terça-feira, 9 de outubro de 2018

Restaurante Filigrana


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.
Estivemos a almoçar neste restaurante que pertence ao Hotel Quinta da Auga, numa quinta-feira do início de Outubro estando um dia que mais parecia verão. Ficámos na esplanada que quase encheu e verificámos que a sala esteve a cerca de meio de comensais. Aos almoços dos dias de semana há menu que inclui entrada, prato, sobremesa e café por 24€. Este menu tem três opções de entrada, outras três opções de pratos e ainda três opções de sobremesa. É uma óptima opção para uma excelente refeição, e foi a nossa escolha.
Uma garrafa grande de água sem gás Cabreiroá.
Dois copos de vinho tinto de Ribera del duero, excelente. O vinho chegou à mesa a uma temperatura um pouco abaixo à recomendada, no entanto ao estarmos na esplanada num dia de calor mostrou-se adequada esta decisão. Vinho com sabor a fruta bem madura com óptimo equilíbrio e fim de boca, muito bom. A não perder.
Bom pão bem cozido e saboroso. A não perder.
Oferta do chefe, amuse bouche, salmão fumado com salada russa, excelente. Uma salada russa muito saborosa com os constituintes e o seu tempero no ponto certo, e um salmão fumado excelente de sabor e sem ter gordura em excesso, uma delícia- A não perder.
Entradas:
Abacate com sésamo, divinal. O abacate fatiado e muito saboroso a combinar na perfeição com as sementes de sésamo caramelizadas. O crocante introduzido pelo sésamo e o óptimo sabor do abacate tornaram esta entrada divinal. Ainda a acompanhar uma salada de alface. A não perder.
Ravioli de carne e cogumelos, muito bom. Os cogumelos num creme saboroso, a massa do ravioli excelente e o seu recheio de carne de vaca estufada, muito saboroso.
Pratos:
Atum braseado com esmagada de batata e tomate, excelente. O atum de óptima qualidade e frescura muito bem braseado de óptimo sabor, macio e com "carne" húmida no seu interior, uma delícia. A esmagada de batata boa, no entanto, o tomate aos pedaços com ervas de um sabor divinal e quente. A não perder.
Lombo de bacalhau com batata, muito bom. Uma posta de bom bacalhau, muito branco e a lascar de sabor excelente. A pele a separar-se facilmente do lombo e também de bom sabor. Um creme de sabor suave e de boa textura a combinar muito bem com o peixe e com as batatas cozidas. Uma delícia de bacalhau devida muito ao excelente ponto de cozedura. A não perder.
Sobremesas:
Espuma de arroz com leite com pó de caramelo, óptimo. O caramelo em pó por cima muito bom, e a espuma parecendo uma nuvem ao introduzirmos a colher na boca, com o óptimo sabor de arroz com leite, uma delícia. A não perder.
Torrija de bica gallega, divinal. No prato uma bola de gelado de morango e frutos vermelhos óptimo de sabor e cremosidade, ainda um molho de manga de óptimo sabor e depois a torrija, morna, divinal, a desfazer-se na boca e com excelente sabor. A torrija macia por dentro e crocante por cima. Esta sobremesa é simplesmente divinal. A não perder.
Dois cortados, cafés com leite, muito bons.
A acompanhar os cortados veio um prato com duas bolachas caseiras de óptimo sabor e textura e duas argolas de anis, estas simplesmente divinais quer pela sua massa de óptimo sabor, quer por até parecer que não foram fritas, quer pela textura da sua massa. A não perder.
Por esta óptima refeição para duas pessoas pagámos 59,9€.
Um local a voltar várias vezes, sabendo nós que em Santiago de Compostela há vários restaurantes de excelente nível de qualidade.
Um único senão na refeição foi o largo tempo de espera entre entrada, pratos e sobremesas e a casa não estava cheia. Algo a melhorar para que a refeição decorra com melhor fluidez.

Localização em Santiago de Compostela: