domingo, 29 de setembro de 2013

Restaurante Bolas


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://restaurantebolas.pt. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Estivemos neste restaurante de óptima comida alentejana num almoço de sábado. A sala nunca chegou a estar completamente cheia mas houve vários comensais a sairem e depois a entrarem outros novos. O ideal, não é preciso esperar por mesa para almoçar, e a casa nunca chega a estar cheia e com sobrecarga excessiva sobre a cozinha que poderia levar a esperas entre pratos. 
O serviço muito simpático, eficiente e com a preocupação de todos os produtos e pratos serem bons.

Um cesto com fatias de um pão alentejano muito bom.
Meia garrafa de vinho tinto maduro Borba de 2011, agradável. Poderíamos ter escolhido melhor mas não nos preocupámos na selecção.
Uma sopa de poejos. Excelente.
Esta sopa vem numa terrina e dá, à vontade, para duas pessoas. A sopa tem dois ovos escalfados, daqueles em que ao comer-se a gema sabemos logo que vêm de galinhas do campo.
O caldo, muito aveludado e com óptimo sabor tem feijão manteiga, e aqueles fios da clara dos ovos escalfados. Na primeira colherada uma pessoa pode estranhar o sabor devido ao sabor característico dos poejos, mas logo de seguida torna-se um manjar dos deuses  que só paramos com a última concha a retirar a sopa da terrina. Ainda vem à parte, algo muito bom, não não são croutons mas sim cubos de pão que foram fritos, acabados de fazer, ainda quentes, e muito saborosos e de textura quebradiça. Combinam lindamente com o caldo da sopa mas também são óptimos sem nada. Uma maravilha de sopa.
De prato pedimos uma dose para os dois de borrego assado com batatas. Também excelente.
Parece que o borrego é cozinhado com cerveja e coentros.
A carne muito tenra não sendo necessário faca para separá-la dos osso, com um óptimo sabor e textura. As batatas, aos gomos, bem assadas muito saborosas e macias. Uma perdição.
De sobremesas pedimos:
Uma tarte de framboesa. Muito boa. A tarte é composta por uma boa massa de bolo por baixo e outra por cima, tendo no meio um creme branco de natas, não muito açucarado, com a parte de cima deste creme coberta com doce de framboesa, este excelente. Muito boa a tarte.
Um toucinho do céu excelente. Uma fatia de um toucinho do céu muito macio, com óptimo sabor, tendo a amêndoa partida, a gila em fios e os ovos muito bem integrados e formando uma massa ligeiramente pastosa. Excelente também por o ponto de açúcar ser o correcto sem excessos.
Dois cafés delta para terminar.

Por esta óptima refeição para duas pessoas pagámos 27,5€, saímos muito satisfeitos e com grande vontade de regressar proximamente. Pelo que vimos sair da cozinha tudo com óptimo aspecto, um excelente presunto, umas migas de tomate com um aspecto esplêndido ...

Localização em Azaruja: