terça-feira, 20 de novembro de 2012

Restaurante Abastos 2.0


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.abastosdouspuntocero.es. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Esta casa encontra-se no mercado de abastos, da parte exterior virada para a rua. Em frente do outro lado da rua têm uma sala de restaurante onde só servem menu de degustação. Esta casa onde há diariamente uma escolha de pratos função dos produtos disponíveis no mercado, tem um quadro onde estão escritos os pratos disponíveis. A sua sala interior é pequena, estando separada da cozinha por vidros, no exterior há várias mesas e bancos disponíveis, e foi aí que ficámos pois a casa estava cheia ao almoço dessa quinta-feira.

Um prato com dois pedaços de um pão escuro excelente, com uma óptima côdea estaladiça e miolo macio e saboroso. Soubémos que o pão vem de uma padaria que fica a cerca de 10km da cidade.
Pedimos dois copos de vinho Albariño de Rias Baixas, vinho de sabores complexo, frutado, com boa frescura e acidez, em que os seus sabores além de perdurarem mudavam à medida que o saboreávamos. Excelente.
Como oferta da casa trouxeram-nos um pequeno prato com batatas fritas (das industriais) com uns pedaços de carne de porco super saborosa e tenra e que tinha sido cozinhada num molho bem condimentado que tinha pasta de pimentão. Esse molho em contacto com as batatas fritas tornou-as também um pitéu.
Vieram umas navalhas, seis e daquelas gordas, muito saborosas e tenras, tendo passado na grelha, e com um pouco de azeite e limão na conta certa para o sabor das navalhas realçar. Óptimas.
Depois vieram uns niscalos, cogumelos aos pedaços, muito saborosos e tenros, num creme de lentilhas muito bem feito, com um sabor excelente e com uns poucos pinhões que combinavam perfeitamente. O sabor e a textura deste prato levou nota máxima. Uma maravilha.

Seguiu-se merluza, um pequeno lombo de pescada cozinhada ao ponto, a lascar, húmida, com a pele também muito saborosa e a despegar-se facilmente do peixe. Este lombo veio por cima de um creme de legumes muito bom e pastoso. Muito boa combinação.
Veio ainda um carpaccio de polvo, como se pode ver na fotografia, com o polvo à temperatura ambiente, finíssimo, com um fio de azeite, uns laivos de molho de legumes por cima e uns pinhões. O polvo desfez-se na boca e com sabor excelente. 
Terminámos com uma sobremesa, a que havia nesse dia, um tipo de brownie de chocolate branco. Um gelado excelente de chocolate branco e amêndoas, dando-lhe a textura do brownie e também pinhões e um quadrado de um bom bolo seco de manteiga. Muito bom.
Terminámos com dois cortados, café pingado com leite, neste caso um óptimo café aromático (como é raríssimo encontrar em Espanha) com uma espuma de leite por cima. Não resistimos no fim de beber o café de ir com a colher comer a espuma beije que ficou no fundo da chávena. Excelente. De realçar que a casa teve a amabilidade de nos oferecer os cafés.

Por esta maravilhosa e saborosa refeição pagámos para duas pessoas o valor de 29,7€.
Certamente que vamos voltar.

Localização em Santiago de Compostela:

Restaurante Inês do Aleixo


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook.

Visitámos esta casa localizada no edíficio onde anteriormente houve o restaurante Adega Pacheco (que fechou esta casa e abriu uma em Rio Tinto, junto à estação de comboio), ao almoço de uma terça-feira. Estavam ocupadas umas cinco mesas mais umas duas mesas com grupos grandes.
Um cesto com bons pães pequenos e uma excelente broa de avintes, suas fatias de uma broa saborosa e húmida tão gulosa. Uma maravilha.
Pedimos dois copos de vinho tinto maduro, Douro, Quinta do Portal. O vinho estava muito bom com boa estrutura.
De entrada vieram uns bolinhos de bacalhau acompanhado de feijão frade. Os pequenos bolinhos de bacalhau acabados de fritar, com bastante bacalhau desfiado, salsa e boa fritura, estavam estaladiços e muito saborosos. Um boa feijão frade frio a acompanhar cum um pouco de cebola picada, salsa e azeite. Muito bom.
Pedimos meia dose de tripas à moda do Porto, quantidade mais do que suficiente para duas pessoas, com um muito bom arroz branco, muito solto e saboroso, as tripas com um bom molho, feijão branco, enchidos, carne e tripas. Tudo muito bem condimentado com pouco sal e não muito apurado. Excelente o sabor das carnes e enchidos, feijão e molho, todos misturados com o arroz. 
De sobremesa veio um misto de aletria e rabanada. A rabanada bem frita com um bommolho açucarado estava bem boa. No entanto a aletria atingiu os píncaros deixando a rabanada a um canto (comparativamente, pois também foi degustada até ao último pedaço). A aletria é simplesmente divinal, muito macia e a desfazer-se na boa, com ópyimo sabor conjugado com um excelente creme e canela. Saborosíssima esta aletria que nos chama já para uma nova visita a este restaurante. Já a aletria do restaurante Aleixo estava nas nossas memórias há muito tempo. Bem como me recordo de em miúdo comer um leite creme no restuarante Miradouro, em Entre Rios, que nunca mais saiu da minha memória tão bom ele era.
Terminámos com dois bons cafés.
Por esta óptima refeição para duas pessoas pagámos 32,5€.

Vamos certamente voltar pois esta boa comida tradicional chama-nos e ainda mais aquela excelente aletria.

Localização no Porto: