos e saborosos. Fomos ao "restaurante" Maruka onde é bem feito e há um rodopio de pessoas a entrar e sair estando a casa sempre cheia. A língua falada e escrita e única é o Japonês.
Tonkatsu é um tipo de comida de porco frito. Gostámos mas não ficámos apaixonados. Fomos jantar ao restaurante Tonkatsutosyunnoosyourikatsukichi que fica numa cave, onde se tem de tocar à campaínha, para abrirem-nos a porta e entrarmos numa sala com uma decoração muito interessante em madeira escura e muitas peças de porcelana azul nas paredes. Aqui tivemos a oportunidade, pela primeira vez e que nos iria acontecer mais vezes, de beber uma óptima cerveja Japonesa, muito fresca e saborosa.
Depois escolhemos Tonkatsu para refeição. Veio uma sopa miso escura e de sabor intenso boa mas para palatos mais abertos a novas experiências. Uma tigela grande com salada de legumes partidos muito finos, tipo ninho de pássaro, muito bom. As carnes fritas são boas mas a crosta da fritura não podemos abusar dela.
Uma comida que vale a pena pedir e é muito boa são as tempuras, fazem um bom frito de legumes diversos, camarões e pedaços de peixe. Muito saborosas e bem agradáveis.
Heiroku Sushi. Claro que também fomos comer sushi num daqueles restaurantes em que há um balcão grande que dá várias voltas na sala e por cima há um tapete rolante onde estão a passar diversos pratos com sushi (a côr dos pratos é que define o preto do sushi que o prato contém). Uma pessoa vai retirando pratos e comendo e no fim vêm ter connosco e fazem a conta a pagar. Caso uma pessoa pretenda um sushi diferente ou acabado de fazer poderá pedi-lo e ele será confeccionado à nossa frente. A casa estava cheia, quando entrámos tivemos de esperar um pouco até que nos levassem até ao nosso lugar. Deu logo para ver que quer os empregados que confeccionam o sushi quer os outros falam diversas vezes alto quando os clientes entram ou saiem (cumprimento e agradecimento), ou quando fazem pedidos, é um pouco estranho, até porque não percebemos nada de Japonês. No local em que nos sentamos tinhamos uns copos de vidro transparentes, uma torneira de água a escaldar, e uns recipientes com chá verde em pó com umas colherzinhas pequeníssimas. Assim tirámos uma colherzinha do pó verde, chá, para o copo e enchemos de água quente. Este chá verde Japoês é bem saboroso e bom.
Quanto ao sushi que comemos não achámos nada de especial mas ao nosso lado as Japonesas comiam-no com um apetite que parecia o melhor do mundo.
Também fomos a um restaurante onde nós é que colocamos a carne partida em pedaços pequenos e fatiada fina sobre um fogareiro que tem brasas. A cerveja era muito boa, a carne saborosa bem como os legumes. Ficámos numa mesa onde há um tubo vindo do tecto e que é colocado sobre o fogareiro com as brasas. Depois chegam umas pequenas travessas com a carne que vamos grelhando. Este restaurate está quase na esquina em frente da estação de comboio de Asakusa.
Um petisco que comemos e gostámos foi um pequeno espeto de carne grelhada e com um molho agridoce. Acompanhámos com boa cerveja. Junto à estação de comboio de Ueno, por baixo da linha de comboio há muitos restaurantes e tabernas Japonesas, Izakaya.
Ainda a não esquecer as omoletes que tínhamos ao pequeno almoço no hotel Niwa, em que todo o pequeno almoço era muito bom e composto por produtos muito saborosos, mas em que as omoletes tão perfeitas e húmidas por dentro eram uma maravilha com um pouco de pimenta por cima. Um óptimo hotel em Tokyo com preços bem correctos para a qualidade dos quartos e serviço. O pequeno almoço com um custo já um pouco elevado mas com uma quantidade de produtos e qualidade que justificou esse preço.
Para beber um bom café espresso em Tóquio o melhor é ir às várias lojas da Segafredo pois muitas das outras cadeias só têm café tipo Americano ou derivados. Como em Hong Kong esqueça as lojas Starbucks pois aí o café não presta. Em Tóquio os Mc café também não têm café expresso.
Em termos de gulodice há uma cadeia em Tóquio que vale a pena visitar pois têm um bom cheesecake, mas uma muito melhor tarte de abóbora (uma delícia de sabor e cremosidade) (ver imagem). É a cadeia Excelsior Caffé.
Ainda quanto a bolos e biscoitos é preciso ter um pouco cuidado na sua compra em Tóquio pois a maioria são industriais e vêm em caixas. Claro que também há pastelarias especializadas em doces sendo estes bem caros, e as lojas refinadas. Mas voltando aos anteriores, que se encontram em quantidade enorme em lojas dentro da estação central de Tóquio (de comboios), e onde há sempre uma multidão de pessoas a fazer compras e a viajar de comboio quer em Tóquio, quer para os arredores de Tóquio, quer para longe nos comboios de alta velocidade, comprámos uns biscoitos com amêndoa muito quebradiços e saborosos que são os Tokyo Rusk. Para além de termos comprado outros pouco interessantes também provámos uns que nos ofereceram e que não nos agradaram.
Localização em Tóquio, região de Ginza: