sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Restaurante Ruacaná



A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.


Casa simples, relativamente pequena, boa para refeições de convívio em grupo. Na pequena sala de entrada, havendo outra um pouco maior interior, pode-se aprreciar uma série de garrafas magnum de vinho como Dona Maria (Alentejo), Burmester, e outros.
Bom pão tipo Mafra.
Vinho branco verde, de Vila Nova de Cerveira, muito bom com o correcto nível de acidez.
Umas entradinhas frias com orelha de porco, grão com bacalhau, farinheiras, linguiça com cogumelos. Todas boas e a abrirem uma boa refeição.
De prato fomos para uma massada de peixe. Muito saborosa e agradável, com a massa de cotovelinho cozinhada ao ponto, uns bons camarões e ameijoas e uns pedaços de corvina retirados de postas. Também fazem massada de bacalhau cujos amigos me disseram que é muito boa.
Para sobremesa um arroz doce agradável, com um bom molho cremoso que tinha o único senão de se trincar as bagas de arroz, precisava um pouco mais de cozedura.
Ainda umas óptimas farófias, com umas boas claras em castelo com um saboroso leite creme e com canela por cima.
Para terminar um bom café e um digestivo.
O dono é bastante atencioso e simpático tornando a refeição mais agradável.
Ficou combinado uma futura visita para nova degustação e convívio.
Numa nova visita em grupo mais numeroso além de boas entradas, orelha, enchidos, grão com bacalhau, e outras, um bom vinho tinto verde do Minho. E de prato, no dia do mesmo nesta casa , a quinta-feira, o cozido. Com boa variedade de carnes, couves, arroz, enchidos o cozido da casa é bom. Para sobremesa comi uma boa fatia de abacaxi com bastante sumo, bom sabor e doce. A terminar o bom café.

Localização em Loures:

sábado, 3 de dezembro de 2011

Restaurante Redondo da Ramada Alta


A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.

Boas azeitonas e boa broa.
Muito bons os croquetes de alheira. Pequenas bolas fritas, com uma boa fritura, sem serem gordurentos, e com um sabor muito agradável da massa com a alheira.
Os filetes de pescada com arroz de grelos estiveram fracos. Os filetes de pescada estavam normais, com fritura adequada, mas sem aquela humidade do peixe, o mesmo sem lascar, e sem sabor especial. Mas pior o arroz de grelos, quase sem grelos e com o arroz salgado e espapaçado. No entanto pareceu-nos que o sucedido deveu-se a desorganização pontual da casa como explicaremos no fim.
No entanto esperava-nos uma surpresa a seguir, umas excelentes tripas á moda do Porto, um arroz branco solto, no ponto e muito saboroso (nem parecia ter saído da mesma cozinha), um molho óptimo das tripas e feijão branco, com um sabor excelente, tendo um pouco de comilhos, e umas tripas, carnes e enchidos muito bons. Certamente há muito que não comia umas tripas tão boas.
De sobremesas uma tarte de limão agradável, com creme de limão em que realçava o sabor forte do limão e um pouco açucarada de mais. Excelente o pão de ló tipo Ovar, húmido, muito macio, sabores dos melhores.
Para terminar um bom café.
Quando entrámos a casa estava para aí com 1/4 de casa ocupada, estando algumas das mesas grandes com pessoas mas ainda à espera dos seus parceiros. Olhando para as mesas estavam todas com reserva mas foi-nos dito que nos arranjavam lugar se almoçássemos até às 14:30, o que concordámos. Depois de nos termos despachados a fazer o nosso pedido ficámos à espera dos filetes, e o tempo passava, passava ... Até que, após perguntarmos se estava a sair (cerca de 40 minutos depois do pedido) lá nos foi colocada na mesa uma travessa com os filetes, e uns minutos depois o tal arroz. A partir deste precalço o serviço foi corrigido.
Assim na nossa próxima visita logo à entrada teremos de tocar no assunto do tempo de espera para que não volte a acontecer. Esta referência tem como objectivo a casa poder fazer uma simples e pequena correcção a este tipo de falhas de organização para seu bem e de todos os seus clientes.

Localização no Porto:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Restaurante O Tasco


A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.

Há uns meses após ter almoçado num restaurante que não nos agradou decidi perguntar a um carteiro da zona de Ovar onde se podia comer bem na zona. Uma das suas sugestões foi ir comer lulas grelhadas ao Tasco no Furadouro. E passados uns tempos aí fomos.
Tivemos direito a umas boas azeitonas e a umas fatias de uma óptima broa de Avintes, daquelas húmidas e saborosas.
De prato pedimos uma dose de lulas grelhadas com batatas cozidas. Quando a travessa chegou à mesa deu para perceber que essa dose daria bem para três pessoas.
Umas lulas inteiras muito bem grelhadas, tenras e saborosas, com bastante cebola picada, boas batatas cozidas e um bom molho de azeite. As boas batatas com o molho de azeite e uma cebola saborosa compuseram a refeição com estas lulas tão boas. Ficámos bem satisfeitos com a escolha das lulas.
Depois só deu para comermos um bom pão de ló de Ovar dividido por duas pessoas, e acabámos com um bom café.
Quando nos apetecer comer umas boas lulas certamente voltaremos.

Localização no Furadouro:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Restaurante Pimms


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.pimms.com.pt. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Sala agradável e bem iluminada com decoração moderna.
Bom pão bem cozido.
Como vinho da casa, um jarrinho de vinho tinto maduro de Freixo Espada à Cinta, suave e bom.
Fizemos quase o menu do dia com excepção das sobremesas.
Um óptimo creme de allho françês, sopa bastante cremoso com predominância do cheiro e sabor do alho françês, e correctamente condimentada.
O prato do dia foi vitela assada, esta carne saborosa acompanhada de boas pequenas batatas assadas, boa courgete e um arroz branco solto. Prato agradável mas sem surpreender.
As sobremesas foram muito boas. Uma tarte de limão merengada excelente, com uma boa base, e um creme de limão saboroso, sem ser açucarado em demasia e no ponto certo do sabor do limão, com pequenas raspas de lima que combinaram na perfeição. A repetir em nova visita.
Também o cheesecake feito no forno, estava muito bom, com uma boa base com uma parte açucarada crocante e com frutos silvestres à parte, muito bom.
Para terminar um bom café.
Certamente que vamos voltar.

Não resisto a um pequeno àparte que não tem que ver com este restaurante mas sim com a proliferação de batatas fritas a acompanhar todo o tipo de prato, seja carne ou peixe. Verificámos, também neste restaurante, que agora há várias pessoas a optar por pratos com muitas batatas fritas de acompanhamento. Nós próprios tivemos essa experiência num dos restaurantes aqui abaixo apresentados. E depois mais tarde viemos a ver pessoas a acompanharem uns linguados fritos e umas marmotas fritas com batatas fritas. Nada nos move contra as referidas batatas fritas, tendo até de realçar as excelentes batatas fritas que são servidas em correcta quantidade a acompanhar alguns pratos no restaurante São Rosas em Estremoz, são excelentes saborosas, rodelas finas muito bem fritas e ficam quebradiças, uma perdição. E também nada nos move contra as batatas como produto alimentício, recordamo-nos da excelente espuma de batada servida sózinha no restaurante Casa Marcelo, em Santiago de Compostela, e que este ano recuperou a estrela Michelin.
No entanto, esperamos que os restaurantes não sigam a preferência de uns quantos clientes por batatas fritas e começem a servir qualquer prato com este mesmo acompanhamento em substituição da variedade usual e rica dos legumes que tão saudáveis são.

Localização no Porto: