segunda-feira, 4 de março de 2013

Restaurante Paco Durán


  
Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.pacoduran.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Fomos almoçar a este restaurante num sábado. A casa estava cheia e tivémos a sorte de ainda haver uma única, e última mesa livre para duas pessoas. Depois de nós houve quem teve de esperar por mesa.

Foi-nos colocado pão do tipo normal de baguete larga, mas que estava muto bem cozido e era gulosos. Ainda mais com o molho dos canivetes e do polvo.
Dois copos de vinho Alvariño, Pazo de Señoráns, muito bom e que já conhecíamos e é dos nossos preferidos. Tem uma acidez acertada e um frutado muito agradável.
Uma garrafa de meio litro de água de Mondariz, boa.
Entradas,
Navajas à la plancha, uma dose de 12 canivetes grelhados e com um pouco de bom azeite. Estavam bem boas e o seu molho com o azeite e pão eram uma delícia. Já comemos canivetes mais carnudos que estes mas se calhar nesta época não os há. No entanto estavam muito bons.
Polvo, pulpo, à Galega. um prato redondo de madeira com os pedaços de polvo bem cozido com pimentão um pouco picante por cima e pouco sal grosso, e ainda um bom azeite. Excelente o sabor do polvo e o seu molho. O sal na quantidade certa, ou seja pouco, e o pimentão um pouco picante que dava um sabor excelente com a combinação de um bom azeite. No fim deliciámo-nos com o molho do polvo com azeite no pão.
Prato,
De referir que as doses são boas e assim, com as duas entradas pedidas, uma dose de peixe é mais do que suficiente. Na casa o peixe é especialidade quer na grelha quer no forno. Fomos aconselhados a ir para o tamboril (rape em Castelhano, peixe sapo em Galego) grelhado. Vimos no entanto o dono e a sua mestria a trabalhar o peixe a servir um sargo no forno com óptimo aspecto e uma pescada inteira para um grupo de seis pessoas, também no forno, e com excelente aspecto.
O nosso tamboril grelhado era bem grande, somente a parte do lombo e uma parte agregada, e era acompanhado por batatas cozidas e legumes salteados, couves, feijão verde e cenoura. Tudo estava bom mas no entanto alguma partes do peixe levaram um pouco de sal em excesso, o que foi pena.
Sobremesa,
Pedimos somente uma dado já estarmos cheios, mas não resistimos ao pudim de queijo com nozes. Uma dose grande mas que não nos encheu as medidas. O pudim era agradável, com a parte de baixo com pedaços de nozes mas faltava o sabor a queijo pois tinha integrado e por fora açucar caramelizado. Ficámos com a sensação que as sobremesas não são a especialidade da casa.
Terminámos com dois bons cortados, café pingado de leite.

Por esta boa refeição pagámos 64€. E vale a pena voltar porque os mariscos e peixes são muito bons e bem tratados, porque o dono é muito simpático e também porque a vista do alto para Baiona e as ilhas Cies é deslumbrante. E também porque a sala é agradável.

Localização em Baiona: