Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.restaurantesenhorabade.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.
O restaurante Senhor Abade mudou de poiso. Agora está no Porto junto à Baixa/centro. Depois de sabermos da existência deste restaurante em Leça da Palmeira por aí passámos uma vez para saber a sua localização. No entanto, somente este ano decidimos aí ir almoçar, para aí há dois meses, e acabámos por dar com o nariz na porta. Agora descobri na internet que o restaurante continua a existir mas que a sua nova morada é na rua do Bonjardim.
Assim, fomos almoçar ao Senhor Abade num sábado, onde para além da nossa mesa existia uma mesa ocupada por um grupo de cerca de 10 pessoas. O dono da casa e cozinheiro é simpático e conversa abertamente sobre os seus cozinhados.
Um cesto com pão e broa que não são nada de especial.
Trouxeram-nos uma entradinha de ovas, azeitonas, pimentos vermelhos e condimento de azeite saborosa e muito agradável.
Um copo de bom vinho branco Alvarinho, Casa de Paços, com boa acidez e frutado.
Um copo de vinho tinto maduro do Douro com estrutura e bom.
De entrada pedimos Padoca de salpicão e figo. Excelente, uma boa base de milho e um pouco de trigo, muito boa e morna, com fatias de bom salpicão e figo por cima. Sabores muito bons bem com a sua textura.
De pratos:
Bifes de salpicão com migas verdes. Carne muito boa sem ser fumada, que esteve em vinha de alhos, muito saborosa e macia, com umas boas e saborosas migas de batata com couve cortada como a do caldo verde, e cenouras raladas frescas e temperadas. Muito bom.
Guizo de polvo com bolo de milho. Uma perna de polvo muito macio com condimento de vinagre, com bons bróculos, e o bolo de milhos que foi à chapa. Bom.
De sobremesa:
Pudim de presunto. Excelente. Pudim com duas texturas de sabor excelente, com a parte de baixo mais densa e a parte de cima muito macia e com textura tipo pudim abade de priscos. Uma delícia. A repetir numa próxima visita.
Pudim de requeijão, que na realidade é mais bolo de requeijão, muito saboroso. com alguma amêndoa ralada integrada e sabor muito bom.
Terminámos com dois bons cafés.
Por este almoço para duas pessoas pagou-se 46€.
E ficámos com vontade de voltar para provar outros pratos e sobremesas disponíveis, desta cozinha tradicional e conventual que preserva receitas antigas.
Localização no Porto: