quinta-feira, 3 de março de 2011

Restaurante Casa de Pasto da Palmeira


Ao carregar no cartão de visita do restaurante acede directamente à sua página de facebook. Aí terá todas as informações sobre horário e localização.

Boas azeitonas e azeite para molhar no pão. Um pequeno pedaço de boa broa de avintes, húmida.
Os queques de alheira e grelos com molho agridoce muito bons. Uma massa folhada cilindrica com recheio de alheira e grelos que combinam muito bem com um pouco de molho agridoce.
A açorda da Palmeira, com gambas e bacalhau fresco, muito boa. Uma açorda macia, com alhos e coentros, muito boa em que estão umas gambas descascadas e cozinhadas no ponto de tenrura certo, ainda umas pequenas lascas de bacalhau. 
O confit de pato com gelado de laranja também muito bom. Uma perna e cocha de pato confitada, com a carne muito macia e a soltar-se facilmente dos ossos, e a pele tostada. O bom gelado de laranja combina de forma agradável com a carne.
Quanto a sobremesas o gelado de queijo de cabra com doce de abóbora estava muito bom. O gelado de queijo de cabra é um gelado com uns pequenos pedaços de queijo de cabra no seu interior. Excepcional o doce de abóbora, quer em sabor quer em textura, onde se tem pedaços de abóbora muito macios e com um sabor delicioso. O bolo de chocolate da Sandra também muito bom. Uma fatia de mousse de chocolate que está fria e densa e um pedaço de chocolate misturado com suspiro. Muito bom para quem gosta de chocolate.
Ainda nos deram a provar o doce de cebola que acompanha a terrina. Doce muito bom, cremoso e com os "fios" de cebola rouxa cozinhados no ponto de se desfazerem na boca.
Para terminar um bom café.
Vamos voltar em breve, até porque temos de provar o resto da carta. Carta essa que nos informaram que sofre alterações mensalmente.
Dois vinhos provados que nos agradaram bastante. O branco de Castello D'Alba é um vinho frutado muito agradável. E o vinho tinto Quinta do Banco apresenta um bom final de boca e prolongado. 
Voltámos e saímos novamente muito satisfeitos com a refeição.
Repetimos os queques de alheira que continuam divinais. Repetimos ainda os vinhos que já tinhamos gostado. E ainda repetimos a sobremesa do gelado de queijo com doce de abóbora, também muito bom.
Novidades foram:
Uma boa e fresca salada de frango e couscous, com legumes, fatias de peito de frango e o couscous. Um bom prato para o verão.
O lombinho de porco com mostarda esteve muito bom. Carne muito tenra, suculenta e saborosa. Com uns rolos pequenos de massa com um pouco de mostarda dentro, muito bom.
"Arroz" com courgete e puré de batata doce, excelente. Um tipo de "arroz", que tem uma forma tipo estrela e que se trinca um pouco, com pedaços pequenos de courgete e molho muito agradável. Um pouco de batada doce e uma pequena courgete que combinam muito bem. Excelente prato, certamente apreciado por vegetarianos.
Ainda temos de voltar para experimentar outras sugestões.

***

Voltámos agora em Agosto de 2016. Muitas vezes que passámos junto à porta desta casa temos verificado que desde a sua abertura está quase sempre cheia. É verdade que o chef abriu o LSD (no Largo de São Domingos) perto do mercado Ferreira Borges e que visitámos após a sua abertura e gostámos, mas num estilo mais de pratos de restaurante e não tanto de petiscos. Soubemos agora que o chef abriu mais um restaurante no Porto, o Bacalhau, na Ribeira (esta ainda não visitámos). A impressão com que ficámos nesta última visita à casa de pasto é que se continua a comer bem mas que o nível caiu um pouco (o chef não estava lá pela sua cozinha).
Assim passemos à nossa experiência desta última visita:
Uma jarra de sangria de espumente. Boa sangria mas esperava mais.
Pedimos dose e meia dos folhados de alheira com molho agridoce. Estavam bons mas pareceu-nos que um pouco inferiores às nossas outras visitas anteriores. O molho agridoce muito bom mantém-se.
Uma dose de tiras de frango com molho de manga. O frango envolto em massa filó estava bom mas faltava algo mais para o realçar. O molho de manga muito líquido quase não "adere" às tiras quando se molham estas no molho.
Robalo com legumes. Excelente quer o peixe quer o acompanhamento. A não perder.
Sobremesas:
Um gelado de queijo de cabra (duas bolas) com doce de abóbora, exclente. O gelado com o sabor do queijo uma maravilha, bem como a sua textura. O doce de abóbora cremoso e saboroso, uma delícia. Continua divinal. A não perder.
Dois bolos de chocolate da Sandra picante. Já conhecia e gostei bastante do bolo de chocolate da Sandra. O picante não fica atrás e é excelente. A pimenta misturada no bolo de chocolate, tipo mousse de chocolate negro densa e fria, somente realça na boca no fim de saborearmos uma colherada do mesmo, e no entanto pouco tempo de pois o picante desaparece da boca. A não perder.
Um café.
Por esta refeição ligeira pra três pessoas pamos 57,6€.
Ficámos satisfeitos com os sabores do que comemos no entanto tivemos a perfeita noção que o nível da casa caiu relativamente ao seu início.
 

Localização no Porto: