quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Restaurante Artemisia


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente ao site do mesmo http://www.restauranteartimisia.com. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Jantar para dois nesta casa.
Fatias de pão torrado e pequeno pão para acompanhar várias manteigas, uma normal, outra de chilli boa e um pouco picante como seria de esperar, uma de cogumelos boa e uma de azeitonas muito boa, a melhor de todas.
Uma garrafa de 1/2 litro de água do Luso.
Como escolhemos peixe para prato principal decidimos beber cada um copo de vinho verde, Alvarinho, Soalheiro 2010 excelente; este vinho continua a ser um dos melhores brancos de Portugal.
As entradas foram muito boas.
Uma chamuça de queijo de cabra, o queijo de cabra derretido no interior de um folhado traingula de massa filó e um molho doce que combina bem. Uma entrada muito boa para quem gosta de queijo de cabra com o seu sabor forte característico.
Uma morcela com creme de maçã excelente, um creme de maçã muito bom e saboroso e um cilindro de morcela muito saborosa com um pouco de cebola com uma cobertura tipo souflé. Combinação óptima de sabores atingido a excelência.
Os pratos, ambos de peixe, foram a decepção da noite tendo sido mal conseguidos.
O peixe galo um pouco salgado, e nada de especial, perdendo a sua textutra característica e acompanhado por um empadão morno. A necessitar de correcções.
o robalo cozido a vapor de jasmim, um bom lombo do robalo bem cozido e saboroso e a lascar. No entanto, o acompanhamento de legumes como bróculos e batatinhas estavam num molho com muita lima e outra parte do molho doce. Este molho intenso não combina bem e retira o sabor ao peixe e mesmo aos legumes. Prato também a necessitar de correcções.
Quando um prato é de peixe deve-se aproveitar a sua frescura e seu sabor, não devendo qualquer molho sobrepor-se de tal forma aos outros sabores.
As sobremesas foram também muito boas, servindo para nos tirar aquele amargo de boca dos pratos principais.
Mousse de chocolate com merengue de amendoa muito boa. Uma excelente mousse de chocolate com pequenos pedaços de amendoa com um fofo merengue por cima. Muito bom com o salor excelente do chocolate.
O strudel de maçã também excelente, quente, feito com massa folhada filó, e com recheio de pequenos pedaços de maçã e passas. Muito saboroso e com o açúcar no ponto. Como não tinham gelado de baunilha foi acompanhado com gelado de chocolate (o resultado não é o mesmo).
Para terminar só uma pessoa tomou café, que é café Nespresso, agradável mas não excelente.
Por esta refeição para 2 pessoas pagou-se 80€.

Localização no Porto: