sexta-feira, 16 de julho de 2010

Restaurante Rogério do Redondo



Encerra ao domingo. 
A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.

Após uma referência elogiosa a este restaurante não perdemos a oportunidade de disfrutar da sua boa comida. Foi numa terça feira, ao almoço, que nos dirigimos a esta casa simples. A sala apresentava-se bastante composta mas, felizmente e como nós gostamos, havia mesa disponível sem ser necessário esperar. Este é daqueles restaurantes em que a maior parte dos comensais são clientes habituais, conversando  de forma familiar com os da casa. A nós foi-nos dada atenção devida, pronta e simpática.

Do que comemos e nos satisfez podemos começar por realçar um melão de casca de carvalho, maduro, fresco (sem estar gelado) e saboroso. Bem agradável para um dia quente. De seguida impressionou-nos pela sua textura, condimento e óptimo sabor, a farinha de pau com pedaços de peixe desfiado, acompanhado por uns correctos filetes de pescada. Os pastelões de sardinha, acabadinhos de fazer e com correcta fritura estavam um mimo. Foram acompanhados por feijão frade, cum um toque de vinagre, bem agradável. 
De sobremesa provaram-se os famosos matateus que são muito bons (amêndoa), podendo até acompanhar o café evitando o uso de açúcar no mesmo. O rolo de laranja, segundo nos informaram feito pela irmã do Sr. Rogério, estava excelente num misto de pudim ou torta de laranja. 

Uma  garrafa de vinho branco maduro do Douro, da quinta do Noval, Maria Mansa, acompanhou muito bem esta refeição.
*
E voltámos numa segunda feira. Convém referir que mais uma vez ficámos bastante agradados com a refeição. O vinho verde da casa, da zona de Amarante, é muito bom dado ter um nível correcto de acidez, ser frutado e "abrir" com o cair no copo quando é atirado de forma que se assemelha à sidra.
Boa broa de Avintes húmida e saborosa. Os filetes de pescada estavam muito bons, peixe branco e a lascar com uma fritura do ovo no ponto e sem estarem gordorosos.
A acompanhar um excelente arroz de feijão com grelos, o arroz no ponto tipo malandro, muito saboroso, com um feijão macio e uns grelos divinais com talos macios e muito saborosos.
Uns bolos miniatura com bons pasteis de nata e uns excelentes quindins com o bom sabor a coco. Não conseguimos resistir a pedir mais uns.
Sabemos que há outras iguarias a não perder neste restaurante, assim em breve deveremos voltar para mais uma refeição a recordar.
*
E voltámos, desta vez, num sábado ao almoço.
A broa de avintes continua maravilhosa, húmida. E o vinho verde branco também.
O prato escolhido e que nos satisfez plenamente foi a vitela mendinha assada no forno. A carne muito bem assada, saborosa, foi um regalo. A acompanhar umas batatinhas no forno, com um pouco de cebola e um molho de azeite, muito boas. Ainda melhor a couve com um toque de azeite, esta divinal. Ainda um arroz branco muito bom, solto e com um ligeiro sabor gordoroso por trás.
Para sobremesa os óptimos pequenos quindins e desta vez uns canudinhos divinais. Umas cornucópias de massa frita, muito boas, e sem gordura, com um recheio de leite creme e com canela por cima deste. A massa excelente, o recheio divinal com um óptimo leite creme com um toque ligeiro de limão e a canela a realçar.
Mais uma refeição de antologia, a deixar-nos já com vontade de regressar para provar outras iguarias.
*
E desta vez voltámos num sábado, ao almoço.
Uma boa broa de avintes, como de costume.
Pedimos dois copos de vinho branco maduro do douro, Altano. Bom vinho.
Uma dose de tripas à moda do Porto, sendo excelentes levaram a que comessemos mais do que o necessário. Esta dose dava à vontada para três pessoas. Uma travessa de arroz branco solto e muito bom. As tripas óptimas, as tripas, outras carnes (chispe, ...) e os enchidos estava mesmo muito saborosas e com o condimento ao ponto. O feijão, muito macio e saboroso, bem como os pedaços de cenoura e um molho perfeito tornaram estas tripas num manjar divinal. O condimento certo e as carnes a desfazerem-se na boca acabaram por nos levar a repetir mais do que uma vez.
De sobremesa um prato com quatro matateus, bolinhos divinais, e dois seminaristas (jesuítas de menor tamanho) também estes muito bons. Estes últimos costumam ser fornecidos pelo pasteleiro de Vila Nova de Gaia, "Maison des Gateaux", que tenho referência nas Gulodices.
Para terminar dois bons cafés.
Desta vez esta refeição para duas pessoas teve um custo de 35,5€.
Quando chegámos havia muitas mesas não ocupadas mas acabou por ficar quase cheia.
*
E voltámos ao almoço de um sábado de Novembro de 2013.
A casa acabou por ficar quase cheia, havendo ainda algumas mesas marcadas aguardando pelos comensais.
Vinho tinto maduro da Casa, um jarrinho, vinho bom.
Cesto de pão, bom. Boa carcaça com côdea estaladiça, broa de milho muito boa, macia e húmida, e ainda uma broa escura excelente em sabor e textura.
Prato:
Dose para dois de peixe galo frito com açorda. Peixe galo de grande dimensão, tendo sido paresentadas quatro postas finas mas de peixe alto, muito bem fritas, com o peixe muito branco, boa textura e muito bom sabor. A acompanhar uma excelente açorda de ovas numa travessa grande. O sabor da açorda era tão bom que acabámos por comê-la toda. Excelnte escolha de prato.
Sobremesa:
Uma rabanada muito boa, excelente sabor, óptima fritura, macieza dada pelo leite, e açúcar no ponto, ou seja , sem ser em excesso.
Dois bons cafés.
Por esta refeição para duas pessoas pagámos 43,5€.

Esta casa é um porto seguro, temos saído sempre satisfeitos em todas as nossas visitas.

Localização no Porto:

Restaurante Bitadorna



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.bitadorna.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Para entrada decidimo-nos por umas navajas a la plancha, ou para nós uns lingueirões ou canivetes, que estavam estupendos. Cá em Portugal há quem diga que só no arroz é que ficam bem, mas a nossa experiência diz-nos que se tivermos uns canivetes bem frescos e carnudos, grandes, tem-se matéria prima em condições para serem grelhados. Só falta mesmo um bom condimento ligeiro de azeite e ervas e serem grelhados no ponto. Ficam óptimos, desde que se domine a sua feitura.

De seguida fomos para rape, tamboril, cozinhado de duas maneiras diferentes. Posso dizer que deve ter sido o melhor tamboril que comi até hoje. O truco está na frescura do peixe mas muito também no exacto tempo de cozinhado do mesmo. Estava simplesmente excelente.

Aonde o restaurante tem campo para melhorar é nas sobremesas, foram agradáveis mas nada de especial.

A refeição foi acompanhada por um vinho Albariño, da região, Terras Gauda, que se apresentou muito agradável, tendo ainda a vantagem de existir em meia garrafa.
Pela frescura e forma de cozinharem o peixe este restaurante merece o nosso regresso, apesar de A Guarda ser uma pequena cidade que não tem uma beleza por aí além, mesmo sendo o restaurante junto ao porto, zona mais agradável da terra. No entanto, pode dizer-se que para quem sai de Cerveira, passando o rio Minho, e se dirige para a agradável e bonita cidade de Baiona, onde se fazem uns passeios a pé dos mais interessantes, a meio caminho passa-se por este porto de bom peixe comer.

Localização de A Guarda:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Restaurante Casa Fermín



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.casafermin.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Uma refeição inesquecível onde todos os pratos foram de excelência.

De entrada começámos com uns caramelos de morcilla con salsa de cerezas, uma massa frita muito fina e crocante, em forma de papel de rebuçado, com um recheio de óptima morcela, acompanhado de um molho que combina muito bem com a morcela. A não perder.

Os pratos principais desta vez foram de carne, e estavam divinais. Solomillo de ternera asturiana con foie-gras de pato y salsa trufada, o foie a desfazer-se na boca e a carne suculenta e saborosa e muito tenra. Cochinillo confitado con puré de calabaza anisado e patata assada, em que o leitão estava desossado, com a pele crocante e carne que se desfazia na boca acompanhado por um puré aveludado de abóbora.

Para sobremesa  a tarta de manzana con helado de canela também superou as expectativas.

Uma casa no centro de Oviedo a não perder numa nova passagem por esta bonita e elegante cidade.

Localização de Oviedo:

Restaurante Hotel del Oso



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.hoteldeloso.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Na bonita região dos Picos de Europa, entre Potes e Fuente Dé, encontra-se esta bonita casa que é um hotel e tem um restaurante de boa comida tradicional. Esta bonita zona pede-nos por nos perdermos por alguns dias por aqui a fazer passeios a pé pelos montes e vales. E depois, dependendo do esforço que façamos, podemos reconfortarmo-nos com a comida tradicional rica em calorias.

Tudo estava bom mas recordamos bem o cocido lebaniego e o cocido montañes. Ambos com carnes, um com grão e o outro com feijão. Comida consistente mas muito agradável e saborosa.

Somente numa nova visita teremos possibilidade de provar outros pratos que nos atrairam. Assim, os agradáveis Picos de Europa chamam-nos para nova estadia, por um conjunto variado de razões.

Localização de Cosgaya:

Restaurante San Pelayo



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.restaurantesanpelayo.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Este restaurante fica muito perto de umas praias com uma enorme beleza paisagistica, a praia lá em baixo em forma de concha, cá em cima montes a cair para o mar com vegetação verdejante. Esta costa é de uma beleza que merece a sua observação demorada.

Este restaurante na pequena população,  junto à estrada de passagem, vale essencialmente pelos pratos de peixe ou marisco. Peixe muito fresco e bem cozinhado é o que nos recorda da visita feita há um tempo. Saímos satisfeitos desta casa e registamos para uma próxima visita por essas paragens.

Localização de Niembro:

Restaurante Los Avellanos



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://losavellanos.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

É de referir logo que aqui estamos no mundo da excelência gastronómica. Tudo atinge o melhor dos mundos, o serviço prestado pelo dono e por uma senhora é uma lição para outros restaurantes. A educação, a discrição, o saber sugerir, o ritmo da refeição, o aparecer no momento oportuno deixam-nos plenamente satisfeitos  e reconhecidos da excelência da casa.

A refeição foi composta por pratos que nos levaram sempre ao topo da apreciação gostativa, as entradas , os pratos, as sobremesas.

Foram-nos sugeridos 2 vinhos tintos um da região Rioja, bom, mas também um outro que nos agradou mais e que achámos muito bom. Estamos a a falar de Can Blau 2007, de Montsant, Catalunha.


Já temos saudades de uma refeição tão explêndida. Certamente que tudo faremos para voltar, e quanto mais depressa melhor.

Localização de Tanos:

Restaurante Jauregibarria



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.jauregibarriajatetxea.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Num domingo de viagem, de um destino para outro, tivemos alguma dificuldade em encontrar um restaurante com lugares disponíveis. Após vários telefonemas foi-nos dito "sinto muito" por estar cheio ou por estar reservado para uma boda.

Junto a uma rotunda, uma grande área ajardinada muito agradável, com um bom parque de estacionamento e uma casa toda recuperada, com esplanada, bar e um agradável restaurante. A sala de refeições muito agradável tem grandes janelas que permitem uma agradável vista para o jardim. A equipa do restaurante toda jovem, com bom e simpático serviço.

E assim tivemos uma explêndida refeição com uma cozinha de autor que não estávamos à espera.

Boa entrada, bons pratos e boa sobremesa, acomapnhado de um bom vinho. 
De pratos muito bons "Carrilleras de euskal txerri guisadas al vino tinto sobre crema de patata" e "Merluza en salsa verde con almejas".
 De sobremesa muito bom o "Pastel caliente de manzana con su propio sorbete alimonado".

Aqui está um lugar onde se fica com vontade de voltar. Há só um contra de ser tão longe da nossa residência.

Localização de Amorebieta-Etxano:

Restaurante Gaby



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.casablasquico.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Apesar de termos descoberto este restaurante no mês de Junho, quase no verão, foi num dia com chuva forte e tempo mais do tipo de inverno que se nos proporcionou uma refeição de antologia. Devia ser cerca das 13 horas, que a chuva torrrencial não nos deixou sair do carro para dar um passeio a pé neste bonita terra. Assim, fomos directamente para o restaurante, o que nos permitui ter uma mesa disponível apesar de não termos marcação.

Esta casa é muito pequena, e quando se entra parece que estamos numa casa de família. Assim, depois de perguntarmos se havia mesa para dois foi preciso um diálogo de família para nos dizerem que sim. A sala de refeições é muito bonita e acolhedora, tendo-nos esquecido logo do temporal que estava lá fora.

Para entrada não nos podemos esquecer das excelentes "verduras rellenas", magistrias. Os pratos e a sobremesa foram também óptimos. O serviço muito eficiente e simpático. Devido a estarmos junto aos Pirinéus será necessário ter umas futuras férias por esses lados para poder desfrutar novamente de momento tão prazenteiro. Mas também as paisagens e vilas da região meecem essa nova visita.

Localização de Hecho:

Restaurante Europa



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.hreuropa.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Este é daqueles restaurantes em que tudo é excelente, mas tem um preço. Depois de termos ido uma vez há cerca de 4 anos voltámos este ano.

O serviço é bom, a sala é requintada, e quer a carta de comidas quer a de vinhos é muito extensa, tornando-se difícil optar por um ou outro prato. 

De entradas realçamos um excelente, "Arroz meloso con hortalizas, chipirón de anzuelo, teja de calamar", simplesmente delicioso. Nos pratos, ambos no melhor, "Rape con patata bronceada, vieira asada y boniato" e "Cochinillo confitado a 80º y su piel crujiente con quenelle de patata y su pequeña ensalada". De sobremesa divinal, "Pastel caliente de almendras, helado de lima y almíbar de frutas, verduras y amapola".

Para uma nova estadia em Pamplona custa-nos não voltar a este restaurante apesar de termos outros em vista que se nos apresentam como possíveis alternativas.

Localização de Pamplona:

Restaurante Echaurren



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.echaurren.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Após uma pequena volta por Ezcaray devido à chuva que caia fomos para o restaurante. Encontra-se numa zoma central e faz parte do hotel. Enquanto não entrámos dei por umas senhoras à conversa junto à porta do mesmo. Quando nos dirigimos para a entrada uma dessas senhoras, que afinal é dona do mesmo, informou-nos de que há dois restaurantes, um premiado pela Michelin e de cozinha de autor, e outro de cozinha tradicional. Optámos pelo de cozinha tradicional.

Sala ampla e bem arranjada com serviço impecável. Tudo o que comemos era bom, recordando-me de ter escolhido umas manitas de cordero. Ficámos bem com a refeição, apesar de termos ficado com a impressão de que havia melhores escolhas.

Somente com nova visita poderemos confirmar o real valor da vasta gastronomia desta casa.

Localização de Ezcaray:

Restaurante La Vieja Bodega



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.viejabodega.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

A nossa visita a esta casa deu-se em Junho, no dia da Rioja, sendo feriado que nós desconheciamos. Assim, nesta bonita casa, com jardim, verificámos logo no parque que deveria estar cheia. Quando entrámos, verificámos que na grande sala interior se encontravam grandes grupos à mesa.

Tivemos a sorte de irmos parar a uma pequena sala que dá para o jardim, com janelas grandes, e que estava quase cheia.

Toda a refeição foi excelente, para entrada comemos um arroz maravilhoso "Risotto de pulpo con su carpaccio". De seguida, talvez por esse dia termos andado de viagem, optámos por peixe, e não nos arrependemos. "Rape, cous-cous de purrusalda y suero de puerros" e "rodovallo" todos ao melhor nível.

Para terminar como sobremesa uma muito boa "tarte de queso casera".

Acompanhámos a refeição com uma boa combinação de vinho rosé, Chivite Gran Feudo rosado

Apesar de já conhecermos a zona, ficámos com grande vontade de voltar a esta casa que nos deixou as melhores memórias.

Localização de Casalarreina:

Restaurante Balbina



A sua localização poderá ser vista no mapa abaixo apresentado.

Começámos com uma alheira assada que deve ter sido a melhor que comemos até hoje. Depois em conversa com a senhora que nos serviu viemos a saber que as mesmas são feitas pelo próprio restaurante e que não as vendem para fora. Pena a nossa.

O Bacalhau à Balbina estava uma maravilha, tendo um creme por cima da posta que vai ao forno, ficando tostado. Esse creme parece leite creme sem açucar. A Posta à Balbina estava também excelente, com a carne ao ponto, suculenta e muito saborosa. Todos os acompanhamentos muito bons.

A sobremesa, apesar de já não me lembrar do que foi, recordo-me sim que estava também muito boa.

Só é pena este restaurante estar tão longe da nossa residência, senão certamente estaríamos aí diversas vezes a saborear esta cozinha tradicional tão bem executada.

Localização de Miranda do Douro:

Restaurante El Rincón de Antonio



Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.elrincondeantonio.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Aqui está mais um restaurante em que tudo é bom desde o início da refeição até ao fim. A entrada, os pratos, a sobremesa tudo ao melhor nível.

A óptima entrada foi "Garbanzos de Fuentesaúco al ajo arriero, setas de temporada". Os pratos foram "Lomo de ternera de Aliste poco hecho, manzana y lechuga frita" e "Carrillera de ternera de Aliste asada a baja temperatura, glaseada con tinto y setas de temporada" que cumpriram muito bem.

Antes da sobremesa deram-nos a provar um conjunto de queijos da região. No geral todos bons, mas realçavam dois deles.

Serviço excelente com simpatia e correcção.

Esta casa que fica no centro da parte antiga de Zamora, é um porto seguro para nos deliciarmos com uma gastronomia de topo. Há que voltar.

Localização de Zamora: